A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Tem como finalidade promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas.
Existem duas categorias de monitores: a dos bolsistas, que terão uma retribuição financeira, sob forma de bolsa no decorrer do semestre de ocorrência da disciplina à qual o aluno exerce a atividade de monitor, e a dos voluntários ou não-subsidiados, que não terão nenhuma compensação financeira pelo exercício de monitoria, mas ambas com mesmo valor de aprendizagem e de valoração como atividade complementar de graduação.
As seguintes normas regem as atividades de monitoria tanto na UFSM quanto no âmbito do Curso de Geografia, além das fichas de inscrição no programa.
A Resolução 007/2000, em seu Art. 5°, é clara ao colocar que só poderão participar da modalidade de monitores não-subsidiados os alunos que não possuírem qualquer bolsa de pesquisa de iniciação científica, seja fomentada pela UFSM, seja por órgãos de pesquisa estadual ou nacional.