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Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância

NÚCLEO DE PESQUISA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS A DISTÂNCIA (NUPEAD)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

ufsmnupead@gmail.com Prédio:16 Sala:3309 – Centro de Educação

Projetos

Pesquisa

Número do projeto: 056102

Este projeto investiga como os pressupostos teóricos encontrados na gramática visual, nas pedagogias de gêneros de textos e de multiletramentos, e na concepção de linguagem como prática social, podem contribuir para orientar o design de materiais didáticos digitais (MDD) de línguas que sejam gamificados, imersivos e multimodais para uso no ensino de língua inglesa na modalidade a distância.
A partir da seleção e análise criteriosa dos artigos e livros para fundamentar teoricamente a pesquisa, serão realizadas entrevistas (orais ou por meio de questionários eletrônicos) com os pesquisadores ativos na área, a fim de triangular os dados teóricos com a prática efetiva, e, também, para mapear o que tem sido proposto com relação à produção de MDD, mais especificamente, quando esses materiais são no formato de cursos à distância de língua inglesa ou de jogos digitais educacionais para o ensino de línguas. Esse estudo etnográfico e a triangulação com os estudos teóricos sobre multimodalidade e a gramática visual, poderão contribuir com indicadores para o estabelecimento das diretrizes para orientar o design de materiais didáticos digitais. Feita a descrição dos dados obtidos, será elaborada uma primeira proposta de diretrizes para orientar o Modelo de design de artefatos digitais, com vistas a propor material digital imersivo, multimodal e baseado em princípios de gamification, a qual será colocada em testagem. As diretrizes elaboradas serão aplicadas para orientar o design de um curso de inglês a distância que será elaborado em parceria com os alunos de graduação envolvidos no projeto. A aplicação do curso fornecerá dados e subsídios teóricos para orientar o design de outros cursos a distância, incluindo características de design de jogos, imersão e recursos multimodais, bem como para potencializar a prática de multiletramentos em contextos de formação inicial na universidade.

A análise e a produção de aplicativos e jogos digitais no ensino de línguas estrangeiras (le) é foco de investigação por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento (prensky, 2001; gee, 2005; mcgonigal, 2012; perera et al., 2010; van eck, 2006; ulicsak, m.; wright, 2010, petri, 2018). Por outro lado, essa prática ainda carece de mais estudos no contexto brasileiro, haja vista a necessidade de entender algumas particularidades do uso desses recursos nas aulas de línguas, principalmente, quando a aprendizagem de língua inglesa se realiza por meio de recursos digitais (reis; biliao, 2014; reis; gomes, 2015; reis, 2017). Em vista disso, este projeto investiga aplicativos e jogos digitais educacionais interdisciplinares e críticos em 2d e 3d para o ensino de língua inglesa. Para isso, partimos das experiências prévias de desenvolvimento de jogos pilotos tais como o i-ai3 (projeto registro gap/cal 033301), going abroad  e crossroads (projeto gap/cal 040017), os quais foram propostos e desenvolvidos entre os anos de 2012 e 2019 pelo grpesq/cnpq nupead. A partir desses projetos, elaboramos o ambiente de jogos interativos como material complementar para promover o ensino de língua inglesa em sala de aula. Neste projeto, damos continuidade a análise e produção de aplicativos e (mini)jogos que exploram conteúdos interdisciplinares.

GOING ABROAD-3D (PROJETO GAP/CAL 040017)

Going abroad 3d, desenvolvido entre os anos 2015 e 2020, possui sua primeira cutscene e um cenário com algumas mecânicas de interação implementadas. Confira o vídeo abaixo.

GOING ABROAD-2D (PROJETO GAP/CAL 040017)

Going abroad teve seu protótipo construído em uma versão 2d, desenvolvido com a ferramenta rpgmaker.

