A pedido da Pró-Reitoria de Graduação, informamos aos alunos:
Como vocês já devem ter ouvido falar, desde a assinatura do novo plano nacional de educação em 2014 e válido até 2024, os alunos deverão assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social (Meta 12.7).
Isso significa que cada aluno terá que cumprir com cerca de ~400 horas de extensão ao longo do curso (~4 horas / semana). As universidades federais de todo o Brasil estão empenhadas em criar novas maneiras para que isso ocorra da maneira mais eficiente possível e menos onerosa para o aluno.
Visando esse objetivo, estamos testando uma parceria com TutorMundi, uma plataforma de educação que tem uma vínculo com Internet.org, do Facebook, uma organização sem fins lucrativos que proporciona internet gratuita para os 2/3 da população mundial que ainda não está conectada com a internet.
Nessa plataforma, vocês podem ajudar alunos que não tenham condições de pagar por aulas particulares, compartilhando seu conhecimendo.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.