Apresentação: O Laboratório de Arte Sonora da UFSM (LARS) tem como intuito principal estimular a criação e a difusão de obras de Arte Sonora em suas diversas manifestações (Música Eletroacústica Acusmática, Música Eletrônica, Música Eletroacústica Mista, Live Electronics, Computer Music, Instalação Sonora, Paisagem Sonora, Sound Design, entre outros), além de fornecer suporte ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFSM.
Objetivos: estimular a criação e a difusão de obras de Arte Sonora que combinem a expressividade musical/sonora ao uso de novas tecnologias; realizar concertos, palestras e outros eventos que contribuam para a difusão deste repertório e do conhecimento a ele atrelado à comunidade interna e externa à UFSM; fomentar a criação de projetos de pesquisa, ensino ou extensão que explorem o uso da tecnologia musical; disponibilizar a infraestrutura tecnológica do Estúdio de Música Eletroacústica da UFSM para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão dos docentes do curso de Música da UFSM, assim como de docentes e/ou pesquisadores convidados de outras instituições nacionais e internacionais.
Principais atividades: o LARS abarca atividades de ensino, pesquisa e extensão, incluindo diversas atividades abertas ao público, como concertos e recitais, palestras, masterclasses, workshops e mesas-redondas. Dentre as atividades desenvolvidas, contam-se: oferta de disciplinas para os cursos de graduação e pós-graduação da UFSM, criação de obras de arte sonora e audiovisuais, apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão de docentes e discentes da UFSM, gravação e produção de registros fonográficos e audiovisuais. No laboratório também são desenvolvidas ações de ensino (disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos livres, workshops), pesquisa (criação de obras, exploração das possibilidades de uso da tecnologia para a criação musical, desenvolvimento de novas tecnologias e novas técnicas) e extensão (realização de concertos abertos ao público, produção e gravação de registros audiovisuais).
Infraestrutura: O LARS possui equipamentos profissionais para criação, edição e gravação de áudio, além de espaço adequado para a realização de concertos de obras eletroacústicas para um pequeno público, com ótimo isolamento acústico.
Equipamentos: uma plataforma principal, com uma ampla gama de softwares para a criação sonora, incluindo uma interface Kyma/Pacarana, concebida especificamente para a manipulação e criação sonora (sound design). Essa plataforma possui um controlador Oxygen 61 e um piano digital Yamaha P85S, além de estar conectada a uma mesa Yamaha LS-39, que controla um sistema octafônico de monitoramento (monitores M-AUDIO BX5a), via a interface de áudio MOTU 24I/o 96kHz. Há também duas plataformas secundárias, cada uma está conectada a uma interface M-AUDIO, um controlador Oxygen 61 e um fone AKG K271 MKII, que servem de apoio às atividades desenvolvidas no estúdio. Para a realização de concertos em locais externos, o LARS possui equipamentos para a realização de em até 8.2 canais, incluindo um MacBook Pro, uma interface TC Electronic StudioKonnect 48, oito caixas Mackie (SRM450) e dois subwoofers Yamaha (SW10 Studio). Para a realização de gravações, o estúdio possui dois microfones condensadores AKG Perception 170, três microfones dinâmicos Seinnheiser e845 e um gravador portátil M-AUDIO Microtrack II.
Infraestrutura de apoio: Além de seus equipamentos específicos, o LARS compartilha espaço e equipamentos com os demais laboratórios do curso de Música e Tecnologia da UFSM.
Atividades de pesquisa: atividades de pesquisa acadêmica e artística, ligadas à produção e difusão de obras de Arte Sonora em suas diversas manifestações, abarcando projetos composicionais de docentes, discentes e pesquisadores convidados. Desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à criação e performance musical (softwares, aplicativos, patches, ferramentas computacionais, hardwares, instrumentos, entre outros).
Atividades de extensão: são realizados concertos, recitais, palestras, masterclasses, workshops e mesas-redondas, todos eventos abertos ao público interno e externo à UFSM. Essas ações estão voltadas tanto à produção realizada no próprio LARS quanto à produção artística e acadêmica de pesquisadores e criadores da área da composição eletroacústica, arte multimeios e outras formas de arte digital. Também são realizadas produções de registros fonográficos e audiovisuais.
Atividades de ensino: apoio à oferta de disciplinas regulares e optativas da UFSM, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Oferta regular da disciplina Composição Eletroacústica.
Confira abaixo alguns destaques da produção feita no laboratório:
Concertos
– SONUSART, série de concertos direcionados à difusão do repertório eletroacústico, com ênfase para a produção realizada na UFSM. Produção executiva: Arthur Rinaldi e Paulo Rios Filho. Ver detalhes na aba Concertos.
Eventos
– Parceria junto ao Festival Escuta Aqui! (FAME – Faculdade de Música do Espírito Santo), incluindo a realização de concertos (25 a 27/09/2024);
– Apoio à realização do Novas Tríades: Semana da música contemporânea no RS, incluindo recitais, oficinas, comunicações, mesas-redondas e palestras, evento que contou com apoio FAPERGS (de 22 a 24/09/2022);
– Apoio à realização do I MAPA – Mostra Aberta de Pesquisa Artística, incluindo comunicações, uma mesa-redonda e um recital (23/02/2022);
– Apoio aos eventos da área de composição (palestras, mesas-redondas e recitais) junto ao Festival Internacional de Inverno da UFSM, edições 2020 (23 a 25 de setembro) e 2021 (29 a 31 de julho).
Registros fonográficos e audiovisuais
– Gravação, edição, mixagem e masterização de álbum digital e CD Pensieroso, de Glaubert Nüske (2023-2024);
– Gravação de concertos da turnê do Ensemble Novas Tríades-UFSM (2023);
– Gravação do recital de encerramento do VII Encontro de Oboé e Fagote da UFSM (2022).
Todas as atividades do LARS estão ligadas ao grupo de pesquisa Música: Criação, Recepção e Compreensão, liderado pelo Prof. Dr. Arthur Rinaldi e pela Profa. Dra. Nayana Di Giuseppe Germano, ou ao grupo de pesquisa Criação Musical, Experimentação e Pesquisa Artística, liderado pelo Prof. Dr. Paulo Rios Filho.
Integrante da rede de laboratórios e estúdios da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (SBME).
O LARS possui as seguintes parcerias continuadas:
– Projeto Gestações Musicais (apoio para a realização de palestras, mesas-redondas e videoaulas)
Canal oficial no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCvkdgABDRLrcoZT5oTFum3A/
– Projeto MusiCuriosos (apoio para a gravação e transmissão de podcasts e palestras)
Canal oficial no Youtube: https://www.youtube.com/musicuriosos
Link para os podcasts: https://anchor.fm/musicuriosos
Website oficial: www.musicuriosos.com
SONUSART, série de concertos direcionados à difusão do repertório eletroacústico, com ênfase para a produção realizada na UFSM (coordenação: Prof. Dr. Arthur Rinaldi e Prof. Dr. Paulo Rios Filho):
– SONUSART – Concerto 9: obras eletroacústicas produzidas no LARS – 15/10/2024 (sala 1208);
