Nos dias 9, 11 e 13 de novembro de 2024, os cursos de Geografia (Graduação e Pós-graduação) em parceria com o Projeto Comunicação de Proximidade do Jornalismo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) conduziu uma série de oficinas extensionistas. As atividades foram realizadas na EMEF Santo Antônio, localizada na Linha dos Pomeranos, e na EMCM Santos Dumont, na vila Caiçara em Agudo, RS; e na EMEF Santos Anjos, em Faxinal do Soturno.
As atividades, voltadas para a divulgação científica e educação ambiental, contaram com diversas oficinas educativas, incluindo: “As mudanças climáticas em mapas: sequência didática para a Quarta Colônia/RS”, “Entendendo conceitos básicos de Hidrogeologia utilizando modelos de baixo custo”, “Experimentoteca em solos”, “Oficina de Fotografia Básica”, “Oficina sobre Desinformação Climática” e “Processo de ensino-aprendizagem de prevenção de enchentes e preservação da natureza na Quarta Colônia”.
Os projetos “Geografar a Quarta Colônia” e “Memorar QC” mobilizaram mais de 10 docentes da UFSM, além de 45 estudantes de graduação e pós-graduação, que atuaram em atividades didáticas e interativas com quase 100 alunos da educação básica da região. Essa ampla colaboração entre docentes, universitários e estudantes da comunidade local contribuiu para criar um ambiente de aprendizado prático e inclusivo, onde foram exploradas questões como mudanças climáticas e sustentabilidade, adaptadas à realidade e aos desafios enfrentados pela Quarta Colônia.
A realização dessas atividades é um exemplo da importância da extensão universitária para o fortalecimento do vínculo entre academia e comunidade, promovendo uma educação ambiental crítica e participativa que ajuda a comunidade local a conhecer melhor a região da Quarta Colônia. Ao abordar questões como mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos e prevenção de enchentes, essas oficinas contribuem significativamente para o desenvolvimento sustentável e para a formação de uma sociedade mais informada e preparada para os desafios climáticos do futuro.