NÚCLEO DE PESQUISA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS A DISTÂNCIA (NUPEAD)
Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade
Contato:
ufsmnupead@gmail.com Prédio:16 Sala:3309 – Centro de EducaçãoProjetos
Pesquisa
A análise e a produção de aplicativos e jogos digitais no ensino de línguas estrangeiras (le) é foco de investigação por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento (prensky, 2001; gee, 2005; mcgonigal, 2012; perera et al., 2010; van eck, 2006; ulicsak, m.; wright, 2010, petri, 2018). Por outro lado, essa prática ainda carece de mais estudos no contexto brasileiro, haja vista a necessidade de entender algumas particularidades do uso desses recursos nas aulas de línguas, principalmente, quando a aprendizagem de língua inglesa se realiza por meio de recursos digitais (reis; biliao, 2014; reis; gomes, 2015; reis, 2017). Em vista disso, este projeto investiga aplicativos e jogos digitais educacionais interdisciplinares e críticos em 2d e 3d para o ensino de língua inglesa. Para isso, partimos das experiências prévias de desenvolvimento de jogos pilotos tais como o i-ai3 (projeto registro gap/cal 033301), going abroad e crossroads (projeto gap/cal 040017), os quais foram propostos e desenvolvidos entre os anos de 2012 e 2019 pelo grpesq/cnpq nupead. A partir desses projetos, elaboramos o ambiente de jogos interativos como material complementar para promover o ensino de língua inglesa em sala de aula. Neste projeto, damos continuidade a análise e produção de aplicativos e (mini)jogos que exploram conteúdos interdisciplinares.
GOING ABROAD-3D (PROJETO GAP/CAL 040017)
Going abroad 3d, desenvolvido entre os anos 2015 e 2020, possui sua primeira cutscene e um cenário com algumas mecânicas de interação implementadas. Confira o vídeo abaixo.
GOING ABROAD-2D (PROJETO GAP/CAL 040017)
Going abroad teve seu protótipo construído em uma versão 2d, desenvolvido com a ferramenta rpgmaker.
Tela de Início
Narrativa
Gameplay
Customização
Equipe:
Quélvin Gazen; Giuliano Berlese; Rebeca Sasso
CROSSROADS (PROJETO GAP/CAL 040017)
Download Do Jogo
O projeto crossroads surgiu em 2017, a partir de uma atividade de ensino proposta dentro da disciplina dcg 1049 – games e gamification para o ensino de línguas, ofertada no primeiro semestre de 2017, no curso de letras-inglês. A atividade consistiu em elaborar uma proposta de narrativa para um jogo educacional a partir de uma proposta de narrativa inicial (cutscene) que orientasse a primeira fase do jogo. Após término do curso, os participantes da disciplina (4 alunos), empolgados pelo desenvolvimento e continuidade do projeto, começaram a participar em encontros semanais e deram continuidade ao design e ao redesign da primeira versão do jogo, iniciando assim a versão beta do jogo digital crossroads.
Tela de Início
Narrativa
Customização
Equipe de Bolsistas/Colaboradores:
Leonardo Gomes; Giuliano Berlese; Lucas Paim;Anderson Linck
I-AI3 (PROJETO REGISTRO GAP/CAL 033301)
Laboratório virtual de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon): pesquisa, ensino e extensão
Promover ações de ensino e aprendizagem por meio do laboratório virtual de ensino e de aprendizagem de línguas online, com vista a produção de material didático digital e a formação de professores para a modalidade a distância.
O jogo sério Going Abroad (GA) é uma produção do NuPEAD em desenvolvimento pela equipe de bolsistas que trabalham no Projeto nº 051712 – “Análise e Produção de Aplicativos e Jogos Digitais Educacionais Interdisciplinares para o ensino de línguas na Universidade”, sob a coordenação da Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis.
Apresentação do Jogo GA
Assista a cutscene (contextualiza a narrativa do jogo)
Jogue o Going Abroad (Protótipo) – Download aqui.
Colabore avaliando o Jogo GA, clique aqui.
Cutscene Fase 2
Produções acadêmicas sobre o projeto, visite a aba publicações
Equipe
2019-2020: | Anos anteriores (Colaboradores ou ex-bolsistas) |
Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis (UFSM/DLEM)
Quélvin Siqueira Gazen (Bolsista PIBIC/CNPq 2018-2020) Renan de Siqueira Cecchin (Bolsista PROBIC/FAPERGS 2019-2020) Leonardo Chagas do Nascimento (Colaborador) Bruno Gottlieb (Colaborador) Elizabeth Nwogo Caroline Uzoegwu (Colaborador) |
Gláucio Sales (Bolsista PROBIC/FAPERGS 2019) Fabiane Godoy (Bolsista Probic/FAPERGS 2018-2019)
|
App SchoolGAmiFY
Este aplicativo faz parte do projeto de dissertação de Juliano Rossato, sob orientação da Profa. Dra. Susana Cristina dos Reis, no Programa de Mestrado Profissional Tecnologias Educacionais em Rede. O produto em desenvolvimento tem como intenção de contribuir com as ações de pesquisa do NUPEAD e ofertar à comunidade acadêmica um aplicativo para uso em escolas/universidades públicas.
Equipe NuPEAD envolvida no Projeto
Prof. Dra. Susana Cristina dos Reis
Juliano Rossato (UFSM/PPGTER)
Ms. Rosangela Segalla (IFFAR/Pesquisadora/Colaboradora)
Ms. Adilson Fernandes Gomes (Pesquisador/Colaborador)
Juliana Segalla (Pesquisadora/PPGTER/Colaboradora)
Andriele Noal Nunes(UFSM/Letras-Inglês/NuPEAD/Colaboradora)