– SONUSART – Concerto 8: obras eletroacústicas produzidas no LARS e do repertório eletroacústico (divulgação de repertório) – 05/12/2023 (sala 1208);
– SONUSART – Concerto 7: obras eletroacústicas produzidas no LARS e por compositores premiados (divulgação de repertório) – 03/10/2023 (sala 1208);
– SONUSART – Concerto 6: obras eletroacústicas diversas (divulgação de repertório) – 19/09/2023 (sala 1208);
– SONUSART – Concerto 5: obras eletroacústicas produzidas no LARS e por convidados externos – 25/04/2023 (sala 1208);
– SONUSART – Concerto 4: obras eletroacústicas produzidas no LARS e por convidados externos – 01/11/2022 (sala 1208);
– SONUSART – Concerto 3: recital de música eletroacústica no Novas Tríades: Semana da música contemporânea no RS – 23/09/2022 (espaço multiuso);
– SONUSART – Concerto 2: obras eletroacústicas produzidas no LARS e por convidados externos – 05/07/2022 (sala1 208);
– SONUSART – Concerto 1: obras eletroacústicas produzidas no LARS e por convidados externos – 26/05/2022 (sala 1208):
17/12/2021 (online/ Youtube): Recital de obras dos alunos de Composição Eletroacústica I e II (2020-2021) – link: https://www.youtube.com/watch?v=E362qCU5Trk
Demais concertos:
– Recital de obras dos alunos de Composição Eletroacústica I e II (2020-2021) – link: https://www.youtube.com/watch?v=E362qCU5Trk – 17/12/2021 (online/ Youtube) – coordenação: Prof. Dr. Arthur Rinaldi e Prof. Dr. Paulo Rios Filho;
– Recital de final de curso de Composição Eletroacústica II – 05/12/2019 (sala 1208) – coordenação: Prof. Dr. Arthur Rinaldi;
Concertos anteriores à criação do LARS (antigo Laboratório de Tecnologia Musical da UFSM – coordenação: Prof. Dr. Amaro Borges):
– Recital de final de curso de Composição Eletroacústica II – 06/12/2018 (sala 1208);
– Recital de final de curso de Composição Eletroacústica I – 28/06/2018 (sala 1208);
– Recital de final de curso de Composição Eletroacústica II – 12/12/2017 (sala 1208);
– Recital de final de curso de Composição Eletroacústica I – 29/06/2017 (sala 1208);
– Recital de final de curso de Composição Eletroacústica II – 15/12/2016 (sala 1208);
– Recital de final de curso de Composição Eletroacústica I – 07/07/2016 (sala 1208);
– Recital de final de curso de Composição Eletroacústica II – 11/12/2014 (sala 1208);
– Recital de Música Eletroacústica – Prof. Dr. Luciano Zanatta (UFRGS) – 27/10/2014 (sala 1208);
– Recital de Música Eletroacústica – Obras diversas – 07/07/2014 (sala 1208);
– Recital de Música Eletroacústica – Prof. Dr. José Augusto Mannis (UNICAMP) – 11/06/2012 (sala 1107);
– Recital de classe de Música Eletroacústica – 16/11/2011 (Anfiteatro Caixa Preta).
O LARS vem contribuindo significativamente para a expansão e difusão do repertório de música eletroacústica e arte sonora no cenário brasileiro, posicionando-se como um centro de referência especialmente na região Sul do Brasil. Contam-se mais de uma centena de obras produzidas junto ao estúdio, alinhas às mais diversas correntes e propostas estéticas, constituindo-se como um espaço aberto ao desenvolvimento das propostas criativas específicas de cada compositor. Confira abaixo a lista completa das produções realizadas.
