A Exposição “os Metais do LASCA : Fragmentos da História do Rio Grande do Sul através da cultura material” traz ao público uma pequena parte do acervo em metal do Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas. Este acervo é o resultado de diversas atividades de escavação e coleta arqueológica ao longo dos 40 anos de existência de projetos de Arqueologia na UFSM.
Os sítios arqueológicos são vestígios do passado, em qualquer tempo, no qual a abordagem de investigação é o estudo da cultura material e das alterações que as sociedades fazem sobre a paisagem e o território. Não existe um “limite” temporal para um objeto ser arqueológico, por isso temos especialidades como arqueologia urbana, industrial, ou dos regimes de exceção. No caso desta exposição, os sítios arqueológicos são provenientes das cidades de São Martinho da Serra, de Alegrete e de Quaraí. Em termos temporais, o Forte de San Martin (na atual cidade de São Martinho da Serra) data do século XVIII, ao passo que a Estância do 28 (Alegrete) e Estância Velha do Jarau (Quaraí) possuem cronologias do final do século XIX e início do XX.
A proposta desta exposição é, além de apresentar os objetos arqueológicos, tentar contextualizar seus usos, origens, usos e funções, além de problematizar o tipo humano que habitava o território no passado recente. Talvez alguns objetos aqui expostos sejam mais óbvios que alguns outros. Nosso objetivo é apontar o diálogo entre a sociedade que produziu os objetos e sua materialidade.