HISTÓRIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA
A ideia de se fundar uma faculdade de Odontologia em Santa Maria começou em 1931, onde em 30 de setembro foi registrado o documento que criava a FACULDADE DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA ao comando da sociedade de Medicina de Santa Maria e de seu então presidente Dr. Francisco Mariano da Rocha.
O corpo docente começou a ser elaborado para dar início aos trabalhos já em 1932, porém apenas o curso de Farmácia começou suas atividades, mesmo tendo sido oficializado no decreto nº 5.647, em 13 de junho de 1934, a denominação de FACULDADE DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA.
Em 14 de dezembro de 1960, a Lei nº 3.834-C, assinada pelo presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, criou a UNIVERSIDADE DE SANTA MARIA, quando foi constituída também a FACULDADE DE ODONTOLOGIA. Em 15 de março de 1961 foi instalada a UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Seu primeiro Reitor foi o Prof. Titular Dr. José Mariano da Rocha Filho.
A Faculdade de Odontologia da UFSM teve seu início graças a infraestrutura das Faculdades de Medicina e de Farmácia, no que diz respeito às matérias básicas e aos professores contratados. A primeira aula foi ministrada pelo Prof. Daniel Juckowski sobre ´´Ensino e Aprendizado da Odontologia“.
A primeira turma de Odontologia foi formada em 1964, em solenidade no dia 11 de dezembro, no Cine Teatro Glória, diplomando 24 cirurgiões dentistas.