Centro de Convenções da UFSM
Inaugurado em 2017, o Centro de Convenções da UFSM recebe diversos eventos, como solenidades, eventos científicos e extensionistas, além de espetáculos artísticos e musicais. O centro de convenções abriga um dos maiores teatros do Rio Grande do Sul, com 6,8 mil m2 de área construída e capacidade para quase 1.200 pessoas, com toda a infraestrutura necessária para receber eventos de grande porte. O centro de convenções abriga também uma sala multiuso e uma sala de ensaios.
O Centro de Convenções da UFSM é o local da maior parte das apresentações realizadas pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria e pela Banda Sinfônica da UFSM, além de abrigar os ensaios destes grupos. Oo teatro do Centro de Convenções também conta com um piano de cauda Steinway & Sons modelo D.
Teatro Caixa Preta
Fundado em 1988 junto ao Centro de Artes e Letras, é um espaço multiuso com estrutura totalmente modulável, possibilitando grande versatilidade nas configurações de palco e plateia. É utilizado para diversos eventos, como palestras, shows, espetáculos e exposições, além de poder ser utilizados para atividades de ensino da UFSM.
Sala Sebastian Benda (sala 1202)
Website oficial
Espaço localizado no Prédio 40b, com capacidade para cerca de 50 lugares, no qual são realizados muitos dos recitais dos cursos de Música da UFSM. Conta com um piano de cauda.
Espaço Multiuso (Prédio 62D)
Espaço aberto apra a realização de eventos diversos, como palestras, encontros, workshops, concertos e espetáculos, possui capacidade para 200 lugares.
Miniauditório 1203 – Sala Geraldo Maissiat
Espaço dentro do prédio 40 (Centro de Artes e Letras) e utilizado para a realização de reuniões, palestras e outros eventos internos e externos à UFSM, com capacidade para cerca de 50 pessoas.
Salão Imembuí
Espaço localizado no prédio da Reitoria, possui 260 m2 e conta com 145 lugares. Utilizado para a realização de palestras, minicursos e eventos científicos, administrativos e extensionistas diversos. Seu diferencial é o painel assinado pelo professor e Artista Plástica Eduardo Trevisan.