O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório; suas especificidades devem ser discutidas e elaboradas pelos membros do Colegiado do Curso, assim como as atribuições dos professores orientadores de TCC. O objetivo dessa atividade é proporcionar ao aluno de Graduação uma oportunidade de aprender a preparar um trabalho escrito a respeito de algum tópico nas áreas de Matemática, Educação Matemática ou áreas afins que sejam de seu interesse, o que também possibilita ampliar os conhecimentos sobre o tema escolhido. Além de dar melhor formação acadêmica aos estudantes, o TCC oportuniza a revisão de assuntos já tratados e o exercício do acesso a fontes de informação. Na estrutura curricular do curso de Matemática – Bacharelado, o TCC será desenvolvido por meio de duas disciplinas articuladas: Trabalho de Conclusão de Curso A (TCC A) e Trabalho de Conclusão de Curso B (TCC B), ambas com a mesma carga horária de 60 horas/aula e desenvolvidas em semestres sucessivos. O acadêmico que tiver realizado iniciação científica durante a Graduação, poderá se valer dessa atividade para estruturar seu projeto de TCC. A orientação individual do TCC é responsabilidade do professor orientador, que deve ser um docente do Departamento de Matemática ou de outros Departamentos. Neste último caso, os docentes devem fazer o pedido para orientação junto ao Colegiado do Curso, que irá analisar devidamente. Cada professor orientador pode orientar, no máximo, cinco alunos simultaneamente, com a possibilidade de exceder esse número apenas em casos especiais, com o respaldo do Colegiado do Curso.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A – TCC A
A disciplina TCC A do curso de Matemática – Bacharelado tem por objetivo orientar os acadêmicos durante a elaboração de um projeto de pesquisa, em que deve constar a definição da problemática a ser investigada; revisão bibliográfica coerente com a temática escolhida e detalhamento dos procedimentos a serem adotados. A disciplina TCC A deve ser desenvolvida no 7º semestre do curso, conforme sequência aconselhada disponível neste PPC, com carga horária de 60h. Nela, o acadêmico deverá elaborar, por meio de relação direta entre orientador e orientando, um projeto que desenvolva um problema específico no campo da Matemática. Também fica a cargo do professor orientador o controle da frequência e das atividades dos acadêmicos. A apresentação do projeto de TCC deve ocorrer ao final do sétimo semestre, em período estipulado pelo Colegiado do Curso, quando será realizada uma sessão pública, presidida pelo professor orientador e avaliada por banca constituída pelo orientador e dois outros docentes examinadores escolhidos pelo professor orientador, juntamente com o aluno. A nota final será formada pela média aritmética das notas atribuídas pelos membros que compõem a banca, levando em consideração o projeto escrito e a apresentação oral. O acadêmico é considerado aprovado se obtiver nota igual ou superior a sete, e reprovado em caso contrário. Em caso de reprovação, o aluno terá a semana de exames para refazer e apresentar seu projeto para a banca. Se a nota persistir abaixo de sete, o aluno será considerado reprovado e deverá efetuar a matrícula nessa disciplina na próxima vez em que ela for ofertada. O professor orientador deve encaminhar à Coordenação do Curso a composição da banca examinadora 30 dias antes da apresentação do projeto, a fim de providenciar sua homologação e emissão de portaria. A divulgação da data e do local da apresentação à comunidade acadêmica será feita pela secretaria do curso.
O projeto deve ser entregue à banca para análise com, no mínimo, uma semana de antecedência.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO B – TCC B
A disciplina TCC B do curso de Matemática – Bacharelado deve ser desenvolvida no 8º semestre do curso, conforme a sequência aconselhada, com carga horária de 60h. Nessa etapa, o acadêmico deve investir na execução e finalização do seu trabalho de pesquisa, incluindo a redação final do Trabalho de Conclusão de Curso e posterior defesa perante uma banca examinadora. O discente conta com orientação de um professor do Departamento de Matemática ou de outro Departamento, escolhido por eles durante o desenvolvimento do TCC A, tanto para orientação quanto para execução e conclusão de seu projeto de pesquisa. A escrita do TCC é um trabalho individual do acadêmico, apresentado sob a forma de monografia e, dependendo do caso, de um produto (que pode ser um material didático, um software, etc.), sempre com apresentação pública. É permitido ao acadêmico ter um co-orientador, mediante aprovação do orientador, de forma expressa, entendendo que seu nome figurará no trabalho escrito e nas publicações
futuras. A apresentação do TCC deve ocorrer ao final do 8º semestre, realizada em sessão pública, em período estipulado pelo Colegiado do Curso, sendo presidida pelo professor orientador e avaliada por banca constituída pelo orientador e dois outros docentes examinadores escolhidos pelo professor orientador, juntamente com o aluno. A nota final será composta pela média aritmética das notas atribuídas pelos membros que compõem a banca, levando em consideração o trabalho escrito e a apresentação oral. O acadêmico é considerado aprovado se obtiver nota igual ou superior a sete, e reprovado em caso contrário. Em caso de reprovação, o aluno deverá efetuar a matrícula nessa disciplina na próxima vez em que ela for ofertada. O trabalho acadêmico deverá ser escrito conforme as normas da ABNT para elaboração de trabalhos científicos. O prazo para elaboração e apresentação da monografia é de um semestre, sem o ultrapassar os prazos previstos no calendário acadêmico da UFSM. O professor orientador deve encaminhar a composição da banca examinadora 30 dias antes da apresentação do TCC para o colegiado do curso. Por sua vez, a secretaria do curso deve divulgar a data e o local da apresentação do TCC à comunidade acadêmica. A monografia deve ser entregue à banca para análise com, no mínimo, dez dias de antecedência. Também fica a cargo do professor orientador o controle da frequência e das atividades dos acadêmicos. Após a apresentação do TCC, que não deve ultrapassar 40 minutos, cada examinador terá até 15 minutos para apresentar suas considerações e arguições. Caso o acadêmico não entregue a versão corrigida, no prazo estabelecido, para a coordenação do curso, estará reprovado. Para compor o arquivo, os discentes devem encaminhar à coordenação do curso uma cópia digital e uma cópia impressa da versão final do TCC até o término do prazo estabelecido pela banca examinadora.
Demais documentos importantes para o processo de desenvolvimento do trabalho de conclusão:
Anexos