Produção docente e de pesquisadores convidados:
Arthur Rinaldi – Nubelus Clarinus (2021), para quarteto de clarinetes e eletroacústica – 10’
Paulo Rios Filho – Gantois, 1940-41 (2021), obra acusmática (para 2, 4 ou 8 canais) – 15’
Paulo Rios Filho – Oxóssi (2021), para percussão e eletrônica – 15’
Paulo Rios Filho – Nicodemas, motorista de ambulância (2021), para 3 clarinetes, 1 clarone e eletrônica – 10’
Paulo Rios Filho – Crise de Sol (2020), obra acusmática – 13’
Produção discente:
2024 – Orientações: Prof. Dr. Arthur Rinaldi
Ana Cacciatori – Bike Talk – 2’
Matheus Brucker Kelling – Mudança – 5’
Matheus Brucker Kelling – Bike Talk remix – 5’
Tainã Porto – A Cabana – 4’
2023 – Orientações: Prof. Dr. Arthur Rinaldi
Arthur Reckelberg – Brincadeira tem hora – 6’
Arthur Reckelberg – Atos 2.0 – 4’
Evandro Depiante – Ruído/Rotina/__ – 3’
Evandro Depiante – Vice-versa – 6’
Mrqz e João Vitor Azevedo (Tito) – Rollercoaster – 7’
Mrqz e João Vitor Azevedo (Tito) – [Sem nome – TMP 037-1] – 5’
Mrqz e João Vitor Azevedo (Tito) – [Sem nome – TMP 041] – 5’
Mrqz e João Vitor Azevedo (Tito) – Carne Digital – 7’
Mrqz e João Vitor Azevedo (Tito) – Pressure (Sanctuary Music) – 7’
Mrqz e João Vitor Azevedo (Tito) – Descompasso – 7’
Mrqz e João Vitor Azevedo (Tito) – Borderline – 6’
Jordiel Biniek – J001 – 3’
Jordiel Biniek – Catacumbas – 5’
Luiz Vinicius Costa – Corredores – 5’
Luiz Vinicius Costa – Fragmentos – 7’
Pedro Bueno – Regresso Reverso – 3’
Tiago Quintana – Ruídos Esquecidos: I – Companhia – 7’
Tiago Quintana – Ruídos Esquecidos: II – Burburinhos – 3’
2022 – Orientações: Prof. Dr. Arthur Rinaldi e Prof. Dr. Paulo Rios Filho
Felipe Moraes – Operação Valkyrie – 9’
Felipe Moraes – Guitarra Eletroacústica – 5’
Lucas Aude – RDR eletro – 2’
Mateus Fontela – Lamento desdentado – 3’
Mateus Fontela – 0212.3101 – 3’
2021 – Orientações: Prof. Dr. Arthur Rinaldi e Prof. Dr. Paulo Rios Filho
Allan Heller – Aniversong – 5’
Allan Heller – Gruv – 4’
Marcos Klein – Amplified Drones – 5’
Marcos Klein – [Sem nome] – 5’
Victor Mascarenhas – Fibonacci – 4’
Victor Mascarenhas – (in)definição – 4’
Walcker Martini – Trackneira Viral – 3’
Walcker Martini – Mudaficasom – 4’
2020 – Orientações: Prof. Dr. Arthur Rinaldi e Prof. Dr. Paulo Rios Filho
Hudson Manoel Borges Garcia – Via 66 – 3’
Hudson Manoel Borges Garcia – [Sem nome] – 3’
Lorenzo Franco – [Sem nome] – 2’ (-)
Lorenzo Franco – Febre da Cabana – 4’
Lucas Aude – Vovó Elétrica – 2’
Martim Ronsini – Sempre em Construção – 3’
Martim Ronsini – Hero Made in Shangai – 3’
Yuri Machado – Wake Up – 2’
Yuri Machado – Weltanschauung – 3’ (-)
2019 – Orientações: Prof. Dr. Arthur Rinaldi
Aline Lucas Guterres Morim – Partiture – 7’
Aline Lucas Guterres Morim – Uterus – 3’ (-)
Allan de Matos Krás Borges – Breath – 5’
Allan de Matos Krás Borges – Yfirferð – 4’ (-)
Douglas Bif – [Sem nome] – 3’
Douglas Bif – Clutter Machine – 3’
Eduardo Hillig – Eco – 5’
Fernando Manzon Reis – A Improbabilidade Infinita do Ego – 4’
Fernando Manzon Reis – Um Mergulho no Eu – 4’
Jonathan Ferreira – VNGOH – 2’
Matheus Stankowski – Moon Light – 7’
Matheus Stankowski – AfterLife – 5’
Tainan Luís Guazina Acunha – Moradia – 5’
O LARS foi antecedido pelo Laboratório de Tecnologia Musical da UFSM. Segue abaixo a lista de obras documentadas, desenvolvidas sob orientação do Prof. Dr. Amaro Borges.
