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Laboratórios

Envie resumo e logo de seu laboratório para: letrascalufsm@ufsm.br

 

 

 

 

O Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância (NuPEAD), coordenado pela Profa. Dra. Susana dos Reis atuante no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), tem como objetivo geral realizar investigações dentro das linhas de pesquisas que abordam os processos de Ensino e Aprendizagem de Línguas na modalidade a distância, tais como o Letramento digital, a formação de professores para EAD, a Produção de material didático digital para ensino a distância e presencial e o desenvolvimento de jogos educativos digitais. Entre suas ações, estão a coordenação do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEON) e as pesquisas envolvendo o uso e o desenvolvimento de jogos digitais para fins educacionais interdisciplinares.No LabEOn os alunos de Letras envolvem-se na produção de materiais didáticos digitais para o ensino de línguas na modalidade híbrida, EAD e remota, bem como têm a oportunidade de ministrar cursos de línguas nessas modalidades, os quais são ofertadas à comunidade por meio de atividades de extensão.

O Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR), sob coordenação das professoras Graciela RabuskeHendges e Roséli Gonçalves do Nascimento, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da UFSM, tem por objetivo a formação inicial e continuada de Linguistas Aplicados por meio da reflexão teórica, da pesquisa e da publicação científica, além de ser responsável pelo Projeto Línguas no Campus (LINC), que ministra cursos de inglês com dois enfoques: 1) habilidades integradas – ler, ouvir, falar e escrever; 2) leitura de textos acadêmicos.

 Para saber mais do LabLeR:

O Laboratório de Línguas (LABLIN) vincula-se ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), coordenado pela Profa. Susana dos Reis (DLEM), serve como espaço para realizações de atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Letras – Inglês.

O Laboratório Corpus – Laboratório de Fontes de Estudos da Linguagem apresenta-se como um espaço propício à formação de jovens pesquisadores e de desenvolvimento de pesquisas na área de Letras e Linguística, através da temática história, língua e memória. Entre suas atividades essenciais de pesquisa, está a disponibilização de acervos, o incentivo ao trabalho de recuperação de fontes, a dinâmica de grupos de pesquisa, seminários e reuniões de trabalho diversas. Cabe destacar também a implementação de uma política de fundos documentais e de acervos de obras raras que acabou resultando na criação do Centro de Documentação e Memória da UFSM, instalado no Espaço Multidisciplinar de pesquisa e extensão da UFSM em Silveira Martins.

Para Saber Mais do Laboratório Corpus:

O Centro de Documentação e Memória (CDM), sob a coordenação da Profa. Dra. Amanda Scherer, tem por meta principal preservar a memória das pesquisas, dos pesquisadores e das pessoas que fazem parte da vida acadêmica do Centro de Arte e Letras, além de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas sobre o disciplinar contemporâneo. Ele tem sob sua custódia documentos de interesse linguístico, literário e artístico, que formam o Acervo Documental sobre livros didáticos, o acervo Fantástico Brasileiro e o acervo Michael Phillips, além dos Fundos Documentais Neusa Carson, Maria Luiza Ritzel Remédios e AldemaMeniniMckinney. O CDM está localizado na nova unidade de pesquisa e extensão da UFSM, faz parte do Espaço Multidisciplinar – UFSM Silveira Martins.

O PETLetras – Programa de Educação Tutorial do Curso de Letras é formado por 18 estudantes dos Cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado da UFSM. O PET é um projeto institucional financiado pelo MEC, ligado à Pró-Reitoria de Graduação, e, no Curso de Letras, especificamente, volta-se ao desenvolvimento de atividades diversas de ensino, pesquisa e extensão, que qualificam a formação em Letras e contribuem para a formação cidadã da comunidade em geral. Entre estas atividades, destacam-se as oficinas destinadas aos alunos de graduação em Letras e aos professores do Ensino Básico, organização e editoração da Revista Ideias (revista voltada para os alunos de Graduação em Letras da UFSM), o podcast Vozes do 40A, entre muitas outras.  A atual tutora do PET Letras é a Profa. Dra. Taís da Silva Martins.

Para conhecer mais do PET Letras:

O ORC Studio – Laboratório de Economia Criativa, coordenado pelo Prof. Dr. Enéias Tavares do Departamento de Letras Clássicas e Linguística (DLCL), tem por objetivo fomentar a produção de ações e produtos transmídia que envolvam literatura, quadrinhos, audiovisual e jogos, mediando ações entre a UFSM e o mercado editorial. Laboratório localizado na nova unidade de pesquisa e extensão da UFSM, faz parte do Espaço Multidisciplinar – UFSM Silveira Martins. Entre suas ações está a organização do MiskatonicResearchGroup.

Para conhecer mais do ORC Studio: 

O NEPELIN – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem, coordenado pela Profa. Dra. FrancieliMatzenbacherPinton do Departamento de Letras Vernáculas (DLV), tem por objetivo promover a sistematização de estudos e pesquisas sobre o ensino de língua portuguesa em termos de práticas de leitura, análise linguística/semiótica e produção textual na perspectiva dos multiletramentos.

