Ir para o conteúdo Letras Ir para o menu Letras Ir para a busca no site Letras Ir para o rodapé Letras
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

XXVI Semana de Letras UFSM

Técnico-Científicos Publicado: 15 setembro 2023 - 13:42 Última modificação: 24 outubro 2023 - 21:41 Ouvir

Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria

25/10/2023 08:30 - 27/10/2023 16:30

Descrição

Durante as programações da 38ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, de 25 a 27 de outubro de 2023, será realizada a XXVI edição da Semana de Letras da UFSM, evento promovido pelas Coordenações dos Cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado (modalidades presencial e a distância). Este evento propõe uma reflexão sobre os desafios inerentes ao campo profissional das Letras diante das múltiplas formas de entendimento sobre as tecnologias. Cabe destacar que, a programação da XXVI Semana de Letras incorporará, de maneira integrada, o VI Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado em Letras e o I Conexão Letras. A participação no evento ocorrerá nas seguintes modalidades: comunicações, exposição de trabalho em pôster e ouvinte. Informações detalhadas sobre as inscrições podem ser encontradas aqui.

Formulário para inscrição como ouvinte e/ou comunicação: https://forms.gle/d1ZF1jTCZcJFdxxT7 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Tatiana Keller
Prof. Dr. Anselmo Peres Alós 
Profa. Dra. Taís da Silva Martins
Profa. Dra. Andrea do Roccio Souto
Profa. Dra. Andrea Ad Reginatto
Profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho
Profa. Dra. Ana Flávia Oliveira 
Prof. Dr. Régis Augustus Bars Closel 
Profa. Dra. Evellyne Costa 
Neosane Schlemmer – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras
Ana Cláudia Dias – Discente da Graduação Bacharelado
Ana Calegaro – Discente da Graduação Letras -Licenciatura
Marina Chagas – Discente da Graduação  – Letras -Bacharelado

SESSÕES DE COMUNICAÇÃO: 

Há um limite de 06 comunicações por eixo temático (15 min de apresentação)ATENÇÃO: ao exceder esse número, os trabalhos aprovados serão direcionados à sessão de pôsteres.

Eixo temático 01 – Estudos Linguísticos

Eixo temático 02 – Estudos Literários

Eixo temático 03 – Estudos Interdisciplinares 

Eixo temático 04 – Ensino de Língua Portuguesa

Eixo temático 05 – Ensino de Literatura

Eixo temático 06 – Ensino de Língua Estrangeira

RESUMOS

  • Os resumos devem ser enviados no formulário de inscrição via Google Forms (formulário de inscrição do google), que poderá ser acessado aqui.
  • O participante deve indicar no resumo seu nome, sua instituição, o nome do orientador, o eixo temático no qual se inclui o trabalho.
  • Prazo final para o envio de resumos: 02/10/2023.
  •  Divulgação do aceite: até 18/10/23.

NORMAS PARA SUBMISSÃO

  • Normas para o envio de resumos: Os resumos devem ter a extensão de 300 a 500 palavras, com margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman (tamanho 12) e espaçamento simples. Devem conter o título do trabalho, o nome e a instituição do autor, o nome e a instituição do orientador, 3 a 5 palavras-chave, além das referências bibliográficas. Cada participante pode apresentar no máximo 2 trabalhos (uma apresentação individual e uma como co-autor) e fica vetada a apresentação do mesmo pôster em sessões diferentes.

NORMAS PARA COMPOSIÇÃO DO PÔSTER:

  1. a) É obrigatório que seja confeccionado com cordão para pendurar.
  2. b) Dimensões (sugerimos atenção):

largura: mínima 50cm e máxima 90cm

altura: mínima 80cm e máxima 120cm

  1. c) Deverá constar no banner:
  • Eixo temático
  • Título idêntico ao do resumo aceito
  • Nomes dos autores e respectivas instituições
  • Nome do orientador e respectiva instituição
  • Órgãos de fomento (caso existam)
  • Breve apresentação do tema
  • Dados da pesquisa (introdução, metodologia, resultados e conclusões)
  • Referências bibliográficas essenciais
  1. d) Organizar as informações utilizando recursos gráficos (figuras, fotos, tabelas e gráficos), de modo a tornar o conteúdo facilmente compreensível e que desperte interesse no público.

IMPORTANTE!

Os resumos devem ser enviados via formulário do Google (Google Forms).