2018
Alexandre Luis L. Bender – Trem
Alexandre Luis L. Bender – Vazio
Cassiano H. Rathke – Glissando para o Fim dos Tempos
Cassiano H. Rathke – Máquina de Som
Cássio T. F. Machado – Um Astrolábio não é uma Máquina de Lavar
Cássio T. F. Machado – Inóculus
Darwin Pillar Corrêa – Projeto 1
Eduardo Hillig – Estudo I
Geovani H. Cassol – 4 Ciclos
Geovani H. Cassol – Estações
Heitor A. Gonçalves – Penumbra
Henrique S. Lima – Fuga das Baratas
Henrique S. Lima – O Caçador
Ícaro K. Guedes – Galactical Problems
Ícaro K. Guedes – Limbo Sessions
Matheus S. Rossi – Deserto Criativo
Matheus S. Rossi – Errância
Paulo Cóser – Cenas Acadêmicas
Paulo Cóser – Muita Informação
2017
Anderson R. G. Kusbick – 2112
Anderson R. G. Kusbick – Rosa dos Ventos
Carlos M. M. Kerber – Contemporary Kenshin
Carlos M. M. Kerber – Way to Kendo
Fabiano R. dos Santos – Ribombo
Fabiano R. dos Santos – Vanguarda
Heitor A. Gonçalves – Yube Kaxinawá
Ícaro A. Sleifer – Alfaiataria Espelhada
Ícaro A. Sleifer – Arena Pindorama
Marcelo Martins – Hasta3
Marcelo Martins – Sensacions
Matheus B. da Silva – O Deserto e Eu
Matheus B. da Silva – Praise to the Moon
Patrick P. de Rossi – Juizo Final
Patrick P. de Rossi – The Lion’s Sacrifice
Tainan L. G. Acunha – O Resultado de Nós Mesmos
2016
Alex Casanova – Jarau
Alex Casanova – Sintonia Gaúcha
Christian Guimarães – Pirilampos
Daniel Dalla Corte – Eternal Drop
Daniel Dalla Corte – Reflexos
Dimas Artur da Silva – Disfunções Mentais
Dimas Artur da Silva – Percepções Sintéticas Contemporâneas sobre o Século das Trevas
Edgar Sleifer – A Teia
Edgar Sleifer – Claustrofuga II
Estêvan de Oliveira – Cyber Bat’s Cave
Fabiano Ribeiro dos Santos – Projeto 1
Guilherme Murillo Neto – A Man in the Soup
Matheus Gugelmin – Imaginary Soudscape
Matheus Gugelmin – Passagem do Tempo
Reinaldo Cardoso – Círculo Octatônico
Reinaldo Cardoso – Espaviando
Vinícius Pereira Oliveira – Clairon
2015
Christian Guimarães – [Sem nome]
Christian Guimarães – Pirilampos
Estêvan Silveira de Oliveira– Projeto 1
Estêvan Silveira de Oliveira – Cyber Bat’s Cave
Guilherme Murillo – Não Mereço
Guilherme Murillo – Aman in the soup
2014
Alexandre Scherer – Estudo no. 1
Alexandre Scherer – PhaseReverse
Alexandre Scherer – SnipNoise
Alexandre Scherer – SuspenseGrain
Thiago Theobald – Sínteses no. 1
Thiago Theobald – Sínteses no. 2
Thiago Theobald – Medo
2013
Darwin Pillar Corrêa – Projeto 1
Darwin Pillar Corrêa – Eletroestudo III
Dênis Noschang – Projeto 1
Dênis Noschang – Projeto 3
Dênis Noschang – Samba in fest O’
Márcio Echeveria Gomes – [Sem nome]
Márcio Echeveria Gomes – Shoegaze
Rafael de Pádua – Want
Rafael de Pádua – Eletyro2
2012
Dênis Noschang – Projeto 2
Dênis Noschang – Projeto 3
Josias Nascimento da Costa – Jardim Noturno
Rafael de Pádua – Everyday
2011
Josias Nascimento da Costa – Violarium
Thiago Theobald – Texturas no. 1ata
Criação: Concebido em 2019 pelo Prof. Arthur Rinaldi e fundado oficialmente em 2021, em parceria com o Prof. Paulo Rios Filho, o Laboratório de Arte Sonora da UFSM (LARS) tem como proposta central a criação e a difusão de obras de Arte Sonora em suas diversas manifestações, incluindo obras eletroacústicas (música acusmática, música eletrônica, computer music, paisagem sonora), obras eletroacústicas mistas, obras com live electronics, instalações sonoras, sound design, entre outros. No laboratório também são desenvolvidas ações de ensino (disciplinas de graduação e pós-graduação, cursos livres, workshops), pesquisa (criação de obras, exploração das possibilidades de uso da tecnologia para a criação musical, desenvolvimento de novas tecnologias e novas técnicas) e extensão (realização de concertos abertos ao público, produção e gravação de registros fonográficos e audiovisuais).