Tela de Início

Narrativa

Gameplay

Customização

Equipe:

Quélvin Gazen; Giuliano Berlese; Rebeca Sasso

CROSSROADS (PROJETO GAP/CAL 040017)

Download Do Jogo

O projeto crossroads surgiu em 2017, a partir de uma atividade de ensino proposta dentro da disciplina dcg 1049 – games e gamification para o ensino de línguas, ofertada no primeiro semestre de 2017, no curso de letras-inglês. A atividade consistiu em elaborar uma proposta de narrativa para um jogo educacional a partir de uma proposta de narrativa inicial (cutscene) que orientasse a primeira fase do jogo. Após término do curso, os participantes da disciplina (4 alunos), empolgados pelo desenvolvimento e continuidade do projeto, começaram a participar em encontros semanais e deram continuidade ao design e ao redesign da primeira versão do jogo, iniciando assim a versão beta do jogo digital crossroads.

Tela de Início

Narrativa

Customização

Equipe de Bolsistas/Colaboradores:

Leonardo Gomes; Giuliano Berlese; Lucas Paim;Anderson Linck

I-AI3 (PROJETO REGISTRO GAP/CAL 033301)

Laboratório virtual de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon): pesquisa, ensino e extensão

Número do projeto: 047588
A investigação dos processos de ensino e aprendizagem de online de línguas estrangeiras na modalidade a distância ainda é um tema que precisa ser aprofundado, pois poucas instituições de ensino superior no Brasil têm utilizado ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA) como recurso de mediação para a aprendizagem de línguas estrangeiras (REIS, 2010; 2012). Tendo em vista aprofundar conhecimento sobre esse tema, neste projeto investigo os processos de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras por meio do laboratório virtual de ensino de línguas online– LabEon – que será utilizado como objeto de pesquisa para coleta de dados. No primeiro ano de pesquisa, o foco será implementações da ações de ensino por meio do LabEOn, utilizando tecnologias digitais livres para promover a aprendizagem de língua inglesa na modalidade ead. Os participantes deste projeto são alunos provenientes de diferentes níveis escolares, por exemplo, ensino médio, tecnológico e superior. Além disso, por meio desse projeto espera-se envolver alunos de graduação do curso de Letras-inglês com vista a oportunizar a formação de professores em pré-serviço para o contexto de ensino a distância, bem como o letramento digital desses participantes na produção e distribuição de atividades de línguas na modalidade a distância. Como resultados espera-se elaborar o ambiente virtual do LabEon; fazer testagem das atividades de língua inglesa por meio desse ambiente virtual e; gerar conhecimento teórico quanto à formação de professores de línguas para a modalidade a distância.
Objetivos
Promover ações de ensino e aprendizagem por meio do laboratório virtual de ensino e de aprendizagem de línguas online, com vista a produção de material didático digital e a formação de professores para a modalidade a distância.