TEXTOS COMPLETOS: 

Os autores de trabalhos aceitos para a sessão de comunicação oral e/ou para sessão de banners poderão enviar seus textos completos para publicação em número Especial da Revista Ideias – dedicado a 26° Semana de Letras.  A submissão dos textos completos deverá ocorrer até o dia 20 de novembro de 2023. 

Enviar o texto completo para:  ideias.letrasufsm@gmail.com

Normas para submissão de textos na revista ideias: (em breve)

Programação

PROGRAMAÇÃO COMPLETA E OFICINAS

Dia 24/10/2023
Pré-Abertura do Evento

Exposição: Tecendo Cores para um amanhã.

Artista: Lucília Maria Abrahão e Souza

Organização: Centro de Documentação e Memória (CDM/UFSM)

Local: Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins

Horário: 17h

 Dia 01

Data: 25/10/2023
Manhã
8h30 – Credenciamento  Auditório do Prédio 40-A
9h30 – Abertura do Evento Auditório do Prédio 40-A
10h – Palestra de Abertura –

 Fios de um dizer pandêmico, ou o bordado com o que resta do corpo.

Palestrante: Profa. Dra. Lucília Maria Abrahão e Sousa (USP/Ribeirão Preto)

Moderadora: Profa. Dra. Larissa Montagner Cervo (DLV/UFSM)

Auditório do Prédio 40-A
Tarde
14h – Oficinas
Oficina 01

Livro didático como ferramenta de ensino: gramática

A proposta dessa oficina é verificar a importância do livro didático como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e de que modo está posto o ensino de gramática no referido material.

Ministrante: Profa. Dra. Rosaura Maria Albuquerque Leão (DLV/UFSM

Sala 2119

15 VAGAS

Oficina 02

A ficção portuguesa contemporânea e a crítica à colonialidade do poder

Não é de hoje que ficcionistas portuguesas, mediante as mais diversas estratégias estéticas, têm abraçado a missão de denunciar e combater o colonialismo, ajudando a significar e iluminar esse amplo “pacote enredado” a que se chama sistema-mundo patriarcal/capitalista/colonial. Esta oficina, sob a coordenação da professora Raquel Trentin Oliveira e a colaboração de orientandos(as) do Grupo de Estudos Narrativos, propõe-se a ler contos e capítulos de romances, de autoria feminina, e analisá-los à luz de conceitos básicos da teoria pós-colonial/decolonial. Lídia Jorge, Teolinda Gersão, Isabela de Figueiredo serão algumas das autoras debatidas na oficina. Nosso intuito é reconhecer o modo como estratégias discursivas singulares (como a ironia) estão a serviço da crítica social em textos representativos da produção dessas autoras.

Ministrante: Profa. Dra. Raquel Trentin (DLV/UFSM)

Sala 2117

15 VAGAS

Oficina 03

Perspectivas da Literatura Brasileira Contemporânea

A oficina objetiva apresentar e analisar fragmentos de alguns livros recentes publicados por escritores e escritoras que, seja pela avaliação da crítica especializada, seja pela consagração pública, integram a cena da Literatura Brasileira Contemporânea e propõem, cada um a seu modo, discussões relevantes acerca de temas urgentes do nosso tempo, assim como da própria escrita literária. Os livros abordados serão A Vida Futura, de Sérgio Rodrigues, As Pequenas Chances, de Natalia Timerman, O Avesso da Pele, de Jéferson Tenório, e alguns contos de Redemoinho em Dia Quente, de Jarid Arraes. A partir da investigação desses objetos literários, sugere-se, como prática crítica, a elaboração de textos breves que terão por finalidade apreciar os trechos e promover uma discussão acadêmica sobre o panorama da literatura atual. 

Ministrante : Prof. Dr. Lucas Zamberlan (DLV/UFSM)

Sala 2320

15 VAGAS

Oficina 04

Linguagem em distúrbios: práticas em Linguística Clínica

Com esta oficina, buscamos refletir sobre a situação do professor de línguas frente aos distúrbios de linguagem de alunos do contexto escolar e promover práticas que favoreçam a compreensão sobre as noções de erro e de distúrbio (transtorno) de linguagem, considerando a relação entre forma e sentido em enunciações orais e escritas.