Para saber mais do NEPELIN: 

O LabPort – Laboratório de Língua Portuguesa, coordenado pela Profa. Dra. Sara Regina Scotta Cabral, está vinculado ao curso de Bacharelado em Letras – Português da UFSM e consiste em um espaço de pesquisa e ensino que integra ações em prol do trabalho com a língua portuguesa. O LabPort prevê a ancoragem em diversos projetos/atividades já em andamento na Universidade Federal de Santa Maria: Ateliê de Textos, Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa, Grupo de Estudos em Discurso Político (GEDP) e Revista Linguagens e Cidadania (L&C).

O Ateliê de Textos, coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Fuzer, é um projeto de ensino e extensão itinerante que tem por objetivo contribuir para o aprimoramento de conhecimentos e habilidades de professores em formação inicial e continuada da área de Letras e, ao mesmo tempo, beneficiar a comunidade externa com resultados de pesquisas acadêmicas recentes e consolidadas voltadas para o trabalho com a linguagem em contextos escolares. Desde 2011, promove oficinas de leitura e produção textual em escolas públicas. Em 2013, foi contemplado com o Prêmio RBS de Educação, na categoria projeto comunitário. As ações são realizadas por uma equipe multifuncional que possibilita a promoção de oficinas de escrita, desenho e contação. A culminância do trabalho, em cada edição, é a publicação das produções dos participantes em diferentes plataformas.

Para conhecer mais do Ateliê de Textos:

A FLISM – Festa Literária de Santa Maria, idealizada pelos professores Raquel Trentimdo Departamento de Letras Vernáculas (DLV), Enéias Tavares do Departamento de Letras Clássicas e Linguística (DLCL) e Gérson Werlang do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), é um encontro literário, que consiste na discussão e divulgação da literatura na comunidade, através de conversas sobre e com grandes escritores. O objetivo é expandir o conhecimento e o debate sobre literatura, livros e o valor da leitura para além do público acadêmico, envolvendo a comunidade de Santa Maria e região. A festa já teve três edições, sendo duas presenciais em 2018 e 2019 e outra virtual (FLISM EM CASA) em 2020, recebendo nomes importantes da literatura nacional, como Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Ruffato e CritóvãoTezza, entre outros.

Para conhecer mais da FLISM:

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Letras: Língua Portuguesa tem por premissa maior a aproximação da formação dos licenciandos (Ensino Superior) com as práticas escolares cotidianas (Educação Básica), de forma que essa inter-relação contribua para criação, participação e experienciação discente de metodologias e de estratégias inovadores e interdisciplinares que resultem em aperfeiçoamento das ações focadas no ensino e na aprendizagem da língua materna. Sob a coordenação de área da professora doutora Célia Della Méa, o Pibid 2020/2022 Língua Portuguesa,  financiado pela CAPES, comporta 24 professores bolsistas em formação inicial, três professores  supervisores da Educação Básica, realizando  ações em três escolas da Rede Estadual de Ensino: Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, Escola Básica Estadual Érico Veríssimo e Colégio Estadual Manoel Ribas.

O Nucli-IsF da UFSM é associado à Rede Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Idiomas sem Fronteiras (Rede Andifes-IsF). O Nucli-IsF da UFSM oferece cursos de língua estrangeira para estudantes, servidores e professores da rede pública de ensino, com o objetivo de promover sua capacitação em línguas para a internacionalização, tanto para estudos no exterior quanto para o acesso a documentos em língua estrangeira para suas pesquisas e desenvolvimento acadêmico. Ao mesmo tempo, são capacitados professores de língua estrangeira no ensino visando a internacionalização. Na UFSM, são oferecidos cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português para estrangeiros. Além da Rede Andifes-IsF, o projeto também é apoiado pela Secretaria de Apoio Internacional da UFSM, pelo Gabinete do Reitor da UFSM e pela Embaixada da Itália.

 O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Letras: Língua Inglesa, em consonância com o projeto institucional,   tem como objetivo constituir um espaço de aprendizagem prática da docência através do estabelecimento de redes entre escolas públicas de educação básica e universidade, por meio da inserção de licenciandos no cotidiano escolar de modo a preparar os professores em pré-serviço de Língua Inglesa para contribuírem no desenvolvimento da Educação Básica  permitindo aos alunos o acesso à língua de forma autêntica, nas mais diversas instâncias de uso, a partir de práticas e metodologias que tenham por base as discussões teóricas ocorridas semanalmente. Sob a coordenação de área da professora doutora Karen Santorum, o Programa, financiado pela Capes, é composto por 24 bolsistas graduandos, dois voluntários e três professores supervisores da educação básica, realizando ações em três escolas da rede pública: Escola Estadual Prof. Edna May Cardoso, Escola Municipal Julio do Canto e Escola Estadual Prof. Margarida Lopes

 

O Grupo de Pesquisa Literatura e Autoritarismo é coordenado na UFSM pela Profª Drª Rosani Ketzer Umbach sendo o responsável pelo periódico de mesmo nome. O grupo é um dos responsáveis pelo Laboratório de Literatura Comparada e Tradução da UFSM (LITRAD), que tem como objetivo promover a pesquisa e a extensão na área de Literatura Comparada e Tradução na UFSM, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de professores em formação e levando para a comunidades os resultados das pesquisas realizadas. O Laboratório é constituído também pelo Grupo de Pesquisa Traducere, sob coordenação da Profª Drª Luciana Ferrari Montemezzo.