Laboratório de Percussão
Coordenação: Prof. Dr. Gilmar Goulart
O Laboratório de Percussão do Curso de Música é o primeiro do Rio Grande do Sul, e um dos primeiros do país. Criado pela professora Rose Braunstein em 1980, teve em Ney Rosauro um nome importante, com as inovações e pedagogia empregadas, que resultaram, entre outras coisas, na gravação de um CD em 1995, o primeiro do gênero no país. Desde 2002 está sob a orientação do Dr. Gilmar Goulart. A área do laboratório é bastante grande, uma das maiores encontradas, o que permite uma série de atividades em muitos alunos estudando ao mesmo tempo. Além do Bacharelado em Percussão, atividades da Orquestra e Banda Sinfônicas, ensaios diversos de Música, e também envolvendo Artes Cênicas e Dança acontecem neste espaço.
Sala 1201 (Estúdio de gravação, sonorização e tecnologia musical)
Espaço dedicado a desenvolver disciplinas específicas do curso de Música e Tecnologia – Bacharelado da UFSM. Possui uma sala de técnica com uma seleção de microfones, conversores ADA, patchbays e pré-amplificadores, separada por um aquário da sala de gravação, que conta com um piano de cauda e um amplo espaço para a acomodação dos músicos ou grupos instrumentais. Neste espaço são ministradas disciplinas como Laboratório de Gravação, Laboratório de Sonorização e Tecnologia Musical.
Sala 1212 (Laboratório de criação musical)
Espaço destinado à exploração de possibilidades criativas com tecnologia musical. A sala também conta com um projetor e um sistema de som para dirigir as atividades didáticas. Neste espaço, são ministradas disciplinas dos cursos de Música – Bacharelado e Música e Tecnologia – Bacharelado, tais como Produção para o Teatro e Audiovisual e Tecnologia Musical.
Sala 1204 (Estúdio de práticas instrumentais)
Multiespaço destinado tanto para aulas práticas das disciplinas Práticas Instrumentais e Harmonia e Improvisação, quanto para ensaios e recitais do curso de Música e Tecnologia – Bacharelado da UFSM. Neste espaço, ainda é possível a realização de workshops e oficinas não somente para os alunos do curso, mas também para a comunidade em geral. Quanto aos equipamentos, é disponibilizado uma bateria acústica, dois cubos de guitarra, um cubo para contrabaixo, um cubo para teclado, uma mesa de som e sistema de monitoração para voz e outros instrumentos eletrônicos. Outra particularidade desta sala é a presença de uma workstation com computador, placa de som e teclado midi, o que torna possível o estudo da produção musical, sua aplicação artística nos recitais e ainda a gravação destes recitais e atividades desenvolvidas.
Estúdio de Música Eletroacústica da UFSM (Sala 1208)
Espaço dedicado à criação de composições eletroacústicas e outras formas de arte sonora, onde é ministrada a disciplina Composição Eletroacústica. Possui equipamentos para gravação e edição de áudio, assim como diversas ferramentas para síntese e tratamento sonoro, com destaque para a interface Kyma/Pacarana, concebida especificamente para a manipulação e criação sonora (sound design). O estúdio conta também com um sistema octafônico de monitoramento, o qual possibilita tanto a criação de peças concebidas espacialmente como a realização de concertos/apresentações musicais de obras eletroacústicas para um pequeno público. O estúdio possui ainda infraestrutura para a realização de concertos quadrafônicos e octafônicos em locais externos, dentro e fora da UFSM. As atividades desenvolvidas neste espaço estão vinculadas ao Laboratório de Arte Sonora da UFMS (LARS).