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Tutorial para aproveitamento e dispensa de disciplinas

Tutorial de dispensa

Para acessar o tutorial para solicitação de aproveitamento e dispensa de disciplinas no Portal do Aluno em PDF, clique aqui. Se deseja a versão em vídeo, clique aqui.

 

Observações importantes

 Como devo proceder para realizar dispensa/aproveitamento de disciplinas?

O sistema virtual de dispensa de disciplina de graduação está disponível no portal do aluno na aba “ALTERAÇÃO CURRICULAR” e pode ser usado por acadêmicos interessados em solicitar a dispensa de disciplinas cursadas em cursos de mesmo nível ou de nível superior, internos ou externos à UFSM. Acesse o manual clicando aqui para saber como solicitar a dispensa via portal do aluno.

ATENÇÃO

  • As coordenações de curso devem acompanhar os pedidos de dispensa de disciplinas, por meio de suas caixas postais individuais, no sistema Web da UFSM.
  • A implementação da dispensa de disciplinas de graduação por autodidatismo no ambiente virtual encontra-se em fase final de desenvolvimento. Portanto, continuam sendo solicitadas e processadas pelo método até agora utilizado. 
  • A resolução sobre os processos de dispensa de disciplinas de graduação, autodidatismo e outras formas pode ser vista no link a seguir. Resolução N. 025.2017 – DISPENSA DE DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO

 

Como os autodidatas podem requerer aproveitamento de seus estudos?

De acordo com a Instrução Normativa nº 01/2013, os autodidatas interessados na obtenção de aproveitamento de estudos que apresentarem conhecimentos adquiridos por prática sistemática, a exemplo de proficiência em línguas – informática e/ou outros conteúdos, poderão solicitar avaliação específica, aplicada por Banca Examinadora, especialmente designada para esse fim. Cabe ao departamento no qual estiver(em) lotada(s) a(s) disciplina(s) definir a banca examinadora mediante requerimento do interessado. A decisão avaliativa da banca examinadora, atestando o aproveitamento de estudos, será encaminhada pelo Departamento Didático à PROGRAD, PRPGP ou à Coordenadoria de Ensino Médio, conforme o caso, para o devido registro no histórico escolar do aluno.

ATENÇÃO

  • O deferimento/indeferimento da solicitação de dispensa de disciplinas da graduação é prerrogativa de cada Curso;
  • Quando se tratar de documentos oriundos de instituições estrangeiras, os mesmos deverão estar acompanhados das respectivas traduções oficiais, bem como da forma de avaliação (nota/conceito) utilizada naquelas instituições;
  • Em caso de disciplinas em que os alunos já estejam matriculados antes do pedido de dispensa, orienta-se que, enquanto não for lançado no sistema o aproveitamento/dispensa, o aluno deverá cursar normalmente a disciplina;
  • Somente constará no histórico escolar a nota da disciplina dispensada se o código e a nomenclatura da disciplina cursada for idêntico, caso contrário, constará “dispensado/aproveitamento sem nota”;
  • No caso da dispensa por autodidatismo, é importante o preenchimento correto do formulário: número de matrícula e nome do aluno, código e nome do curso, código e nome da disciplina a ser dispensada e, em determinados casos, carga horária a ser lançada.