VIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE FÍSICA
A Bolsa de Formação Estudantil é destinada a auxiliar a participação acadêmica em eventos (seminários, simpósios, congressos, entre outros) fora de Santa Maria – RS, no qual o(a) discente irá participar com apresentação de trabalho.
Assim, a principal finalidade é proporcionar uma ajuda de custo ao(à) discente, limitada à disponibilidade de recurso orçamentário do curso ao qual o discente está vinculado.
Nesse sentido, visando organizar a distribuição dos recursos orçamentários voltados à bolsa de formação estudantil da melhor forma, no início de cada ano letivo, a coordenação do curso de Física envia um e-mail a todos(as) os(as) discentes, de modo que aqueles(as) que irão participar, ao longo do ano, de um ou mais eventos com apresentação de trabalho, estejam preenchendo uma planilha com os dados solicitados.
A partir dos dados listados na planilha, e considerando a disponibilidade de recurso orçamentário do curso para essa finalidade, o colegiado do curso de Física define o valor de auxílio para cada solicitação, visando atender a todos os pedidos da melhor forma.
Assim, se você irá participar, ao longo de 2025, de um ou mais eventos com apresentação de trabalho, fora de Santa Maria – RS, e gostaria de solicitar essa bolsa, esteja atento ao e-mail enviado no início do ano letivo, entre março e abril.
VIA PRAE
Outra possibilidade de Bolsa de Formação Estudantil é a partir de editais específicos publicados próximo ao início de cada semestre letivo pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A página de editais pode ser acessada clicando aqui.
Nesse caso, essas bolsas são destinadas especificamente a discentes com Benefício Socioeconômico (BSE) ativo.
No caso de o(a) discente já ter solicitado, via coordenação do curso de Física, a bolsa de formação estudantil para a participação em um evento, não será possível solicitar a bolsa para esse mesmo evento via PRAE, e vice-versa.