Ministrante: Profa. Dra. Célia Della Méa (DLCL/UFSM)

Sala 2120

15 VAGAS

Oficina 05

Língua/Literatura e tecnologia: a dissidência em “Língua Nativa”, de Suzette Haden Elgin

“Língua Nativa” é um romance de ficção científica publicado pela primeira vez em 1984. Tem como enredo o ano de 2205, num futuro cuja participação da mulher na vida social e política está fortemente subordinada e submissa aos homens. Mas é quando a linguista Nazareth Chornyak decide criar uma língua para a comunicação exclusiva das mulheres que ela dá início à revolução. O romance de Suzette Haden Elgin, originalmente intitulado “Native Tongue”, foi traduzido no Brasil pela primeira vez em 2023, por Jana Bianchi. A partir de uma metodologia de revisão bibliográfica das teóricas feministas francesas Hélène Cixous e Julia Kristeva, no que tange à linguagem como dissidência para uma escrita feminista transgressora, o objetivo dessa oficina é analisar o fenômeno tradutor da referente obra de Elgin, sob o prisma dos tempos contemporâneos da inteligência artificial e dos controles dos corpos, das mentes e das linguagens. Como proposta da oficina, estabeleceremos dois momentos: a primeira parte abordará a apresentação da obra, o destaque de trechos e a discussão de leitura; e a segunda parte contará com a produção de cartazes com palavras de ordem, com os conceitos de manterrupting, bropriating, gaslighting e mansplaining, para exposição no prédio 40A.

Ministrantes: Profa. Dra. Amanda da Silva Oliveira e Profa. Dra. Mônica Stefani (DLEM/UFSM)

Sala 2220

15 VAGAS

16h  Pausa para o café
16h30 – Café com Pessoa

Traga o seu café. O poema é por nossa conta!

Leitura e Discussão de Poemas de Fernando Pessoa, mediados pelo Círculo de Leitura Pessoas em Desassossego.

Local: Hall do Prédio 40-A

Noite
19h – Mesa-redonda: Letramentos e tecnologias

Mediadora: Profa. Dra. Vanessa Ribas Fialho (DLEM/UFSM)

Participantes: 

Prof. Dr. Alan Ricardo Costa (UFRR) – Tecnobiografias, Computer-Assisted Language Learning (CALL) e Autoria e (co)produção de material didático digital. 

Prof. Dr. Alexandra Lorandi (UFRGS) Tecnologia digital, estratégias educacionais baseadas na tecnologia de mineração de texto, educação a distância e formação de professores. 

Prof. Dr. André Firpo Beviláqua (UFSM)  Letramentos críticos, transgressão e utopia. Tecnologias digitais no ensino de línguas; Novos Estudos do Letramento (incluindo letramentos digitais, letramentos críticos, letramentos acadêmicos, entre outras possibilidades)

Auditório do Prédio 40-A

 Dia 02 

Data: 26/10/2023
Manhã
9h30 – Palestra 

Inflexões da função-autor na universidade hoje: entre o produtivismo e a inteligência artificial.

Palestrante: Profa. Dra. Mónica Graciela Zoppi Fontana (UNICAMP)

Mediadora: Profa. Dra. Caciane Sousa de Medeiros

Auditório 40 A
Tarde
14h Sessão de Comunicações
Eixo temático 01 – Estudos Linguísticos

Debatedora: Profa. Dra. Taís da Silva Martins

Sala 2117
Eixo temático 02 – Estudos Literários

Debatedora: Profa. Dra. Renata Farias de Felippe

Sala 2120
Eixo temático 03 – Estudos Interdisciplinares 


Debatedora: Prof. Dra. Andrea do Roccio Souto

Sala 2220
16H30 – OFICINA
Oficina 10

Produção de texto com ajuda do ChatGPT

 O objetivo da oficina é apresentar uma visão geral sobre a intêligencia artificial generativa e mostrar formas de explorar algumas funcionalidades do ChatGPT como assistente para produção de texto. A expectativa é que no final da atividade os participantes conheçam os pontenciais e as limitações dessa ferramenta e sejam capazes de utilizá-la de modo crítico e perspicaz, sem abrir mão daquilo que é própio da inteligência humana.

Ministrante: Prof. Dr. Luciano Monteiro (Pós-doutorando UFSM)

Sala 2117


Noite
Oficina 06

Além dos livros – dominando ferramentas digitais para a sala de aula

Esta oficina tem por objetivo apresentar aos participantes ferramentas digitais que servirão como suporte pedagógico para a sala de aula, além de ferramentas inteligentes que mudarão a maneira de ensinar.

