Histórico do Curso:
O Curso de Matemática foi criado pela Lei 3.958, de de 13 de setembro de 1961. Durante os primeiros quatro anos, antes da federalização da UFSM, o curso foi mantido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Imaculada Conceição”, agregada à UFSM, e tinha como mantenedora a Sociedade Literária e Caritativa São Francisco de Assis. No ano de 1995, foi implementado o Curso de Matemática Licenciatura Noturno e, em 2001 foi criado o Curso de Matemática Bacharelado.
Áreas de Atuação:
Bacharel em Matemática: Profissional capacitado a continuar seus estudos em nível de pós-graduação para, futuramente, desenvolver pesquisas em Matemática ou áreas afins e atuar no Ensino Superior. Além disso, o bacharel em matemática pode trabalhar em setores da indústria e de serviços, como bancos, seguradoras, corretoras entre outros.
Licenciado em Matemática: profissional capacitado para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A partir de sua participação em pesquisa em áreas pertinentes, busca encaminhamento para cursos de pós-graduação em Matemática, Educação Matemática ou áreas afins. Nesse contexto, o licenciado em matemática será um profissional capacitado a atuar como docente em Matemática tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior.
Ingresso e Vagas:
A partir de 2016 a forma de ingresso para os cursos da UFSM será o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) através do ENEM.
Licenciatura Noturno (Curso 125): Ingresso no segundo semestre letivo e 35 vagas
Licenciatura Diurno (curso 132.1): Ingresso no primeiro semestre letivo e 30 vagas
Bacharelado Diurno (curso 132.2): Ingresso no primeiro semestre letivo e 20 vagas
Outras informações:
Alunos carentes ou de outra cidades podem pleitear o Benefício Sócio Econômico (BSE) e moradia estudantil da UFSM.
Mais informações na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE):
http://w3.ufsm.br/prae/