As matrículas dos alunos da UFSM seguem o mesmo procedimento todo início de semestre, seguindo o calendário acadêmico da instituição:
1) SOLICITAÇÕES DE MATRÍCULAS VIA PORTAL DO ALUNO:
Após as solicitações de matrículas, todo semestre é disponibilizada uma semana para ajustes via portal do aluno para que o aluno possa realizar ajustes ou corrigir possíveis enganos na primeira solicitação.
3) AJUSTES DE MATRÍCULAS NA SECRETARIA (VIA E-MAIL):
Na primeira semana de aulas após os ajustes web é realizado o último período de ajustes via e-mail para alunos que tiveram problemas nos ajustes via web.
Todos os alunos do curso sem exceção devem, portanto, conferir seu portal do aluno após a data do último processamento de matrículas, avaliar as suas necessidades e encaminhar o pedido de ajustes de acordo com o necessário.
O aluno deve encaminhar um e-mail a coordenação de curso da seguinte maneira:
Assunto do email:
AJUSTE DE MATRÍCULA – (NÚMERO DE MATRÍCULA DO ALUNO)
Corpo do e-mail:
Nome completo: XXXXXXXXXXXX
Matrícula do aluno: XXXXXXXXXX
ADICIONAR DISCIPLINAS:
-CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA – TURMA
-CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA – TURMA
-CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA – TURMA
…(adicionar todas as que for necessário)
RETIRAR DISCIPLINAS
-CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA – TURMA
-CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA – TURMA
-CÓDIGO E NOME DA DISCIPLINA – TURMA
…(adicionar todas as que for necessário)
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- PRÉ-REQUISITOS
- CO-REQUISITOS
Os documentos modelos podem ser obtidos no site do curso nas páginas específicas de cada item.
Os cursos de graduação do Centro de Tecnologia da UFSM adotarão a solicitação de matrícula extracurricular via Portal Estudantil, conforme Instrução Normativa 001/2021 PROGRAD.
Dessa forma, o período de matrícula extracurricular será nos dias conforme calendário acadêmico da UFSM.
O processamento será automático através do sistema, conforme cronograma abaixo, fornecido pela PROGRAD:
- O sistema de solicitação será aberto no primeiro dia, próximo a meia noite.
- Ainda no primeiro dia:
- O sistema será fechado para solicitações às 11h30min e será reaberto logo após o primeiro processamento.
- O sistema será novamente fechado às 17h e reaberto logo após o segundo processamento.
- No segundo dia:
- O sistema será fechado para solicitações às 11h30min e será reaberto logo após o terceiro processamento.
- O sistema será novamente fechado às 17h e reaberto logo após o quarto processamento.
- O sistema será encerrado às 23h59min.
- No terceiro dia , pela manhã, o sistema fará o último processamento de matrícula.
Caso ocorram problemas com o processamento da matrícula, via Portal Estudantil, os/as discentes deverão preencher o formulário que será enviado por e-mail todo semestre. Atenção: o acesso ao link é restrito para quem está logado com o próprio e-mail acadêmico.
O formulário será aberto na data informada por e-mail
A Coordenações avaliarão as respostas do formulário para verificar se há condições de cursar a disciplina.
A matrícula dependerá de saldo de vagas e análise do histórico escolar.
Não serão feitas alterações na matrícula do/a aluno/a. Se houver choque de horário, a solicitação será desconsiderada e o/a aluno/a deverá preencher novamente o formulário.
Para disciplinas do primeiro semestre, os Cursos ainda não preencheram as vagas de alunos ingressantes via SISU, sendo assim, será feita uma lista de espera e, após preenchimento, os/as solicitantes serão informados/as da matrícula.
Informações incompletas ou incorretas serão desconsideradas e o/a aluno/a deverá preencher novamente o formulário.
Principais problemas que poderão ocorrer são os listados abaixo:
- Disciplina não encontrada para solicitação via Portal Estudantil.
- Matrícula recusada por falta de pré-requisito. O/a aluno/a solicita quebra de pré-requisito.
- Matrícula recusada por falta de pré-requisito. Mas o/a aluno/a possui a disciplina aprovada, equivalente ao pré-requisito, com código diferente.
- Carga horária menor que a mínima exigida via Portal Estudantil.
- Carga horária excedeu a máxima. Solicitação deverá ser autorizada pela Coordenação de Origem.
O formulário ficará disponível durante o período de ajuste extracurricular
As solicitações deverão ser analisadas pelos/as Coordenadores/as dos Cursos de interesse.
As matrículas, se autorizadas, serão realizadas dentro do horário de expediente: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O andamento das matrículas poderá ser visualizado pelo link encaminhado por e-mail, ou diretamente no Portal Estudantil. Atenção: o acesso ao link é restrito para quem está logado com o e-mail acadêmico – como LEITOR.
Devido à alta demanda de solicitações, não será possível responder por e-mail, nem presencialmente.
É dever do solicitante acompanhar o andamento do processo.