O curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria foi fundado em 1963 junto à Faculdade de Belas Artes, sendo a quinta faculdade criada nos três primeiros anos de fundação e funcionamento da chamada Universidade de Santa Maria, primeira universidade federal criada em cidade do interior do país.
A convite do primeiro reitor, professor José Mariano da Rocha Filho, o pianista gaúcho Geraldo Maissiat foi escolhido para dar início ao processo de criação e funcionamento do Curso de Música: o Bacharelado em Música, com Habilitação em Piano e a Licenciatura em Educação Musical. Como primeiro diretor, ele organizou e realizou o primeiro vestibular em março de 1963 com a concorrência de 40 candidatos.
Como fundadores do Curso de Música na Faculdade de Belas Artes aparecem professores de renomada atividade musical no estado e, a partir desse momento, na cidade de Santa Maria: Glória de Lourdes Chagas (Piano e História da Música); Débora Katz (Harmonia e Morfologia Musical) e Magale Dorfmann (Percepção Musical).
Em 1964, é ampliada a grade curricular do Bacharelado em Música, sendo incluídas as habilitações em violino, flauta e canto
Em 1965, é ampliada a grade curricular do curso de Música – Bacharelado, sendo oferecidas também as disciplinas de violino, viola, violoncelo, flauta, fagote e canto.
Em 1996, é criado o curso de Música – Licenciatura, em substituição ao então denominado Curso de Educação Artística Licenciatura Plena – Habilitação em Música.
Em 1974, o Bacharelado Música passa a ser opção de especialização do novo curso de Educação Artística.
Entre 1975 e 1977, é criada a Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Música.
Em 1976, são implantadas a habilitações em percussão e violão.
Em 1981, é implantada a habilitação em trompete.
Em 1982, há a reativação do Bacharelado em Música, com habilitações em instrumento e canto.
Em 1988, é implantada a habilitação em clarineta.
Em 1996, são implantadas a habilitações em trombone, trompa, viola e violoncelo.
Em 2008, são implantadas a habilitações em composição e contrabaixo.
Em 2010, são implantadas a habilitações em fagote e oboé.
Em 2011, é implantado o curso de Música e Tecnologia – Bacharelado.
Em 2014, é implantada a habilitação em tuba.
Em 2018 é criado o curso de Especialização em Música, primeiro curso a nível de pós-graduação em Música da UFSM.