Ministrante: Profa. Dra.Claudia Fumaco (ambiente virtual) 

Sala 2120

15 VAGAS

Oficina 07

O lugar da poesia juvenil na escola

O lugar da poesia juvenil na escola

Partindo da percepção crítico-teórica do letramento literário, esta oficina propõe aos participantes construir em grupos sequências didáticas voltadas para o ensino de poesia juvenil na escola básica.

Ministrantes: Profa. Dra. Andrea do Roccio Souto (DLV/UFSM) e Prof. Ms. Aylon Dutra  (PraLeLit)

Sala 2117

15 VAGAS

Oficina 08

Língua/Literatura e tecnologia: a dissidência em “Língua Nativa”, de Suzette Haden Elgin

“Língua Nativa” é um romance de ficção científica publicado pela primeira vez em 1984. Tem como enredo o ano de 2205, num futuro cuja participação da mulher na vida social e política está fortemente subordinada e submissa aos homens. Mas é quando a linguista Nazareth Chornyak decide criar uma língua para a comunicação exclusiva das mulheres que ela dá início à revolução. O romance de Suzette Haden Elgin, originalmente intitulado “Native Tongue”, foi traduzido no Brasil pela primeira vez em 2023, por Jana Bianchi. A partir de uma metodologia de revisão bibliográfica das teóricas feministas francesas Hélène Cixous e Julia Kristeva, no que tange à linguagem como dissidência para uma escrita feminista transgressora, o objetivo dessa oficina é analisar o fenômeno tradutor da referente obra de Elgin, sob o prisma dos tempos contemporâneos da inteligência artificial e dos controles dos corpos, das mentes e das linguagens. Como proposta da oficina, estabeleceremos dois momentos: a primeira parte abordará a apresentação da obra, o destaque de trechos e a discussão de leitura; e a segunda parte contará com a produção de cartazes com palavras de ordem, com os conceitos de manterrupting, bropriating, gaslighting e mansplaining, para exposição no prédio 40A.

Ministrantes: Profa. Dra. Amanda da Silva Oliveira e Profa. Dra. Mônica Stefani (DLEM/UFSM)

Sala 2320

15 VAGAS

Oficina 09

A leitura literária e seu ensino na era da tecnologia: importância, desafios e alternativas

Sob a promessa de garantir aos seres humanos economia temporal, redução de deslocamento, trabalho e atividades desde o conforto do lar, imperam em nosso meio, com grande aprovação ou ao menos sem muitos questionamentos, a internet, os aparelhos tecnológicos (smartphones), os aplicativos ligados a telefones celulares ou a computadores, etc.. Nossa era é, sem dúvida, a da pressa, da exigência de robusta produtividade, de alto desempenho, do chamado à realização de múltiplas tarefas simultaneamente. Considerando essas características da sociedade em que estamos inseridos e que ajudamos a tecer como extremamente sobressalentes, busca-se, a partir da realização da oficina intitulada “A leitura literária e seu ensino na era da tecnologia: importância, desafios e alternativas”, refletir sobre o papel da leitura de textos literários para o ser humano que habita a referida realidade social, bem como pensar e construir alternativas possíveis para o ensino dessa modalidade de leitura, tanto na universidade como em escolas públicas. 

Ministrante: Profa. Dra. Ivana Ferigolo (DLEM/UFSM)

Sala 2220

15 VAGAS

Dia 03 

Data: 27 de outubro
Manhã
9h30  Palestra

O lugar da tecnologia nas práticas de ensino.

Profa. Dra. Ana Cláudia Pereira de Almeida (IFRS)

Moderadora: Profa. Dra. Andrea Ad Reginatto

Auditório do Prédio 40 A
Tarde
14h Sessão de Comunicações
Eixo temático 04 – Ensino de Língua Portuguesa

Debatedor: Profa. Dra. Vaima Regina Alves Motta

Sala 2117
Eixo temático 05 – Ensino de Literatura

Debatedor: Profa. Dra. Eni Paiva Celidônio  

Sala 2120
Eixo temático 06 – Ensino de Língua Estrangeira

Debatedor: Profa. Dra. Daiane Aline Kummer  

Sala 2220
16h Intervalo 
16h30  

Palestra de Encerramento

 Literaturas e Mídias

Palestrante: Prof. Dr. Edgar Kirschoff (ULBRA) 

