Ir para o conteúdo Meteorologia Ir para o menu Meteorologia Ir para a busca no site Meteorologia Ir para o rodapé Meteorologia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe da Meteorologia UFSM analisa danos causados por microexplosão em São Luiz Gonzaga/RS



Na última segunda-feira (17/06) uma equipe do curso de Meteorologia da UFSM se deslocou para São Luiz Gonzaga, na região das Missões, para uma análise in loco dos danos causados na cidade por uma forte tempestade na noite de sábado (15/06). A equipe composta pelo técnico meteorologista Murilo Lopes e pelos alunos de pós graduação Leonardo Furlan e Elisvania Machado realizou a documentação dos danos a partir de fotos e vídeos aéreos e em nível do solo, além da coleta de relatos junto a comunidade atingida. A Defesa Civil regional ofereceu suporte a equipe de meteorologistas da UFSM.

A análise detalhada dos pontos contou com a participação dos professores do curso de meteorologia Ernani Nascimento e Vagner Anabor, além da participação do aluno de pós-doutorado Maurício Ilha.

A partir da verificação espacial da área afetada e também do padrão divergente encontrado em quedas de árvores e danos em construções, a equipe da Meteorologia UFSM concluiu que a os fenômeno que atingiu São Luiz Gonzaga foi uma microexplosão. Este fenômeno é caracterizado por uma coluna de ar descendente de uma nuvem de tempestade que ao atingir o solo se espalha radialmente provocando intensas rajadas de vento em uma área com diâmetro de até 4km.

Uma nota técnica com a análise mais detalhada do evento está sendo elaborada e será divulgada nos próximos dias.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-453-478

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes