Baseado no Memorando Circular 003/2020 – COPA/PROGRAD
1) Informações e Orientações Gerais sobre o REDE
- Orientações Pró-Reitoria de Graduação, clique aqui.
- Cartilha/Resumo sobre o REDE, clique aqui.
- Perguntas frequentes , clique aqui.
2) Conceitos aplicáveis do Guia Acadêmico (para acesso ao Guia Acadêmico completo, clique aqui)
SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA PELO PORTAL DO ALUNO
- A solicitação de matrícula dos alunos veteranos de graduação.
- O processo de solicitação de matrícula é a manifestação formal do aluno do seu interesse em cursar as disciplinas que solicitar.
- Em prazo específico, há o processamento da solicitação por parte do DERCA e, depois disso, o aluno deve conferir se o seu pedido de matrícula foi aceito.
- O aluno é o responsável pela solicitação de sua matrícula pelo Portal do Aluno pela conferência do seu processamento para a efetivação do pedido de matrícula. Caso o pedido de matrícula não seja processado corretamente, cabe ao aluno procurar a Coordenação do Curso para informar o ocorrido e, se necessário, ajustar a matrícula no período estipulado no calendário acadêmico vigente.
- No semestre de ingresso dos alunos de graduação aprovados no Processo Seletivo SISU, eles não solicitam disciplinas via Portal do Aluno, sendo essa PRIMEIRA MATRÍCULA efetivada automaticamente pelo DERCA, em todas as disciplinas do primeiro período do Curso.
PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA
- O processamento das solicitações de matrícula da graduação é feito pelo DERCA.
- Ao processar os pedidos, o sistema considerará, neste 2º semestre de 2020, vagas disponíveis nas turmas, conflito de horário e carga horária máxima permitida no semestre.
- A conferência no Portal do Aluno do processamento dos pedidos de matrícula e a busca pelo ajuste de disciplinas, se necessário, é de responsabilidade do aluno.
- Os prazos para o processamento dos pedidos de matrícula e o para e seu ajuste de matrícula estão previstos no calendário acadêmico vigente.
SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EXTRACURRICULAR
- A matrícula extracurricular é o vínculo do aluno com uma disciplina não pertencente ao seu currículo, ou seja, ofertada por outro Curso de Graduação.
- Para o aluno Cursar disciplinas em outro Curso, a sua Coordenação de origem deve estar ciente e intermediar o pedido de matrícula no outro Curso.
- O aluno deverá verificar quais disciplinas gostaria de cursar no semestre, agrupar todas as disciplinas de um mesmo Curso em um pedido e enviar um e-mail a sua Coordenação de Curso com o seu NOME COMPLETO, NÚMERO DE MATRÍCULA, CURSO DE INTERESSE E TODOS OS NOMES E CÓDIGOS DAS DISCIPLINAS QUE PRETENDE CURSAR. A sua Coordenação de Curso avaliará o pedido e, se aprová-lo, encaminhará à Coordenação que está ofertando as disciplinas, para análise e efetivação da matrícula, se for aceita.
- Tendo em vista que os e-mails são encaminhados entre as Coordenações, o aluno que pretender matrícula em cursos diferentes deverá mandar mais de um e-mail a sua Coordenação, sempre agrupando as disciplinas de interesse por curso em um único e-mail, para permitir o encaminhamento correto dos e-mails às Coordenações competentes.
TRANCAMENTO TOTAL DO SEMESTRE
- O Trancamento Total de matrícula é o mecanismo que assegura ao aluno o direito de manutenção do vínculo existente com a UFSM, permitindo-lhe o afastamento das atividades discentes, pelo período de um semestre letivo, sendo regulado pelo Projeto Pedagógico de Curso – PPC o número de vezes que esta modalidade de vínculo pode ser utilizada pelo aluno.
- A solicitação de Trancamento Total do semestre é feita pelo Portal do Aluno e estará disponível para o 2º/2020 apenas no período definido no calendário acadêmico vigente.
- É possível reverter o Trancamento Total, Pelo Portal do Aluno até a data-limite de ajuste de matrícula previsa no calendário acadêmico 2º/2020. O aluno que trancar o semestre no 2º semestre letivo de 2020, poderá reverter esse pedido pelo Portal do Aluno e deverá solicitar matricula em disciplinas no período de ajuste para ficar em situação de “aluno regular”.
- A validade do Trancamento Total é de 1 semestre e, desejando trancar o Curso por mais tempo, o aluno deverá solicitar novos trancamentos a cada semestre, nos prazos definidos nos calendários acadêmicos vigentes, os quais serão efetivados, se respeitado o número máximo de trancamentos previstos no Plano Pedagógico do Curso.
TRANCAMENTO PARCIAL
- O Trancamento Parcial refere-se às disciplinas do semestre. Os alunos dos cursos de graduação presencial que desistirem de cursar alguma disciplina, após encerrados os prazos de ajuste de matrícula, quando podem excluir/incluir disciplinas, poderão solicitar o Trancamento Parcial de cada disciplina que não desejarem mais cursar no semestre corrente.
- O prazo para a solicitação de trancamento parcial de disciplina está previsto no calendário acadêmico vigente.
SOD (SEM OFERTA DE DISCIPLINA)
- A situação Sem Oferta de Disciplina – SOD é uma formalidade administrativa para casos em que não há disciplinas a serem cursadas por determinado aluno em dado ano e semestre.
- Todos os alunos com Benefício Socioeconômico – BSE que não realizarem o REDE deverão ser matriculados em SOD, em face das restrições de trancamento relativas à BSE.
- O lançamento de SOD se dá em caso de exceção, quando o Curso não tem condições de oferecer disciplinas a determinado aluno em dado semestre.
SITUAÇÃO INCOMPLETO OU SITUAÇÃO 6
- A situação “Incompleto” ou “Situação 6” ocorre quando não há possibilidade de registro da nota no semestre letivo vigente por motivo de: tratamento de saúde; estágio curricular; alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR); suspensão de registro por irregularidade administrativa e Resolução 024/2020 da UFSM.
CANCELAMENTO DE CURSO/DESLIGAMENTO DISCENTE DA UFSM
- Há várias formas de desligamento de alunos da UFSM, tanto voluntárias quanto compulsórias.
- Os alunos de graduação da UFSM que forem novamente aprovados em cursos da UFSM, poderão solicitar o cancelamento após o encerramento de suas disciplinas do 1º semestre de 2020 (final do semestre suplementar). Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Coordenação do Curso por e-mail (mecanica@ufsm.br).
- Os alunos que quiserem se desligar de um Curso da UFSM de forma permanente, em razão de aprovação em outro Curso, vaga em PROUNI, ou por questões pessoais diversas deverão preencher formulário de CANCELAMENTO DE CURSO, disponível no site do DERCA (www.ufsm.br/derca) e enviar o formulário assinado, junto com a cópia do seu RG para o email “matriculas@ufsm.br”. Orientações detalhadas sobre a solicitação de cancelamento de curso, estão disponíveis no site do DERCA www.ufsm.br/derca.