Moderador: Prof. Dr.Régis Augustus Bars Closel

 

PROGRAMAÇÃO – SESSÕES DE COMUNICAÇÕES

DATA: 26/11/2023

Eixo temático 01 – Estudos Linguísticos

Debatedora: Profa. Taís da Silva Martins

Sala: 2117

Horário Apresentador (a) Título da Comunicação
14h Camilla Machado Cruz

A LINGUAGEM “NEUTRA” EM DISCURSIVIDADE: ANÁLISE DE UM MANUAL DE LINGUAGEM INCLUSIVA BRASILEIRO
14h15 Eduardo Simioni FAKE NEWS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DO GÊNERO NOTÍCIA PELO OLHAR DA GRAMÁTICA SISTÊMICOFUNCIONAL
14h30 Jaqueline Ludtke BAJUBÁ: O VOCABULÁRIO ATRAVÉS DO SUJEITO

14h45 Lara Trevisan UMA ANÁLISE DE DISCURSO DO GÊNERO RESUMO DA PUBLICAÇÃO EM LINGUAGEM SIMPLES
15h Mariliz Leal Ethur

Pedro Henrique Lencina Pinheiro

A AVALIATIVIDADE EM COMENTÁRIOS NO TWITTER DURANTE AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL: UMA ABORDAGEM SISTÊMICOFUNCIONAL
15h15 Natália Uriarte Fauro UM OLHAR SOBRE O PORTUGUÊS INDÍGENA: A CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL NA FALA DE CRIANÇAS KAINGANG
15h30 Ariani da Silva Oliveria Um olhar atento às figuras de linguagem: por trás dos ‘bairrismos’ da construção textual.

Eixo temático 02 – Estudos Literários

Debatedora: Profa. Dra. Renata Farias de Felippe

Sala: 2120

Horário Apresentador (a) Título da Comunicação
14h Cíntia Tavares Saviam A hipérbole da violência na literatura latino-americana: uma análise do romance mexicano Temporada de Furacões
14h15 Giana Antunes Bess O SOM DO RUGIDO DA ONÇA: REESCREVER A HISTÓRIA PELO ENCANTAMENTO DO MUNDO
14h30 Gustavo Sontag NÃO TE ENVERGONHA, JERÔNIMO, ESQUECER DA DOCE VINGANÇA DE TEU HORÁCIO?
14h45 Igor Silva de Lima NEM BANDIDO, NEM MALANDRO: UM ESTUDO COMPARATIVO DE O SOL NA CABEÇA (2018), DE GEOVANI MARTINS, E O EP MUSICAL NATURALIDADE (2020), DE PUMAPJL
15h Mariana Leal Porto AUTORITARISMO EM ASCENSÃO E QUEDA DE ROBHÉA, MANEQUIM & ROBÔ (1975) E O POÇO (1977), DE CAIO FERNANDO ABREU
15h15 Polyana Aparecida Floriano Barbosa “TUDO É RIO”, DE CARLA MADEIRA E A REPRESENTAÇÃO DOS PAPÉIS FEMININOS

Eixo temático 03 – Estudos Interdisciplinares + Estudos Literários
Debatedora: Prof. Dra. Andrea do Roccio Souto

Sala: 2120

Horário Apresentador (a) Título da Comunicação
14h Gabriel Eduardo Gonçalves LÍNGUAS E CULTURA GUARANI: ESTUDOS DECOLONIAIS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
14h15 Milena Guilherme

João Victor Bitencourt

ALDEIAS EM REDE: ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA ESCOLA INDÍGENA
14h30 Emili Fano Fernandes O REAL MARAVILHOSO NA OBRA A CASA DOS ESPÍRITOS, DE ISABEL ALLENDE
14h45 Gisele Almeida da Luz As marcas de relacionamentos tóxicos e abusivos em Adua, de Igiba Scego
15h Sabrina Franz A queda para o alto (1982): do texto de Herzer ao filme Vera (1986)
15h15 João Victor Bitencourt

Milena Guilherme

ALDEIAS EM REDE: ELABORAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA ESCOLA INDÍGENA

 DATA: 27 DE OUTUBRO

Eixo temático 04 – Ensino de Língua Portuguesa + Estudos Linguísticos

Debatedor: Profa. Dra. Vaima Regina Alves Motta

Sala: 2117

Horário Apresentador (a) Título da Comunicação
14h15 Gabriel Gaussmann de Melo “INTRODUÇÃO AO LETRAMENTO ACADÊMICO”:

DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC NO CURSO DE LETRAS

14h30 Rafaella Barbieri Vieira UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, ESCOLA E A PROFISSÃO DOCENTE DE 1960 A 1980 NO MUNICÍPIO DE SILVEIRA MARTINS
15h Ysadora Pereira Rangel O PERFIL DOCENTE FORMADO NOS CURSOS DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NOS ANOS 80
15h15 Yan dos Santos Silva A ESTRUTURA DAS CONSTRUÇÕES TÓPICO-SUJEITO À LUZ DA CARTOGRAFIA SINTÁTICA

 

Eixo temático 05 – Ensino de Literatura

Debatedor: Profa. Dra. Eni Paiva Celidônio

Sala: 2120

Horário Apresentador (a) Título da Comunicação
14h Aylon de Oliveira Dutra Análise quantitativa das obras sobre ensino de literatura e literatura infantil e juvenil publicadas na década de 1980 no Brasil
14h15 Júlia Rodrigues

Jaqueline Ludtke

A LITERATURA DE CORDEL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO
14h30 Keyla Trevisan

Martina Mota

LEITURA SEGMENTADA: PRÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA COMPREENSÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO

Eixo temático 06 – Ensino de Língua Estrangeira + Estudos Linguísticos

Debatedor: Profa. Dra. Daiane Aline Kummer

Sala: 2220

Horário Apresentador (a) Título da Comunicação
14h Carolina Tonelotto Lorenzoni ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE NECESSIDADES DA LÍNGUA INGLESA PARA FINS ESPECÍFICOS
14h15 Marcelle Rosa UMA ANÁLISE MULTIMODAL DA SEÇÃO DE ABERTURA DE VÍDEO-ARTIGOS NO JOVE
14h30 Thaís Carvalho Brondani

Carolina Schmitt da Silva

Fabiana da Silva Aymay

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO EM LÍNGUA INGLESA – GET INVOLVED 2

Lista de Inscritos

Oficina 01: Livro didático como ferramenta de ensino: gramática

Ministrante: Profª. Drª. Rosaura Maria Albuquerque Leão (DLV/UFSM)

Sala: 2119           –         Monitores: Bibiana e Guilherme

Participante
Adriana Dudek Ferreira
Angela Denardi Limana
Aylon de Oliveira Dutra
Bibiana Souza Reis
Bruna Costa dos Santos
Carolina Tonelotto 
Douglas de Avila Pazzato
Eduardo Brum de Lima
Emily Rosin Fillipin
Flávia Nascimento Mazzarro
Guilherme Afonso da Silva Chaves
Jaíne de Fátima Machado da Silva
João Paulo Rites dos Santos
Luane Guerra Vitorino
Marcelle Rosa de Oliveira
Mario Vásquez Astudillo
Milena Guilherme Ilha
Rochelle da Fonseca Oliveira
Vanessa Nyland
Yan dos Santos Silva
Ysadora Pereira Rangel

Lista de Inscritos

Oficina 02: A ficção portuguesa contemporânea e a crítica à colonialidade do poder.

Ministrante: Profª. Drª. Raquel Trentin (DLV/UFSM).

Sala: 2117-                    Monitores: Sabrina e Raquel

Participante
Alessandra Farias
Amanda Louise Berria
Ana Carolina Acosta Fresinghelli
Ana Carolina Guimarães Seffrin
Ana Carolina Leal Buzzetto
Ana Cláudia Dias Moreira
Bryan Melo
Cíntia Tavares Saviam
Esther Costa Faria
Gabriel Lorenzo Dall’Agno
Giana Antunes Bess
Hilda Bueno 
João Vitor Tanovich Pes
July Gabrielle Ramos Iense
Lavinia Neres Feronato
Layara Rodrigues Sarti
Leonardo Castro de Lima
Lisandra da Silva Lopes
Lui de Moura Renz
Marcela Neves Machado
Matheus Lenarth Cardozo
Natália Uriarte Fauro
Pâmela Santos da Mota
Rafaella de Oliveira Santos
Raquel Michels Ilha
Sabrina Franz
Thainá Zeilmann Machado
Victória Loureiro Bulling
Victória Pontes Borgmann

Lista de Inscritos

Oficina 03: Perspectivas da Literatura Brasileira Contemporânea

Ministrante: Prof. Dr. Lucas Zamberlan (DLV/UFSM)