Antecessor: O LARS foi criado visando dar continuidade ao trabalho desenvolvido anteriormente pelo Prof. Amaro Borges, idealizador do Laboratório de Tecnologia Musical da UFSM, cuja criação remonta a 1998, e que ganhou significativa expansão em 2011, com a criação do curso de Música e Tecnologia – Bacharelado, também idealizado pelo Prof. Amaro.
O LARS possui regimento próprio, o qual define as ações e objetivos do laboratório, assim como regras para sua utilização.
Sobre o uso: O laboratório somente poderá ser utilizado para atividades de ensino, pesquisa ou extensão que estejam alinhadas aos seus objetivos, conforme regimento interno. As atividades devem ser mensalmente previstas pelo Coordenador do laboratório, com agendamento dos horários de utilização, sendo priorizadas ações estimulem a criação e a difusão de obras de Arte Sonora em suas diversas manifestações.
Pessoas externas ao LARS: Pessoas não vinculadas ao laboratório deverão submeter proposta de uso, com justificativa e planejamento das atividades a serem realizadas, ao Coordenador, sendo obrigatório o acompanhamento e a supervisão de um participante vinculado ao laboratório para o desenvolvimento da atividade proposta. As propostas deverão ser encaminhadas com antecedência suficiente para que haja a avaliação do mérito e para o adequado planejamento do cronograma das atividades mensais.
Sobre o acesso: O acesso ao espaço é controlado por meio de senha individual, cadastrada junto à equipe de segurança da UFSM, sendo o cadastramento feito mediante autorização do Coordenador do Curso de Música e Tecnologia e da concordância do Coordenador do laboratório. Participantes que não possuírem senha individual cadastrada somente poderão acessar o espaço acompanhados e supervisionadas pelo Coordenador, Subcoordenador ou outro colaborador que possua senha de acesso individual cadastrada.
Sobre uso externo: A movimentação de bens e equipamentos vinculados ao LARS somente poderá ser realizada mediante autorização prévia do Coordenador do laboratório e do responsável pela carga patrimonial.
Alunos do curso de Música e Tecnologia – Bacharelado e do Curso de Música – Bacharelado, opção em Composição terão acesso garantido ao estúdio por meio das disciplinas Composição Eletroacústica I e II. Alunos de outros cursos da UFSM podem solicitar matrícula nessas disciplinas para créditos como DCGs (recomenda-se consulta aos coordenadores do laboratório antes da matrícula).
Adicionalmente, o LARS mantém suas portas abertas para receber propostas de criação artística de músicos e pesquisadores externos à UFSM. Confira a aba Normas de utilização e entre em contato conosco.
Coordenação: Prof. Dr. Arthur Rinaldi e Prof. Dr. Paulo Rios Filho
Localização: sala 1208 (prédio 40b) – Estúdio de Música Eletroacústica
Contato: lars@ufsm.br