Ir para o conteúdo Engenharia Mecânica Ir para o menu Engenharia Mecânica Ir para a busca no site Engenharia Mecânica Ir para o rodapé Engenharia Mecânica
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

2022/2 – ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA



ORIENTAÇÃO PARA OS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA – CAMPUS SANTA MARIA

A notícia será atualizada sempre que houver novas informações.

É responsabilidade do aluno ficar acompanhando as atualizações.

ATENÇÃO! Ao entrar em contato por e-mail (mecanica@ufsm.br) informe sempre seu número de matrícula. Sem essa informação, não poderemos atender a demanda.

Na próxima quarta-feira, dia 31/08, conforme calendário acadêmico, começa o período de solicitação de matrícula, via Portal do Aluno, para o segundo semestre de 2022, sendo assim, seguem orientações sobre:

Fique atento aos prazos de solicitação! A não solicitação de matrícula configura abandono e consequente cancelamento do vínculo com a UFSM

A UFSM disponibiliza e-mail institucional com acesso às ferramentas do G Suite de apoio ao ensino, como o Google Drive, Docs e Classroom. Sendo assim, pedimos aos alunos que realizem a solicitação de e-mail institucional para ter acesso às plataformas. Além disso, com o e-mail institucional, fica mais fácil a comunicação com a Coordenação/Secretaria do Curso, tendo em vista que o Gmail tem encaminhado para spam alguns e-mails de alunos que não são @acad.ufsm.br

Orientações para solicitação de e-mail institucional, clique aqui.

Após a criação do e-mail, os alunos devem atualizar o contato no Portal do Aluno.

Lembramos a todos que o contato oficial do Curso com os alunos é via e-mail cadastrado no Portal do Aluno.

O sistema realiza a matrícula dos alunos ingressantes automaticamente nas disciplinas do primeiro semestre.

Caso você venha de outro curso da UFSM, ou de outra Instituição de Ensino Superior, e já tenha disciplinas para aproveitar:

  • Deve solicitar dispensa no portal do aluno, tão logo tenha acesso. Há um tutorial de como fazer no site do Curso (ufsm.br/engmec).
  • No primeiro dia de aula você deve comparecer na Secretaria do Curso para fazer os ajustes.
  • De preferência, dê uma olhada na grade de horários do site para verificar quais disciplinas você já poderá fazer. Se preferir, pode vir conversar com a Coordenação do Curso, para verificar a grade de disciplinas.
  • A dispensa é necessária, mesmo se as disciplinas possuírem o mesmo código, já que foram cursadas em matrícula diferente.

Solicitamos, também, que os alunos façam o e-mail acadêmico, conforme orientações neste link.

O Curso possui página no Facebook e Instagram, nelas repassamos todas as informações/notícias de interesse dos alunos. Caso você deseje adicionar o curso, por favor, informe via mensagem que é aluno do Curso de Engenharia Mecânica do Campus Santa Maria.

No entanto, reforçamos que o contato oficial do Curso é por e-mail (mecanica@ufsm.br).

Os horários para o primeiro semestre de 2022 já estão disponíveis no site do Curso, neste link.

O quadro de horários também pode ser acessado neste link. (o acesso ao link é restrito para quem tem e-mail acadêmico) – como LEITOR

Atentem que algumas disciplinas sofreram alteração de horário em relação ao último semestre.

Atenção, locais das salas de outros Cursos (atualizado conforme informações forem chegando no e-mail do Curso):

Conforme a Resolução 079/22, algumas disciplinas poderão ser na modalidade EAD, quando o professor fizer parte de grupo de risco, conforme legislação nacional vigente.

As disciplinas com aulas EAD estão informadas neste link. (o acesso ao link é restrito para quem tem e-mail acadêmico) – como LEITOR

  • Para o segundo semestre de 2022 a disciplina MTM1020 – Cálculo B será 100% EAD.

Salientamos que, mesmo que a disciplina tenha aula no formato EAD, assíncrona, não será possível solicitar matrícula em disciplinas com choque de horário.

