TIRE SUAS DÚVIDAS E VEJA A PRÉVIA DA OFERTA DE DISCIPLINAS 2022/2
Olá!! Confira informações importantes sobre o semestre letivo de 2022/2.
Orientações sobre Matrículas para o 2º semestre de 2022.
Prezados alunos,
Fiquem atentos ao calendário acadêmico: https://www.ufsm.br/app/uploads/2022/02/Calendrio-Acadmico-UFSM-2022-APROVADO-na-971-Sesso-Retificado-em-08.07.22.pdf
Matrícula Curricular (disciplinas do curso): São três períodos em que o aluno deve ficar atento.
– Matrículas em disciplinas do curso (curriculares);
– Matrículas em disciplinas de outros cursos (extracurriculares) e;
– Trancamentos (totais e parciais).
31/08/2022 a 03/09/2022. MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO pelo Portal do Aluno: Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação presencial e veteranos da pós-graduação presencial referente ao 2º semestre letivo de 2022.
31/08/2022 a 14/10/2022. TRANCAMENTO TOTAL: Período para solicitação de trancamento total do semestre, via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2022, para alunos dos cursos de graduação, modalidade presencial.
05/09/2022 Segunda-feira – MATRÍCULA – PROCESSAMENTO: Data prevista para o processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referentes ao 2º semestre letivo de 2022
05/09/2022 e 06/09/2022. MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO DE AJUSTE pelo Portal do Aluno: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, via Portal do DERCA, referente ao 2º semestre letivo de 2022.
06/09/2022 – MATRÍCULA – PROCESSAMENTO: Data prevista para o processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de ajuste dos alunos da graduação e pós-graduação, referentes ao 2º semestre letivo de 2022.
12/09/2022 – Segunda-feira – AULAS – INÍCIO: Início das aulas do 2º semestre letivo de 2022 de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.
12/09/2022 a 16/09/2022 – MATRÍCULA – AJUSTE FEITO PELAS COORDENAÇÕES DE CURSO: Período para
os alunos de Graduação e Pós-Graduação solicitarem ajuste de matrícula e período
para as Coordenações de Curso lançarem as alterações no sistema SIE, referente ao
2º semestre letivo de 2022
21/09/2022 e 22/09/2022 – MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – SOLICITAÇÃO pelo Portal do Aluno: Período para solicitação via Portal do Aluno de matrícula em disciplinas ofertadas por outros cursos, referente ao 2º semestre letivo de 2022. As matrículas extracurriculares solicitadas pelo Portal do Aluno serão processadas conforme a Instrução Normativa nº 01/2021/PROGRAD. A adesão ao sistema de oferta de extracurriculares pelo Portal do Aluno é prerrogativa das Coordenações de Curso.
19/09/2022 a 21/09/2022. MATRÍCULA – PROCESSAMENTO: Período previsto para o processamento no sistema SIE da UFSM, das solicitações de matrícula extracurricular, referente ao 2º semestre letivo de 2022.
23/09/2022 a 14/10/2022 – TRANCAMENTO PARCIAL: Período para solicitação de trancamento parcial (disciplinas) à Coordenação de Curso e sua efetivação no sistema SIE da UFSM, referente ao 2º semestre letivo de 2022, para alunos dos cursos de graduação e pósgraduação, da modalidade presencial.
04/02/2023 – AULAS – TÉRMINO: Fim das aulas do 2º semestre letivo de 2022.
06/02/2023 a 11/02/2023 – SEMANA DE AVALIAÇÕES FINAIS (EXAMES): Período para as avaliações finais dos Cursos de Graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2022, modalidades presencial e EaD.
Fiquem atentos:
a) Sobre pré-requisitos – Os cursos poderão quebrar pré-requisitos para melhor atender suas demandas;
b) Sobre integralização de disciplinas de 2020.1 – Orienta-se que aluno solicite matrícula nova nas disciplinas em que ficou pendente. Entre em contato com o docente via e-mail para ele (a), com cópia à coordenação, no prazo de até uma semana, a partir do início das aulas. O docente avaliará a situação e em caso de concordância irá estabelecer o cronograma de recuperação de atividades e a conclusão da disciplina.
c) As aulas serão, em sua maioria, PRESENCIAIS. Algumas disciplinas serão no formato de EAD – ver tabela de disciplina. Os locais das aulas ainda serão informados (assim que o CCSH defini-los);
d) Não é possível se matricular nas disciplinas EAD e presencial ofertadas no mesmo horário. É preciso optar por uma ou outra;
e) As orientações de TCC ocorrerão conforme acordo entre professor e aluno. Como acharem melhor (Ead ou presencial);
f) A disciplina de Fotojornalismo será ofertada com duas turmas. São 64 vagas possíveis.
g)A disciplina de Planejamento Gráfico será ofertada com três turmas (20 vagas, cada, pois temos laboratório com 20 máquinas). (só para o curso de Jornalismo)
h) Sobre serviços institucionais (RU, Biblioteca, etc), acompanhem o site e redes sociais da UFSM;
i) Solicitação de matrícula NÃO É matrícula certa! Após a solicitação e o ajuste haverá *processamento* da solicitação de matrícula, ou seja, o sistema dará um retorno sobre os pedidos de matrícula. Então fiquem atentos a isso. Só com o *comprovante de matrícula* é possível confirmar as vagas em disciplinas. Sempre que tiverem dúvidas consultem o *calendário letivo da UFSM*
j) Ead não é REDE/UFSM. Isso significa que você deve ficar atento à resolução a respeito. https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/instrucoes-normativas-prograd/
l) Sobre a cobrança de presença na aula. Nas disciplinas presenciais será cobrada presença em sala de aula. Nas disciplinas com carga horária EAD, não há reprovação por frequência e os estudantes terão seu aproveitamento validado pela realização das atividades, vide link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/resolucao-ufsm-n-079-2022/
m) Aceite de solicitação de matrícula – É responsabilidade do estudante verificar se as solicitações de matrícula e seus ajustes foram aceitas pelo sistema, consultando o Histórico Escolar ou a grade de horários do semestre. É preciso atentar para as datas de processamento de matrícula web, em especial, no período de ajuste. Os processamentos de matrícula são realizados pelo Derca.
n) Matrículas negadas no portalpor saldo de vaga, em disciplinas obrigatórias do curso, devem contatar a coordenação via e-mail (coordenacaojn@ufsm.br) informando nome, número de matrícula e disciplina.