Sala: 2320    –              Monitores: Ana Luyse e Vitória

Participantes
Ana Laura Acosta De Moraes
Ana Luyze dos Santos Calegaro
Angelita Aparecida Souza de Camargo
Bianca Tolino
Caroline Viegas Ramos
Emili Fano Fernandes
Gabriela Dias Rodrigues
Gabriela Ehle
Giovanna de Oliveira Santos
Gisele Almeida da Luz
Gustavo Saraiva Silveira
Igor Silva de Lima 
Lara Trevisan
Laura Rossi Ortiz
Leonardo da Silva Martins
Letícia Catarina Morelatto
Maria Eduarda Freitas
Mariana Leal Porto
Nátaly Brescovit Figueira
Nycolas Tasca da Silva
Paloma Stein
Rafaella Barbieri Viera
Rochelle Oliveira
Tascieli Feltrin
Thatiana Oliveira da Silva
Vitoria Carolini Ferraz Oliveira
Vitoria Serafin
Yasmim Andrades Scapin

Lista de Inscritos

Oficina 04: Linguagem em distúrbios: práticas em Linguística Clínica.

Ministrante: Profª. Drª. Célia Della Méa (DLCL/UFSM).

Sala: 2120   –                  Monitores: Caroline e Laura Mess

Participantes
Ana Akemi da Silva Osugui
Ana Claudia dos Santos
Antão Gari Dias
Camilla Machado Cruz
Caroline Dillenburg Abott
Dainara Taís Juchniewski
Edenise do Amaral Favarin
Eduarda Rodrigues Sturm
Gabriel Eduardo Gonçalves
Giovanna Mazzorani
Isadora Hoppe
João Victor Bitencourt Machado
João Vitor Ribeiro Lipert
Júlia Rodrigues
Laura Mess
Leila Teresinha Maraschinn
Luíza Rodrigues Garbin
Marhia Eduarda Adolfo Neves
Mariliz Leal Ethur
Milena Cargnin Cielo
Mirela Schröpfer Klein
Natália Kober Medeiros 
Neosane Schlemmer
Pedro Lucas Pereira Milani

Lista de Inscritos

Oficina 05: Língua/Literatura e tecnologia: a dissidência em “Língua Nativa”, de Suzette Haden Elgin

Ministrante: Profª. Drª. Amanda da Silva Oliveira e. Profª. Drª Mônica Stefani (DLEM/UFSM).

Sala: 2220                     Monitores: Amanda D. e Marina

Participantes
Amanda Dorneles Alves
Ana Paula Ludwig Vieira
Ariani da Silva Oliveira
Camila Esther Barrim Paz
Carolina Fernandes Alves
Denise Weide Corrêa
Gabriel Gaussmann de Melo
Gustavo Sontag
Halyne Maria Stefani do Porto
Heitor Pinheiro Rangel
Jaqueline Ludtke
Keyla Almeida Trevisan
Leonardo Mello Ragagnin
Letícia Catarina Morelatto
Maria Eduarda Lencina da Silva
Marina Pacheco Rocha
Polyana Aparecida Floriano Barbosa
Sílvia Natércia Pedrozo Viana
Thaís Carvalho Brondani
Victória Loureiro Bulling

Lista de Inscritos

Oficina 06: Além dos livros – dominando ferramentas digitais para a sala de aula.

Ministrante: Profª. Drª. Claudia Fumaco (ambiente virtual). – sala 2120

Sala: 2120  –                  Monitores: Angelita e Amanda D.

Participantes
Adriana Dudek Ferreira
Amanda Dorneles Alves
Angelita Aparecida Souza de Camargo
Carolina Fernandes Alves
Carolina Tonelotto Lorenzoni
Caroline Dillenburg Abott
Dainara Taís Juchniewski
Douglas de Avila Pazzato
Edenise do Amaral Favarin
Flávia Nascimento Mazzarro
Gabriel Eduardo Gonçalves
Gabriela Ehle
Jaíne de Fátima Machado da Silva
Jaqueline Ludtke
Lavinia Neres Feronato
Leila Teresinha Maraschinn
Leonardo Mello Ragagnin
Luane Guerra Vitorino
Milena Guilherme Ilha
Mirela Schröpfer Klein
Rochelle da Fonseca Oliveira
Thaís Carvalho Brondani
Victória Pontes Borgmann
Yan dos Santos Silva
Ysadora Pereira Rangel

Lista de Inscritos

Oficina 07: O lugar da poesia juvenil na escola.

