Realizado na Universidade Federal de Santa Maria, o I Encontro Sobre Pedagogia do Piano – 2012 abordou assuntos que foram escolhidos baseados, em geral, em dificuldades e desafios enfrentados pelo professor de piano e, para a escolha destes, foram utilizados basicamente três tipos de fontes: reflexões sobre a trajetória da professora coordenadora dos encontros como professora de piano quando atendendo crianças, adolescentes e adultos; bibliografia básica de apoio ao professor de piano; e relatos de professores de piano em formação inicial que citaram os aspectos mais relevantes aprendidos em cursos de pedagogia do piano (SLAWSKY, 2011). Dessa forma, cada assunto foi escolhido e abordado pela professora coordenadora e por convidados em forma de palestras, oficinas, debates ou workshops, sempre procurando estimular a participação dos envolvidos no evento.
Os Encontros sobre Pedagogia do Piano 2012 aconteceram entre os meses de outubro e dezembro e abordaram os seguintes tópicos:
-
- empreendedorismo na profissão;
- princípios do aprendizado humano e o ensino do piano;
- materiais e métodos para o ensino do piano;
- princípios técnicos da escola pianística de Dorothy Taubman;
- repertório brasileiro para níveis intermediários;
- relação entre expressividade e gesto musical
Palestrantes convidados em 2012 e temas abordados:
Vera Vianna (UFSM – Santa Maria, RS)
– O Repertório Brasileiro de Nível Intermediário
Fernanda e Julio Machado (Piano Class – Pelotas, RS)
– Profissão e sobrevivência
Mauricy Martin (Unicamp – Campinas, SP)
– A escola pianística de Dorothy Taubman
Lucimar Marchi (Oficina de Música – Santa Maria, RS
– Gestão de uma Escola de Música
Monica Hassan (Cia. Sinfônica de Bolso – Bauru, SP)
– A Música do Gesto: a linguagem direta da emoção
Cláudia Deltregia (UFSM – Santa Maria, RS)
– A Primeira aula de Piano: O quê ensinar?;
– Desenvolvendo habilidades diversas: improvisação, percepção, técnica, teoria, repertórios
– Princípios do Aprendizado Humano;
– Leitura Musical ;
– Ensino de Piano para Crianças;