Festival Internacional de Inverno da UFSM
Coordenação geral: Prof. Dr. Guilherme Garbosa
Coordenação artística: Prof. Dr. Milton Masciadri (University of Georgia)
Coordenação de área: Prof. Dr. Clayton Miranda e Profa. Dra. Silvia Cristina Hasselaaar
Website oficial da última edição – Facebook oficial
Link para o Projeto
O Festival Internacional de Inverno da UFSM iniciou em 1986, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse da comunidade de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens surgiu uma parceria que até hoje se mantém. A comunidade de Vale Vêneto idealizou a Semana Cultural Italiana e desde então a Universidade Federal de Santa Maria, a comunidade de Vale Vêneto e a Prefeitura de São João do Polêsine tem sido parceiras na promoção dos dois eventos, contando ainda com a colaboração da University of Georgia, Estados Unidos.
Nesses 30 anos de existência, além de alunos brasileiros vindos de diferentes estados, o Festival teve também a participação de alunos da Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha, os quais tiveram a oportunidade de estudar com renomados professores. Neste mesmo período, mais de 40 universidades e conservatórios de música da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina estiveram representadas no Festival, através de seus professores que realizaram recitais e ministraram oficinas.
O Festival Internacional de Inverno da UFSM está centrado em cinco ações:
- Oficinas diversas para os alunos matriculados no Festival;
- Concertos gratuitos abertos ao público;
- Oficinas de musicalização para crianças;
- Curso de formação continuada em música para professores de educação infantil;
- Encontro de orquestras jovens.
MusiCuriosos: Programa para a Difusão de Conhecimentos Musicais
Coordenação: Profa. Dra. Nayana Di Giuseppe Germano
Website oficial do MusiCuriosos – Canal oficial no Youtube – Instagram oficial – Facebook oficial
O programa MusiCuriosos é uma ação do grupo de pesquisa Música: Criação, Recepção e Compreensão e envolve a realização de ações, tanto presenciais quanto digitais, para a difusão de conhecimento musicais e áreas afins, oferecendo informações e conteúdos de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento cultural da comunidade interna e externa à UFSM. Espera-se que o programa estimule reflexões e discussões sobre conhecimentos musicais, contribuindo para o desenvolvimento de novas propostas de pesquisa e/ou de ações de extensão dentro do âmbito de Cultura e Arte. Espera-se também que as ações realizadas complementem a formação obtidas nos diversos cursos de extensão e de graduação oferecidos pela UFSM, com ênfase sobre temáticas interdisciplinares.
Há duas frentes principais de atuação:
- PodCast MusiCuriosos, que trata de assuntos diversos sobre Música, com discussões pensadas tanto para o público não-especializado quanto para estudantes de Música de diversos níveis de formação;
- Eventos presenciais e virtuais (palestras, workshops, recitais comentados, entre outros) que expandam a formação musica do público.
O PodCast MusiCuriosos possui diversos episódios disponíveis. Confira:
- O Cérebro Musical
- O Músico Profissional
- Música e Gênero
- Educação Musical
- Compositores de Música Erudita, Onde Vivem, O que Comem?
- Música Popular
- Músicos de Orquestra: Conhecendo seu Habitat Natural
- Música Contemporânea: O que são esses Ruídos?
- O Ouvido Absoluto
Confira também outros conteúdos do MusiCuriosos em nosso canal no Youtube.
Gestações Musicais: gestos e ações de criação musical – UFSM
Coordenação: Prof. Dr. Paulo Rios Filho
Canal oficial no Youtube – Instagram oficial – Facebook oficial
O programa de extensão abarca a realização de uma série de projetos, eventos e cursos voltadas para a área da criação musical, em suas mais diversas vertentes (composição musical contemporânea, arte sonora, composição coletiva, improvisação livre, criação de canção, etc.). Dentre os principais tipos de ações desenvolvidas, estão: a) a realização de cursos de criação musical, voltados para a comunidade geral; b) a realização de palestras isoladas e de séries de palestras e conversas com convidados da área; c) a organização de recitais, concertos e apresentações musicais; d) a elaboração e divulgação, na internet, de vídeo-partituras de obras de compositores e compositoras ligados à UFSM; e) a difusão da produção de compositores, compositoras e intérpretes ligados ao projeto, para a comunidade. O projeto propõe, assim, a implementação de gestos e de ações de criação, estimulando o estudo e a prática da composição musical na região, bem como a construção de uma cena de criadores e de uma cultura de escuta, compartilhamento e crítica de suas obras, pela comunidade acadêmica e geral.