O PPC do Curso de Comunicação Social – Jornalismo organiza sua estrutura curricular a partir da distribuição dos conteúdos curriculares em seis eixos específicos para a formação de jornalistas. Os eixos de Fundamentação Humanística e Contextual integram o Núcleo de Estruturação e os eixos de Fundamentação Específica, Formação Profissional, Aplicação Processual e Prática Laboratorial integram o Núcleo de Formação. O Núcleo Complementar abrange as Disciplinas Complementares de Graduação (DCG) e as Atividades Complementares de Graduação (ACG).
Eixo de Fundamentação Humanística, cujo objetivo é capacitar o jornalista para exercer a sua função intelectual de produtor e difusor de informações e conhecimentos de interesse para a cidadania, privilegiando a realidade brasileira, como formação histórica, estrutura jurídica e instituições políticas contemporâneas, dentro outros aspectos relevantes. Disciplinas que contemplam este eixo: Leitura e Produção Textual I; Leitura e Produção Textual II; História da Comunicação; Estética, Imagem e Comunicação; Comunicação e Cultura; Pesquisa de Opinião Pública; Comunicação e Cidadania; e Mídia e Práticas de Consumo.
Eixo de Fundamentação Contextual, que tem por escopo embasar o conhecimento das teorias da comunicação, teorias da linguagem, o campo da pesquisa e metodologias aplicadas à comunicação, informação e cibercultura, em suas dimensões filosóficas, políticas, psicológicas e socioculturais. Disciplinas que contemplam este eixo: Teoria e Método da Pesquisa em Comunicação I e II; Comunicação e Mídias Digitais; Teorias da Comunicação; Semiótica da Comunicação; Sociologia da Comunicação; Comunicação Integrada; e Economia Política da Comunicação.
Eixo de Fundamentação Específica, cuja função é proporcionar ao jornalista clareza conceitual e visão crítica sobre a especificidade de sua profissão, tais como: fundamentos históricos, teóricos, taxonômicos, éticos, epistemológicos; ordenamento jurídico e deontológico; instituições, pensadores e obras canônicas; manifestações públicas, industriais e comunitárias; os instrumentos de autoregulação; observação crítica; análise comparada; revisão da pesquisa científica sobre os paradigmas hegemônicos e as tendências emergentes. Disciplinas que contemplam este eixo: Introdução ao Jornalismo; Teoria do Jornalismo; Ética no Jornalismo; e Teorias Aplicadas em Comunicação I e II.
Eixo de Formação Profissional, que objetiva fundamentar o conhecimento teórico e prático, familiarizando os estudantes com os processos de gestão, produção, métodos e técnicas de apuração, redação e edição jornalística, possibilitando-lhes investigar os acontecimentos relatados pelas fontes, bem como capacitá-los a exercer a crítica e a prática redacional em língua portuguesa, de acordo com os gêneros e os formatos jornalísticos instituídos, as inovações tecnológicas, retóricas e argumentativas. Disciplinas que contemplam este eixo: Entrevista; Fotojornalismo; Produção em Audiovisual; e Planejamento Gráfico.
Eixo de aplicação processual, cujo objetivo é o de fornecer ao jornalista ferramentas técnicas e metodológicas, de modo que possa efetuar coberturas em diferentes suportes: jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo digital, assessorias de imprensa e outras demandas do mercado de trabalho. Disciplinas que contemplam este eixo: Jornalismo Impresso I; Radiojornalismo I; Telejornalismo I; e Jornalismo Digital I.
Eixo de Prática Laboratorial, que tem por objetivo adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades inerentes à profissão a partir da aplicação de informações e valores. Disciplinas que contemplam este eixo: Jornalismo Impresso II e III; Radiojornalismo II e III; Telejornalismo II; Jornalismo Digital II e III; Documentário; e Estágio Curricular Supervisionado I e II.