No contexto curricular do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSM, a experiência de iniciação à pesquisa se desenvolve nas disciplinas Teorias Aplicadas em Comunicação I e II. Essas disciplinas correspondem ao desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de curso, e nelas os alunos tem a oportunidade de desenvolver competências básicas de pesquisa, considerando o Jornalismo como campo de investigação científica particular.
O desenvolvimento destas disciplinas está orientado pelas definições que seguem:
1) a matrícula em Teorias Aplicadas em Comunicação I está condicionada a conclusão, com aproveitamento de frequência e notas, nas disciplinas Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação I e II. Nelas, os alunos serão apresentados às teorias e aos métodos de pesquisa em comunicação e, de modo particular, aos referências da pesquisa em Jornalismo. Também serão aproximados das linhas de pesquisa desenvolvidas no Departamento de Comunicação pelo corpo docente dos Cursos de Comunicação;
2) o acadêmico deverá desenvolver, na disciplina de Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação II, um projeto de pesquisa em Jornalismo – de caráter teórico ou experimental – detalhando prioritariamente o objeto, o problema, o método e o referencial teórico a ser mobilizado;
3) a oferta da disciplina Teorias Aplicadas em Comunicação I será nominal a cada professor orientador, sendo reservado o número de matrículas e orientações a 05 (cinco) vagas por docente;
4) a oferta da disciplina de Teorias Aplicadas em Comunicação II seguirá a sistemática da disciplina Teorias Aplicadas em Comunicação I, entretanto a orientação será individualizada e a avaliação será mediante apresentação de monografia, resultante de projeto de pesquisa ou experimental;
5) a disciplina Teorias Aplicadas em Comunicação I totaliza 60 horas e constitui pré-requisito obrigatório para a matrícula em Teorias Aplicadas em Comunicação II. A disciplina Teorias Aplicadas em Comunicação II totaliza 210 horas e se refere à elaboração de uma monografia ou projeto experimental orientados por um professor, constituindo requisito obrigatório para a obtenção do diploma;
6) para a matrícula e a conclusão da disciplina Teorias Aplicadas em Comunicação II deverão ser observadas as normas específicas presentes no PPC do Curso.
A regulamentação de trabalho de conclusão de curso está estabelecida pelo Projeto Pedagógico do Curso e obedece a legislação vigente. As regras de Trabalho de Conclusão de Curso constantes do PPC do Curso de Jornalismo preveem as formas de apresentação dos TCCs e suas regras gerais de funcionamento (métodos de avaliação, entre outros): estão previstas duas modalidades de TCC, quer sejam, a monografia ou o projeto experimental.
DEFESA DE TCC/PROJETOS EXPERIMENTAIS
Orientações gerais:
A defesa de TCC poderá ser realizada de forma presencial ou ocorrer em plataforma online. A plataforma deverá ser escolhida pelo orientador em comum acordo com o orientando e membros da banca.
Recomenda-se que a sessão de defesa tenha, aproximadamente, 1 hora de duração. Sendo entre 15 a 20 minutos o tempo dedicado ao acadêmico para realizar a apresentação do trabalho, e o restante para arguição da banca e demais ritualidades como preenchimento e leitura da Ata.
É responsabilidade dos estudantes e dos orientadores comunicar a coordenação do curso sobre a realização da Defesa do TCC.
No mínimo, com 7 dias de antecedência da data de defesa, deve-se enviar por email (coordenacaojn@ufsm.br) as informações da banca de defesa: nome do acadêmico; matrícula; título do trabalho; modalidade (monografia ou projeto experimental); data, hora e plataforma. Em anexo ao email, deve constar cópia do TCC. A partir destes documentos, o discente é considerado apto para realização da defesa de TCC. Os dados da defesa serão publicada no site, visto seu caráter público.
A) Calendário de defesas:
– Caberá à coordenação do curso a publicação dos dados enviados pelos estudantes e/ou orientadores no portal do curso.
– O Calendário de Defesas pode ser acessado no Portal do curso em: MENU > ESTRUTURA > CALENDÁRIO DE DEFESAS.
– FORMULÁRIO ATUALIZADO PARA AGENDAR SUA BANCA – NO LINK
B) Após a defesa do TCC ou Projeto Experimental
Havendo aprovação na defesa do TCC, o acadêmico terá prazo (entre 7 a 20 dias a ser definido no ato da banca de defesa), para efetuar as alterações/correções necessárias ao trabalho. Todas as alterações devem estar em acordo com o professor orientador.
Após a realização das alterações/correções da monografia/projeto experimental é responsabilidade do discente enviar uma cópia (em formato PDF) da versão final do TCC e do produto final (se Projeto Experimental) para a secretaria do DAACOM e para a Coordenação do Curso (conforme trâmite demonstrado abaixo). No caso do arquivo estender o limite do email, enviar o link de depósito da monografia/relatório.
Juntamente com a cópia da versão final do TCC deve ser enviada a Autorização para publicação do TCC no Repositório Institucional – Manancial, conforme trâmite para autorizar publicação de TCC (descrito abaixo).
A partir do recebimento da versão final do TCC e Autorização para publicação, a Coordenação de curso irá verificar a integralização curricular e as condições para diplomação do acadêmico: conclusão de curso.
C) Atenção aos trâmites:
****Fique atento às regras de TCC (nos anexos)
1. Trâmite da ata de Defesa de TCC
Orientador (a).
-
Faça download da formulário de Ata de Defesa de TCC (no anexo)
-
Preencha editando o *.doc / Salve em formato *.PDF – não pode ser preenchido e nem assinado à mão.
-
Envie para a secretaria daacom.ccsh@ufsm.br solicitando o processo de homologação digital / PEN-SIE.
-
O Secretário tramitará via PEN-SIE para assinatura do presidente da banca (orientador) que após assinar eletronicamente devolverá para os trâmites de arquivamento, os membros da banca NÃO assinam a ata, somente receberão o processo (um link em seu e-mail) para conferir a ata anexada e baixar o atestado de participação em banca.*