O sistema do Curso de Engenharia Mecânica é seriado, ou seja, se o aluno tiver mais de 2 disciplinas pendentes, não conseguirá matrícula no semestre seguinte. (ex. o aluno está atualmente no 6º semestre, mas tem disciplinas pendentes do 3º e 4º semestre – o sistema não realizará matrícula em disciplinas do 7º, apenas nas disciplinas pendentes.).

Dessa forma, os alunos deverão solicitar, conforme cronograma abaixo, as disciplinas pendentes, durante o período de ajuste presencial na secretaria, poderão ser matriculadas as demais disciplinas, conforme análise da Coordenação.

  • Período de solicitação de matrícula: 31/08 a 03/09

O processamento de matrícula é feito automaticamente pelo sistema:

  • Primeiro processamento: 05/09 pela manhã

Após o primeiro processamento, haverá outro período para solicitação/ajuste de matrícula, nos dias 05 e 06/09.

Salientamos que, mesmo durante o período de ajuste web, ainda não será possível solicitar matrícula nas disciplinas de semestres posteriores.

  • Segundo processamento: 06/09 a partir das 22h.

É de responsabilidade do aluno verificar se as disciplinas solicitadas foram matriculadas.

ATENÇÃO! A solicitação não garante matrícula na disciplina, apenas o processamento definirá as disciplinas matriculadas no semestre.

Informamos que a Coordenação fará, constantemente, análise da matrícula dos alunos, a fim de evitar problemas no decorrer do semestre e poderá retirar disciplinas se avaliar que o aluno não possui condições de cursá-las.

As disciplinas do primeiro semestre são prioridades para os calouros. Dessa forma são invisíveis para os demais alunos, com exceção da disciplina ELC1064, turma 11, que poderá ser solicitada via Portal do Aluno.

Para as demais disciplinas, o aluno só conseguirá realizar matrícula no período de ajuste web, a partir do dia 05/09, via Portal do Aluno, ou na primeira semana de aula, durante os ajustes presencias, conforme cronograma a ser divulgado.

Com o retorno à presencialidade algumas disciplinas com turma de Resolução 032/2015, também conhecida como Resolução 05/95, foram ofertadas novamente.

Para verificar os requisitos da Resolução 032/2015, clique aqui.

Não serão ofertadas as turmas de resolução da disciplina FSC222 – Princípios de Físico Química – A e das disciplinas de desenho (código EPG).

Casos diferenciados deverão ser solicitados por e-mail, com justificativa, para análise da Coordenação.

Caso você não consiga matrícula em nenhuma disciplina, não se preocupe. Você pode realizar a matrícula no período de ajustes presenciais, na Secretaria do Curso.

Não faça solicitação de matrícula em qualquer disciplina, ou em DCG, para “garantir vínculo”. Você estará retirando a vaga de quem realmente deseja cursar a disciplina.

Você só perde o vínculo se não realizar nenhuma matrícula até o final do período de solicitação de trancamento!

No caso de disciplinas sem saldo de vagas, será feita uma lista de espera. Para isso, o aluno deverá comparecer, no seu dia de ajuste, conforme cronograma, e indicar que gostaria de fazer a matrícula.

As solicitações serão verificadas pela Coordenação e a partir de então, serão analisadas as possibilidades de atendimento, ou não.

A Resolução 079/2022, que revogou o REDE – Regime de Exercícios Domiciliares Especiais, também definiu que o Calendário Suplementar ocorreria até o 2º semestre letivo de 2022. Deste modo, isso indica que a recuperação das disciplinas incompletas ou em situação “matrícula”, referente ao 1º semestre de 2020, deverão ser concluídas neste 2º semestre de 2022.

Assim, torna-se necessário acordar com o professor da disciplina para definir os procedimentos para conclusão desta pendência, neste próximo semestre, ou se matricular novamente e cursar de forma regular.

Ao final deste semestre, as situações pendentes de 2020/1 serão consideradas reprovadas.

Para as disciplinas do departamento de física (FSC), foi acordado que a recuperação das atividades práticas ocorrerá durante o próximo semestre, sem a necessidade de nova matrícula.

