O Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSM existe desde 1971, tendo passado por modificações que acompanharam a história da Universidade e da Educação Superior no Brasil. No momento de sua instituição, foi organizado como uma habilitação do Curso de Comunicação Social – junto com outras, como Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Rádio e Televisão. Desde 2010, a partir da adesão ao Reuni, as antigas habilitações foram extintas e transformadas em Cursos independentes: atualmente, o conjunto de Cursos atrelados à Comunicação Social são: Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.
Em 2013 foi efetivada uma reforma curricular, resultado das demandas de atualização do Curso e considerando a aprovação, no mesmo ano, das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Jornalismo. A revisão curricular foi estruturada nas necessidades manifestas pelos discentes, docentes e TAEs nas Avaliações de Curso.
Atualmente, o Curso conta com uma carga horária total de 3015 horas, das quais 2595 horas de disciplinas obrigatórias, 240 horas de disciplinas complementares, e 180 horas de atividades complementares. A carga horária obrigatória (2595 horas) está assim distribuída: 945 horas de conteúdos do Núcleo de Estruturação em Jornalismo, onde estão centradas as discussões mais amplas das Ciências da Comunicação, e 1650 horas de conteúdos do Núcleo de Formação em Jornalismo, onde estão centradas as discussões sobre as Teorias do Jornalismo e as práticas profissionais. O Estágio Curricular Obrigatório é parte do Núcleo de Formação em Jornalismo e corresponde a um total de 240 horas
São ofertadas, anualmente, 30 vagas de graduação – conforme editais de ingresso, reingresso e transferência, respeitadas as normas vigentes na UFSM, respaldadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Apoio Administrativo: TAE Danier Maciel
Email: coordenacaojn@ufsm.br
Cidade Universitária – Prédio 21 – Sala 5237
Fone 3220-8811