Grupos de pesquisa
O UFSM possui grupos e laboratórios de pesquisa em diversas áreas da Engenharia Elétrica. Os alunos do curso de Engenharia Elétrica podem participar desses grupos realizando atividades de iniciação científica, estágio não-curricular e trabalho de final de curso.
Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP)
O CEESP é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. Atua na orientação de alunos de mestrado e doutorado e no desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de smart grid, geração distribuída e sistemas elétricos de potência.
Mais informações: http://ceesp.ufsm.br
Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC)
É um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. Fundado em 1987, conta atualmente com 30 professores, e mais de 140 alunos de graduação, mestrado e doutorado. Atua nas áreas de controle aplicado a processamento de energia elétrica, controle de máquinas elétricas, conversores estáticos, fontes renováveis de energia elétrica, inversores multiníveis, fontes CA de potência, conversores ressonantes. O GEPOC é participante do Instituto de Redes Inteligentes (INRI/UFSM).
Mais informações: www.ufsm.br/gepoc
GEDRE – Inteligência em Iluminação
O GEDRE é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. Foi fundado no ano de 1996 por iniciativa dos professores Ricardo Nederson do Prado e Alexandre Campos, do Curso de Engenharia Elétrica da UFSM. A partir de 1997, com a defesa da primeira dissertação sobre reatores eletrônicos na PPGEE/UFSM, firmou-se um grupo de trabalho sobre reatores eletrônicos para lâmpadas de descarga. O GEDRE tem projetos aprovados com recursos junto ao CNPq e à FAPERGS, recebendo também recursos da CAPES através do PPGEE/UFSM. O grupo possui bolsistas CAPES, CNPq-PIBIC, FAPERGS e PRAE-UFSM.
Mais informações: https://www.ufsm.br/grupos/gedre/
Grupo de Microeletrônica (GMICRO)
O Grupo de Microeletrônica GMICRO da UFSM foi criado em 2001 visando à formação de recursos humanos especializados na área de microeletrônica, sistemas tolerante a falhas e matemática aplicada à processamento de sinais.
Inicialmente atuando como um laboratório de projeto de circuitos integrados, rapidamente estendeu sua atuação, e hoje é responsável pelas linhas de Pesquisa em Microeletrônica e Processamento de Sinais nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática. No programa de Pós-graduação em Informática o grupo também desenvolve trabalhos na área de Tolerância à Falhas.
Mais informações: https://www.ufsm.br/grupos/gmicro/
Grupo de Pesquisa em Processamento de Sinais e Comunicações (GPSCom)
O Grupo de Pesquisa em Processamento de Sinais e Comunicações (GPSCom) teve sua criação em maio de 2011, quando alguns docentes da UFSM e UNIPAMPA decidiram se unir para criar um grupo de pesquisa que atuasse nas áreas de processamento de sinais e comunicações. Como áreas de interesse, consideram-se codificação de canal, codificação de fonte, estimação de canal, antenas, formatação e conformação de feixes, técnicas de filtragem e equalização.
Mais informações: www.ufsm.br/grupos/gpscom
Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos e Computacionais (GESEC)
O GSEC tem como objetivo contribuir com resultados na área de eletrônica, sistemas de potência, processamento de energia e sistemas computacionais.
Mais informações: https://www.ufsm.br/grupos/gsec/
Institutos de pesquisa
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída (INCT-GD)
O INCT-GD é o maior programa governamental de ciência e tecnologia na área de geração distribuída no Brasil, financiado por CNPq, CAPES e Fapergs. O INCT-GD possui a sede no INRI/UFSM e está associado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), o qual possui nível de excelência (Conceito 6 da CAPES).
Mais informações: http://inctgd.ufsm.br
Site do PPGEE: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgee/
Instituto de Redes Inteligentes (INRI)
Fundado em 2016, o Instituto de Redes Inteligentes da UFSM tem como o objetivo realizar pesquisa, desenvolvimento, serviços tecnológicos e inovação na área de energia, atuando nos temas que envolvem redes inteligentes, geração distribuída, avaliação de desempenho, eficiência energética, conversão de energia, sistemas de iluminação, e suas tecnologias correlatas. Diversos laboratórios e grupos de pesquisa são associados ao INRI. Atualmente o INRI conta com uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), que desenvolve projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área de Recursos Energéticos Distribuídos.
Mais informações: https://inriufsm.com.br/