Ir para o conteúdo Engenharia Mecânica Ir para o menu Engenharia Mecânica Ir para a busca no site Engenharia Mecânica Ir para o rodapé Engenharia Mecânica
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

AVALIAÇÃO/DEFESA TCC

 O Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica, em reunião realizada no dia 14 de março de 2025, definiu novas diretrizes para a avaliação das disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I (DEM1146) e Planejamento de Projeto Final de Curso (UFSM00017).

A partir do primeiro semestre de 2025, a avaliação dessas disciplinas será realizada da seguinte forma:

  • 30% da nota será atribuída pelo professor orientador. Planilha avaliativa disponível em breve.
  • 70% da nota será atribuída por meio de uma banca de qualificação composta por dois alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. A banca será designada pelos Coordenadores da Graduação e Pós-Graduação, adequados ao tema do TCC do aluno. Planilha avaliativa disponível em breve.

Essa medida foi adotada com o objetivo de aprimorar a qualidade dos Trabalhos de Conclusão de Curso e preparar melhor os alunos para a defesa, considerando os desafios observados nas defesas de TCC II do último semestre.

A avaliação ocorrerá através de Banca de Defesa.

Conforme definido pelo Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica, em 27 de setembro de 2024 e 21 de março de 2025, as normativas em relação às defesas de Trabalho de Conclusão de Curso são:

  • As defesas devem ser presenciais;
  • As defesas serão realizadas dentro do período letivo do semestre vigente, determinado pelo Calendário Acadêmico da UFSM podendo ocorrer em dois períodos:
    • Defesas antecipadas:
      • Alunos que ficaram em situação incompleta nas disciplinas DEM1146, DEM1147 no semestre anterior, ou alunos matriculados no semestre vigente, com o trabalho previamente elaborado e aptos à defesa, poderão realizá-la até 30 dias após o início do semestre letivo.
        • Excepcionalmente para 2025/1, o prazo será até 30 de abril de 2025.
      • A versão do trabalho a ser apresentada deve ser enviada para avaliação de plágio com no mínimo 15 dias de antecedência.
      • Para qualificação de TCC I, após análise de plágio, a Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica, em parceria com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, organizará a banca.
      • Para defesas de TCC II, o professor orientador será responsável por organizar a defesa, agendar o local e informar a Secretaria Integrada com os seguintes dados:
        • Nome completo do aluno;
        • Tipo de defesa (qualificação de TCC I, defesa de TCC II);
        • Título do trabalho;
        • Nome completo do professor orientador;
        • Nomes completos dos membros da banca;
        • Data e local da defesa.
      • Os professores orientadores deverão informar à Secretaria Integrada com antecedência para viabilizar a divulgação.
    • Durante a Semana de Defesas dos TCCs e Estágios Obrigatórios:
      • Para 2025/1, ocorrerá de 30 de junho a 08 de julho de 2025.
      • O prazo para envio do trabalho para verificação de plágio é até 19 de junho de 2025.
      • Considerando esse prazo, o agendamento das defesas deverá ser realizado, impreterivelmente, até 19 de junho de 2025.
      • As defesas serão realizadas no Auditório Pércio Reis.
      • Para qualificação de TCC I, após análise de plágio a Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica, em parceria com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, organizará os membros banca.

O aluno deverá enviar a versão final do Trabalho de Conclusão de Curso à Coordenação do Curso. A Coordenação será responsável por realizar a verificação de plágio e comunicar o resultado ao professor orientador e ao aluno.

    • O não envio até a data estabelecida implicará na não autorização do trabalho para defesa.
      • Para 2025/1 o prazo limite é 19/06/2025.
    • Caso seja comprovado plágio, o trabalho também não será liberado para defesa, resultando na reprovação do aluno em ambos os casos.

As defesas deverão ter, no máximo, 1h30min de duração e terão início às 8h, 9h30min, 13h, 14h30min e 16h.

Casos excepcionais deverão ser analisados pela Coordenação do Curso e referendados pelos membros do Colegiado.

Lembramos que para iniciar o processo PEN de homologação de qualificação/defesa, todos os membros da banca já devem ter cadastro de assinatura eletrônica. É de responsabilidade do professor orientador certificar-se da situação dos avaliadores.

Tendo em vista a exigência de assistir às defesas para solicitar matrícula em DEM1026, DEM1146 ou UFSM00017, conforme ATA 004/2023 – Colegiado de Engenharia Mecânica, todas as defesas serão públicas e presenciais e deverão ser divulgadas aos alunos do Curso de Engenharia Mecânica, os alunos receberão informação da defesa por e-mail e poderão acompanhar a agenda de defesas por este link.

ATENÇÃO! O estudante só poderá agendar formatura após finalização do processo PEN de homologação da defesa.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.