LabEOn: Ensino de Línguas a distância via Extensão Universitária
Número do projeto: 048386
O projeto LabEOn iniciou em 2012 (Projeto Registro SIE nº 031720) e durante os últimos cinco anos nos dedicamos a oportunizar aos alunos do curso de Letras a participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio das ações do projeto. Para isso, os acadêmicos envolveram-se em atividades de produção de material didático digital, especialmente colaborando na elaboração do design do curso online e-3D. Por meio dessas atividades, os produtos elaborados passaram pelos processos de planejamento, desenvolvimento, testagem, redesign e avaliação do curso e-3D (REIS, 2017; REIS, 2018). Atualmente, contamos com o desenvolvimento do protótipo do curso, em dois módulos diferentes, níveis 1 e 2 e, já estamos elaborando o módulo 3, nível pré-intermediário. Entre as ações previstas para o presente projeto está a continuidade da pesquisa sobre produção de material didático digital (MDD), possibilitando aos alunos do Curso de Letras, não apenas o envolvimento no design de materiais digitais, mas também no processo de formação acadêmica que envolve a leitura e a reflexão sobre o ensino com base em gêneros discursivos e multimodais, bem como sobre o ensino de línguas em diferentes modalidades, tais como a híbrida e distância. Os cursos de extensão são ofertados pela parceria LabLin e o GRPesq/CNPq Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância (NuPEAD). Em vista disso, neste projeto buscamos fomentar a formação de professores para atuação em EAD, na área de línguas estrangeiras, o que envolve produção de conhecimento quanto à produção de material didático digital adequado para o contexto digital, bem como para o desenvolvimento de estratégias de ensino e de aprendizagem sobre como ensinar, interagir e produzir conhecimento, principalmente para atuação na modalidade EAD. Tradicionalmente, o currículo do curso de Letras não oportuniza tais discussões dentro das disciplinas curriculares, em vista disso, o projeto LabEon abre oportunidade para que os alunos vivenciem a prática de aprender e ensinar nas modalidades híbridas e a distância. Acredito que é preciso fomentar a formação acadêmica ao uso de tecnologias no ensino, a fim de que os alunos observem que as práticas docentes realizadas nesses dois diferentes contextos são diferenciados e requerem novos planejamentos de aulas, design diferenciados dos materiais, bem como abordagens e estratégias didático-pedagógicas que sejam compatíveis com o contexto digital. Além disso, buscamos estreitar relações entre escolas da rede pública e a universidade, com vista a oportunizar aos professores em formação continuada e, também, aos alunos em formação inicial um diálogo contínuo, bem como fomentar o uso crítico de tecnologias em sala de aula, possibilitando aos alunos em formação, vivenciar a prática de integrar e explorar tecnologias em aulas de línguas e as práticas de ensino no contexto escolar.

O jogo sério Going Abroad (GA) é uma produção do NuPEAD em desenvolvimento pela equipe de bolsistas que trabalham no Projeto nº 051712 – “Análise e Produção de Aplicativos e Jogos Digitais Educacionais Interdisciplinares para o ensino de línguas na Universidade”, sob a coordenação da Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis.

 

Apresentação do Jogo GA

Assista a cutscene (contextualiza a narrativa do jogo)

 

Jogue o Going Abroad (Protótipo) – Download aqui.

Colabore avaliando o Jogo GA, clique aqui.

 

Cutscene Fase 2

 

Produções acadêmicas sobre o projeto, visite a aba publicações

Equipe

2019-2020: Anos anteriores (Colaboradores ou ex-bolsistas)
Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis (UFSM/DLEM)

Quélvin Siqueira Gazen (Bolsista PIBIC/CNPq 2018-2020)

Renan de Siqueira Cecchin (Bolsista PROBIC/FAPERGS 2019-2020)

Leonardo Chagas do Nascimento  (Colaborador)

Bruno Gottlieb (Colaborador)

Elizabeth Nwogo Caroline Uzoegwu (Colaborador)

Gláucio Sales (Bolsista PROBIC/FAPERGS 2019)

Fabiane Godoy (Bolsista Probic/FAPERGS 2018-2019)

 

 

 

App SchoolGAmiFY

 

Este aplicativo faz parte do  projeto de dissertação de Juliano Rossato,  sob orientação da Profa. Dra. Susana Cristina dos Reis, no Programa de Mestrado Profissional Tecnologias Educacionais em Rede.  O produto em desenvolvimento tem como intenção de contribuir com as ações de pesquisa do NUPEAD e ofertar à comunidade acadêmica um aplicativo para uso em escolas/universidades públicas.

Equipe NuPEAD envolvida no Projeto

Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis

Juliano Rossato (UFSM/PPGTER)

Ms. Rosangela Segalla (IFFAR/Pesquisadora/Colaboradora)

Ms. Adilson Fernandes Gomes (Pesquisador/Colaborador)

Juliana Segalla (Pesquisadora/PPGTER/Colaboradora)

Andriele Noal Nunes(UFSM/Letras-Inglês/NuPEAD/Colaboradora)

 

 

Edições Anteriores do evento, clique aqui 

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