Ministrante: Profª. Drª. Andrea do Roccio Souto (DLV/UFSM) e Prof. Ms. Aylon Dutra  (PraLeLit)

Sala: 2117  –                     Monitores: Jully e Paola

Participantes
Ana Cláudia Dias Moreira
Ana Laura Acosta De Moraes
Ana Luyze dos Santos Calegaro
Camila Esther Barrim Paz
Eduardo Brum de Lima
Eduardo Silva Simioni
Emili Fano Fernandes
Esther Costa Faria
Gabriel Lorenzo Dall’Agnol
Giovanna de Oliveira Santos
Isadora Hoppe
João Paulo Rites dos Santos
João Victor Bitencourt Machado
Júlia Rodrigues
July Gabrielle Ramos Iense
Laura Rossi Ortiz
Leonardo Castro de Lima
Lui de Moura Renz
Luíza Rodrigues Garbin
Marhia Eduarda Adolfo Neves
Maria Eduarda Freitas
Maria Eduarda Lencina da Silva
Marina Pacheco Rocha
Mario Vásquez Astudillo
Milena Cargnin Cielo
Paloma Stein
Polyana Aparecida Floriano Barbosa
Rafaela Barbieri Vieira
Rafaella de Oliveira Santos
Sílvia Natércia Pedrozo Viana
Thatiana Oliveira da Silva
Vanessa Nyland
Victória Loureiro Bulling

Lista de Inscritos

Oficina 08: Língua/Literatura e tecnologia: a dissidência em “Língua Nativa”, de Suzette Haden Elgin.

Ministrante: Profª. Drª. Amanda da Silva Oliveira e. Profª. Drª Mônica Stefani (DLEM/UFSM).

Sala: 2320 –                  Monitores: Sabrina e Natália

Participantes
Ana Carolina Guimarães Seffrin
Ana Carolina Leal Buzzetto
Ana Claudia dos Santos
Angela Denardi Limana
Antão Gari Dias
Bruna Costa dos Santos
Camilla Machado Cruz
Caroline Viegas Ramos
Cíntia Tavares Saviam
Emily Rosin Fillipin
Giovanna Mazzorani
Halyne Maria Stefani do Porto
Igor Silva de Lima
Lara Trevisan
Laura Mess
Layara Rodrigues Sarti
Letícia Catarina Morelatto
Lisandra da Silva Lopes
Marcela Neves Machado
Marcelle Rosa de Oliveira
Mariana Leal Porto
Mariliz Leal Ethur
Matheus Lenarth Cardozo
Natália Uriarte Fauro
Nátaly Brescovit Figueira
Pedro Lucas Pereira Milani
Sabrina Franz

Lista de Inscritos

Oficina 09: A leitura literária e seu ensino na era da tecnologia: importância, desafios e alternativas. 

Ministrante: Profª. Drª. Ivana Ferigolo (DLEM/UFSM).

Sala: 2220                            Monitores:Laura e Esther

Participantes
Alessandra Farias
Amanda Louise Berria
Ana Akemi da Silva Osugui
Ana Carolina Acosta Fresinghelli
Ana Paula Ludwig Vieira
Ariani da Silva Oliveira
Bianca Tolino
Bibiana Souza Reis
Bryan Melo
Denise Weide Corrêa
Eduarda Rodrigues Sturm
Gabriel Gaussmann de Melo
Gabriela Dias Rodrigues
Giana Antunes Bess
Gisele Almeida da Luz
Guilherme Afonso da Silva Chaves
Gustavo Saraiva Silveira
Gustavo Sontag
Heitor Pinheiro Rangel
Hilda Bueno
João Vitor Ribeiro Lipert
João Vitor Tanovich Pes
Keyla Almeida Trevisan
Leonardo da Silva Martins
Letícia Catarina Morelatto
Natália Kober Medeiros
Neosane Schlemmer
Nycolas Tasca da Silva
Pâmela Santos da Mota
Raquel Michels Ilha
Rochelle Oliveira
Sthefany Andrade Rosa
Tascieli Feltrin
Thainá Zeilmann Machado
Vitoria Carolini Ferraz Oliveira
Vitoria Serafini

Contato

E-mail: eventos.letras@ufsm.br

Localização

Universidade Federal de Santa Maria

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul

Realização
Apoiadores