  • Sendo assim, os alunos deverão preencher o formulário (clique aqui) e indicar as disciplinas e turmas de interesse (o acesso ao link é restrito para quem tem e-mail acadêmico). O formulário ficará disponível de 31/08 a 06/09.
  • As respostas serão analisadas pela Coordenação e os alunos selecionados serão encaminhados ao Departamento de Física, com cópia para o e-mail do aluno indicado no formulário. A seleção/classificação dos alunos se dará por rankeamento, conforme ordem de matrícula, disponibilizada pelo SIE.

Para disciplinas de outros departamentos, os alunos deverão enviar e-mail para a Coordenação para análise, ou entrar em contato diretamente com o professor responsável pela disciplina.

Até o dia 09/09 será divulgado o cronograma de ajuste presencial na Secretaria do Curso. Ele será organizado conforme sequência de matrícula.

O aluno deverá comparecer pessoalmente, no dia e horário determinado pelo cronograma. (Por ex., se na terça feira pela manhã serão atendidos os alunos da posição 101 a 150, das 8h às 11h30min e, digamos que você seja a posição 130, você virá na terça e aguardará na fila para atendimento. No turno, o atendimento é por ordem de chegada, pode ser que um aluno na posição 140 chegue antes e seja atendido primeiro, da mesma forma que o 101 pode chegar depois que você. Se você não conseguir vir no seu turno, pode vir no posterior. Usando este mesmo exemplo, você pode vir na terça à tarde, ou quarta pela manhã, mas não na segunda.)

Não será analisado quadro de horários e disciplinas possíveis de matrícula, o aluno deverá chegar com os códigos das disciplinas em que gostaria de se matricular e as possíveis alterações (caso a disciplina pretendida não tenha mais vagas).

Não será feito matrícula em semestres além do estabelecido (ex., alunos do quinto semestre querendo fazer disciplinas do sexto), tendo em vista o caráter seriado do Curso. Para essa situação, deverá ser consultado o Coordenador do Curso.

O atendimento será feito por ordem de chegada, para isso, pedimos atenção ao horário: 08:00 às 11:30 e 13:30 às 16:30.

A matrícula na disciplina dependerá da disponibilidade de vaga. Para turmas sem saldo de vagas será feito uma planilha de lista de espera que será analisada pelo Coordenador do Curso.

O cronograma e a sequência de matrícula serão divulgados no site (ufsm.br/engmec).

Casos diferenciados deverão ter autorização da Coordenação

Caso você tenha cursado alguma disciplina obrigatória em outro curso você deve solicitar dispensa, no Portal do Aluno, tão logo a disciplina seja finalizada (verifique primeiro se já não foi dispensado automaticamente).

Após, a solicitação chegará na Caixa de Entrada da Coordenação que avaliará e lançará a dispensa.

A solicitação deverá ser feita o mais breve possível para que o sistema não avalie como mais uma disciplina pendente.

Disciplinas de outros cursos, mas com o mesmo código, não necessitam de dispensa.

Salientamos que não é possível solicitar dispensa na disciplina se ela não foi encerrada, mesmo que você já saiba que foi aprovado. Caso a disciplina não tenha sido encerrada e o aluno tenha sido aprovado, este deverá entrar em contato solicitando seu encerramento para o Professor responsável pela disciplina.

Dispensa de DCGs em outros Cursos devem ser solicitadas ao final do 9º semestre, em Tópicos para Engenharia Mecânica (caso precise cursar alguma disciplina no 10º semestre, aguardar ser aprovado na disciplina), conforme orientações neste link.

Para conferir como fazer a solicitação de dispensa, há um tutorial neste link.

De acordo com o calendário acadêmico, as matrículas em disciplinas de outros cursos (matrícula extracurricular) ocorrerão nos dias 21 e 22/09 e será feito através do Portal do Aluno, da mesma forma que em semestres anteriores.

Para solicitar matrícula extracurricular, o aluno deverá estar matriculado em, no mínimo, 180h de disciplinas do Curso.

Mais próximo a data divulgaremos informações sobre as matrículas extracurriculares no site.

Caso desejem analisar as disciplinas ofertadas em outros cursos, podem acessar este link. Ao digitar o nome ou código da disciplina, será informado o horário e o curso em que ela é ofertada.

Atente ao fato de selecionar o Campus em que a disciplina é ofertada.

Trancamento Total

O período de solicitação de trancamento total é de 31/08 a 14/10 e deve ser feito, exclusivamente, pelo Portal do Aluno.

Lembramos que o trancamento total é válido apenas para o semestre de solicitação e, conforme Projeto Pedagógico do Curso, o limite de solicitações de trancamento total é 5 semestres.

Trancamento Parcial

As solicitações de trancamento parcial (disciplinas) deverão ser feitas por e-mail, após o período de ajuste de matrícula, até dia 14/10.

Lembramos que, caso o aluno solicite Trancamento Parcial em uma disciplina, perderá o direito de cursá-la, posteriormente, por Resolução 032/2015, caso reprove por nota, mesmo estando cursando pela primeira vez.

Atenção! O sistema não permite trancamento parcial para alunos matriculados em uma única disciplina. Dessa forma, o aluno deverá optar pelo trancamento total, e realizar a solicitação, exclusivamente via Portal do Aluno.

Os alunos só poderão solicitar matrícula na disciplina DEM1147 – TCC2, em 2022/2, se aprovados na DEM1146 em 2022/1.

A Coordenação avaliará a matrícula dos alunos e, se não for cumprido esta exigência, o aluno será desmatriculado.

Os alunos do Currículo 2019, que iniciarão o 8° semestre, deverão solicitar matrícula na disciplina DEM1146 – TCC1, na turma do professor orientador de interesse.

Os alunos do Currículo 2005, que estão no 9° semestre, deverão solicitar matrícula na disciplina DEM1026 – TCC, na turma do professor orientador de interesse.

Os alunos que solicitarem matrícula em DEM1026 ou DEM1146, em 2022/2, deverão enviar, via e-mail, anteprojeto do trabalho, conforme modelo no site. Para acessar o documento, clique aqui. (Fazer o download para editar)

Enviar e-mail com assunto: ANTEPROJETO TCC.

O prazo para envio do documento é 14/09. E deverá vir acompanhado de e-mail com de acordo do orientador ou assinatura.

Alunos que não enviarem o documento até a data estipulada, terão matrícula cancelada na disciplina.

Anteprojetos sem o de acordo do orientador, terão matrícula cancelada.

O anteprojeto será avaliado em reunião do Colegiado do Curso e, se necessitar de ajustes, o orientador será contatado.

Só é permitido matrícula em estágio se o aluno já tiver cumprido TODAS as disciplinas, ou seja, estiver no 10º semestre.

Casos diferenciados serão analisados pelo Colegiado. Dessa forma, a solicitação deverá ser enviada por e-mail até o dia 14/09. Modelo de solicitação – clique aqui. (Fazer o download para editar)

Alunos do Currículo 2019 deverão solicitar matrícula na disciplina DEM1148, também na turma do professor orientador de interesse.

Os alunos do Currículo de 2005 deverão solicitar matrícula na disciplina ENG514, na turma do professor orientador de interesse.

Para ambos os casos, é necessário enviar, por e-mail, declaração de aceite, conforme orientações no site, até o dia 14/09. Os alunos que não enviarem a declaração, terão matrícula cancelada na disciplina.

Para acessar a declaração, clique aqui.(Fazer o download para editar)

Para assinatura/homologação do termo de compromisso de estágio, o aluno deverá verificar as orientações no site do Curso.

Alunos que finalizaram todas as disciplinas, finalizaram, ou estão em situação incompleta, TCC e Estágio, e não tem mais nenhuma pendência, ficarão em situação SOD (sem oferta de disciplina) para manutenção de vínculo.

Essa alteração será feita pela secretaria do curso após o período de ajuste de disciplinas.

Os alunos em SOD não terão acesso ao comprovante de matrícula no Portal do Aluno, sendo assim, deverão solicitar comprovante de vínculo por e-mail.

Ainda não há definição da data da formatura solene.

As formaturas de Gabinete estão ocorrendo quinzenalmente, às 10h30min, de forma remota.

Caso tenham interesse, os alunos devem entrar em contato com a secretaria do curso, por e-mail, para verificar a agenda disponível.

Para solicitar agenda de formatura, os alunos deverão ter cumprido todos os requisitos, conforme informações neste link.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-435-974

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes