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Objetivo do Curso

CURSO DE GEOGRAFIA – BACHARELADO 

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 Perfil do Profissional

O Curso de Geografia Bacharelado da UFSM tem como objetivo fundamental oferecer uma formação condizente com a atuação do bacharel em Geografia, para que ele possa desempenhar sua profissão com eficiência e espírito crítico, atuando como técnico e pesquisador responsável por diagnósticos e prognósticos do espaço geográfico, visando os planejamentos geral e regional, bem como elaboração de propostas para minimizar as desigualdades e desequilíbrios socioeconômico-ambientais.

Como produtores técnicos devem fornecer ao gestor, tanto da iniciativa pública como privada, os instrumentos para promover a integração do homem com o poder econômico, tentando compatibilizar a sustentabilidade e a qualidade de vida com a preservação dos recursos naturais.

Com esse perfil profissional, pode integrar equipes de serviços nas empresas e instituições, em consultorias especializadas nos campos das análises, planejamentos e gestão sobre a ordenação do território, urbanismo, do meio ambiente, desenvolvimento local e regional, Sistemas de Informações Geográficas e Cartografia, bem como funcionário e profissional contratado nas diferentes administrações públicas, organismos autônomos e ONGs, em diferentes serviços destinados a programas de desenvolvimento, urbanismo, meio ambiente, ordenação territorial, transportes e comunicação, entre outros.

As atribuições do geógrafo constam da Lei Federal nº 6.664/79

 Objetivos Específicos do Curso

Para dotar o corpo discente de embasamento intelectual e de instrumentalização compatíveis com a qualificação profissional do bacharel, com as exigências do mercado, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Geografia e com as proposições do Projeto Político-Pedagógico da UFSM, no que se refere à formação acadêmica e humanística dos egressos da Instituição, o Curso de Geografia apresenta como objetivos específicos:

-Compreender o processo histórico da produção do conhecimento científico e suas relações com os aspectos de ordem política, cultural, social, ética e econômica;

-Conhecer as principais correntes teóricas do pensamento científico e filosófico que influenciaram e marcaram a evolução da Ciência Geográfica;

-Perceber e refletir sobre a peculiaridade da Ciência Geográfica ser dotada de métodos e procedimentos provenientes, tanto das Ciências Humanas, quanto das Ciências Naturais, e que sejam capazes de estabelecer relações entre sociedade e natureza a partir de uma compreensão integrada e multidisciplinar dos fenômenos e processos com os quais a Geografia se envolve;

-Reconhecer e compreender as distintas categorias de análises do processo de construção da Ciência Geográfica, particularmente daquelas que envolvem a organização do espaço em todas as suas dimensões e perspectivas;

-Demonstrar capacidade de apreensão e domínio do instrumental técnico necessário para a execução do(s) método(s) geográfico(s), para intervir no espaço geográfico;

-Analisar as relações ambientais e a inter-relação homem/ natureza e os conflitos dela derivados e

-Desenvolver, ao longo do curso, uma consciência ética e humanística, habilitando o profissional a atender os objetivos da sociedade.

-Desenvolver uma metodologia científica na realização das atividades de planejar, executar, e avaliar o processo de organização e reorganização espacial, habilitando-o aos debates com a comunidade científica e a sociedade em geral. 

Competências do Bacharel em Geografia

No exercício de sua profissão, é de competência do Bacharel em Geografia:

– Avaliar a utilização dos recursos naturais, bem como os impactos ambientais decorrentes de seu uso e manejo, propor medidas de contenção, correção ou controle da degradação ambiental e assessorar órgãos, empresas e instituições na elaboração e implementação de políticas e projetos ambientais e/ou territoriais;

– Propor, planejar, executar e coordenar projetos e programas e políticas ambientais;

– Propor, planejar e executar projetos de turismo;

– Planejar a utilização de uma linguagem científica na solução de um problema geográfico;

– Elaborar e avaliar mapas temáticos, representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos.

– Desenvolver investigações científicas sobre os aspectos socioeconômicos, políticos e ambientais e os processos deles resultantes;

– Delimitar e caracterizar regiões e sub-regiões geográficas naturais e zonas geoeconômicas, para fins de planejamento e organização físico-espacial;

– Elaborar mapeamentos geo-humanos, com vista ao planejamento geral e regional;

– Analisar e elaborar estudos e planejamento das bases físicas e geoeconômicas das áreas urbanas, agrárias e regionais;

– Desenvolver, executar atividades ligadas ao cadastro urbano e rural;

– Delimitar a divisão administrativa da União, dos Estados, dos Territórios e Municípios;

– Analisar e interpretar as condições hidrológicas das bacias fluviais;

– Realizar estudos da estruturação ou reestruturação dos sistemas de circulação viária, de transportes e de revitalização de áreas centrais urbanas;

– Exercer atividades de coordenação de projetos e consultorias na área de Geografia;

 

CURSO DE GEOGRAFIA – LICENCIATURA PLENA 

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 Perfil do Profissional

O Curso de Licenciatura Plena em Geografia da UFSM tem como objetivo fundamental oferecer uma formação condizente com a atuação do licenciado em Geografia, para que este possa desempenhar sua profissão com sucesso, eficiência e espírito crítico, atuando na área de ensino e de pesquisa, como professor e pesquisador da Educação Básica. Busca, também, oferecer conhecimentos visando o domínio dos fundamentos didático–pedagógicos para ações que envolvam atividades, como a elaboração de projetos de ensino e de pesquisa, preparação, acompanhamento e avaliação de atividades pedagógicas e/ou das práticas educativas.

 Objetivos Específicos

Para dotar o corpo discente de embasamento intelectual e de instrumentalização compatíveis com a qualificação profissional do licenciado, com as exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia para o Ensino Fundamental e Médio e com proposições do Projeto Político-Pedagógico da UFSM no que se refere à formação acadêmica e humanística dos egressos da Instituição, o Curso de Geografia – Licenciatura Plena tem como objetivos específicos:

– Integrar as dimensões políticas, social, econômica, cultural, psicológica e pedagógica, considerando as diversas relações no processo de ensino-aprendizagem em Geografia e as experiências vividas nos ambientes escolares.

– Habilitar o Licenciado em Geografia para atuação nos dois níveis da Educação Básica, integrando-se às novas diretrizes indicadas ao Ensino;

– Proporcionar a formação de um profissional socialmente responsável, preocupado e comprometido com a melhoria das condições de vida da população brasileira, através do desenvolvimento de habilidades individuais, conceituais, metodológica e técnicas, proporcionando-lhe o pleno desenvolvimento como ser humano;

– Desenvolver uma metodologia científica na realização das atividades de planejar, executar e avaliar o processo de organização e reorganização espacial, habilitando-o aos debates com a comunidade científica e a sociedade em geral ; e

– Desenvolver ao longo do Curso uma consciência ética e humanística habilitando o profissional a atender os objetivos da sociedade.

Competências do Licenciado em Geografia

– Exercer atividades de docência do Ensino Fundamental e Médio.

– Participar de forma integrada, em equipes multidisciplinares e nos programas de educação em ambiente escolar, de sistema de ensino e de comunidade.

– Desenvolver metodologia científica na realização das atividades de planejar, executar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem.