Seleção de acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria para Bolsa de Iniciação Científica, conforme Resolução 01/2013 da UFSM
e as Resoluções RN 017/2006 (e seus anexos) e RN 023/2008 do CNPq.
- OBJETO
- O presente Edital tem por objeto regulamentar a seleção de acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, para atuarem como bolsistas de Iniciação Científica no Projeto “ DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA TÉCNICO DE TRITURAÇÃO E EXTRUSÃO DE POLÍMEROS PARA FILAMENTOS DE IMPRESSORA 3D ”, registrado no GAP/CT com o número 055882 no âmbito do Edital FIPE (Fundo de Incentivo à Pesquisa) Unificado de Bolsas de Iniciação Científica e/ou Auxílio à Pesquisa (Programa FIPE ARD) 011/2022 , do Centro de Tecnologia, coordenado pelo Pr ofessor César Gabriel dos Santos
- CRONOGRAMA
- Prazo de inscrição dos candidatos: 26/05/2022
- Avaliação dos candidatos: 26/05/2022 a 27/05/2022
- Divulgação do resultado preliminar: até 28/05/2022
- Prazo para solicitação de reconsideração: até 29/05/2022
- Análise dos pedidos de reconsideração: 30/05/2022
- Divulgação do resultado final: 30/05/2022
- Indicação do bolsista no Portal: até 31/05/2022
- Início do período de validade da bolsa: 01/06/2022 até 31/12/2022
- DAS INSCRIÇÕES
- Período: Até 26 de maio de 2022.
- Horário: Serão aceitas inscrições até às 18 horas do dia 26 de maio de 2022.
- Local: e-mail do Coordenador (cesar.g.santos@ufsm.br) utilizando como Assunto: “Edital de Seleção de Bolsista FIPE ARD [NOME DO PARTICIPANTE]”
- Documentos exigidos: Anexar o histórico escolar e currículo lattes.
- DO VALOR E PERÍODO DE DURAÇÃO DAS BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
- A bolsa, cujo valor será de R$ 400 ,00 mensais, terá vigência de sete meses, de 01 de junho até 31 de dezembro de 2022 .
- Haverá 01 (uma) vaga de bolsa.
- DOS REQUISITOS EXIGIDOS DO ACADÊMICO PARA INDICAÇÃO
- Estar regularmente matriculado na Universidade Federal de Santa Maria em cursos de graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal de Santa Maria.
- Após selecionado, estar cadastrado no projeto de pesquisa vigente, na categoria de “participante” ou “colaborador”. A condição de “bolsista” será adotada automaticamente pelo sistema quando da indicação do aluno.
- Ter os dados pessoais atualizados (e mail e telefone) no DERCA e no Portal do Aluno.
- Possuir currículo Lattes atualizado na base do CNPq.
- Possuir conta corrente ativa, no nome e CPF do aluno beneficiário, em qualquer banco, para viabilizar implantação da bolsa.
- Não será realizado o pagamento em contas poupança de qualquer banco, conta fácil da Caixa Econômica Federal, conta conjunta de qualquer banco ou conta de terceiros.
- Não ter vínculo empregatício ou outras bolsas, exceto aquelas que possuam objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência (RN 017/2006 CNPq).
- Cumprir as atividades constantes do plano de atividades do bolsista, a ser proposto pelo orienta dor no ato da inscrição.
- Cumprir os requisitos específicos do projeto:
- Estar cursando entre o 6º e 9º semestre do curso de Engenharia Mecânica ou Engenharia Aeroespacial.
- Não ter vínculo empregatício ou outra bolsa de qualquer natureza.
- Dispor de 20 horas semanais para exercer as atividades presenciais e não presenciais.
- Conhecimento em programas de desenho (software Solidworks, AutoCAD, CREO, etc).
- Gostar de trabalhar com experimento e atividades práticas.
- DO PROCESSO DE SELEÇÃO
- O processo seletivo ficará a cargo do coordenador do Projeto e será realizado de acordo com os seguintes critérios:
- Histórico Escolar: será avaliada a média das notas do aluno e terá peso de 10% da nota
- Entrevista: será avaliada a experiência do candidato em relação à participação em projetos de Pesquisa e/ou Extensão, conhecimento sobre a área do projeto e disponibilidade de tempo para atender as atividades do projeto, e terá peso de 80% da nota. O local ou link e horários da entrevista será encaminhado para o e mail do candidato até às 12h do dia 27/05/2022
- Currículo Lattes: será avaliada a produção científica d o aluno e terá peso de 10 da nota.
- O processo seletivo ficará a cargo do coordenador do Projeto e será realizado de acordo com os seguintes critérios:
- DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS, CLASSIFICAÇÃO E INDICAÇÃO DO BOLSISTA
- Os resultados preliminares serão divulgados para o e mail de todos os(as) candidatos(as) inscritos(as) conforme estabelecida no item 1. Cronograma.
- Os(as) candidatos(as) poderão interpor pedido de reconsideração contra o resultado inicial na data estabelecida no item 1. Cronograma.
- Os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão classificados(as) na ordem decrescente das notas finais obtidas. Em caso de empate, serão considerados os seguintes critérios:
- Será dada preferência a estudantes com experiência e atividades relacionadas à temática do projeto.
- O resultado final de seleção será divulgado no dia 30/05/2022 via e mail de todos os candidatos(as) inscritos(as) as), conforme data estabelecida no item 1.
- O Coordenador do Projeto de Pesquisa deverá manter arquivo com as informações do Processo Seletivo, sob sua responsabilidade, contendo: Candidatos Inscritos para o Processo Seletivo, Tabela com o Resultado Final do Processo Seletivo, Nome e Documentação do Bolsista aprovado.
- O coordenador do projeto deverá indicar o bolsista através do Portal do Professor até o dia previsto no calendário do Edital específico da bolsa.
- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
- A seleção do bolsista é prerrogativa do Coordenador do Projeto e será de sua inteira responsabilidade, respeitando a Resolução 01/2013 da UFSM e as Resoluções R N 017/2006 (e seus anexos) e RN 023/2008 do CNPq . Cabe ao coordenador do Projeto a definição dos requisitos para seleção dos bolsistas, a realização da avaliação e seleção dos bolsistas e o julgamento dos recursos.
- A entrega da documentação é responsabilidade do acadêmico.
- A bolsa de iniciação científica não gerará qualquer vínculo empregatício entre o bolsista de pesquisa e a UFSM.
- O bolsista poderá ser desligado de sua função, a qualquer tempo, nos seguintes casos:
- por proposta do coordenador, desde que justificada por escrito.
- por solicitação do próprio bolsista, por escrito.
- Os casos omissos serão apreciados pelo Coordenador do Projeto.
- Outras informações podem ser obtidas pelo e mail : cesar.g.santos@ufsm.br