ORIENTAÇÃO PARA MATRÍCULA 2020/2 – Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE)
Como fica 2020/1?
- A Resolução 024/2020 estabeleceu que as disciplinas que não encerrarem no dia 04/10 poderão ser recuperadas no semestre suplementar, ainda sem data definida;
- Dessa forma, se você não conseguiu acompanhar alguma disciplina, ou o professor optou em realizar as atividades apenas presencialmente, você poderá recuperar durante o semestre suplementar;
- No entanto, a orientação da Coordenação do Curso de Engenharia Civil é que você solicite novamente matrícula nestas disciplinas para 2020/2;
- Salientamos que, se não houver aprovação em 2020/2, vocês continuarão com o direito de recuperar as atividades durante o semestre suplementar.
2020/2 – aulas remotas, pelo REDE
- Segundo a Resolução 024/2020, 2020/2 será todo de forma remota, através do REDE;
- A Resolução também informa que não haverá carga horária mínima nem máxima, sendo assim, pedimos atenção aos alunos para que sejam solicitadas disciplinas de forma que haja aproveitamento;
- Além disso, a Resolução permite que o aluno possa optar em não participar do semestre de forma remota, escolhendo retornar as atividades no retorno das atividades presenciais, ainda sem data definida;
- Dessa forma, os alunos sem benefício socioeconômico ou sem bolsa de projeto que não pretendem efetuar a matrícula neste semestre, deverão solicitar trancamento total do semestre, exclusivamente através do Portal do Aluno;
- Os alunos com benefício socioeconômico ou que recebem bolsa de projetos deverão informar à secretaria, através do e-mail engcivil@ufsm.br, que optam em não participar do semestre. Estes alunos serão colocados em SOD (Sem Oferta de Disciplina), essa situação é feita exclusivamente pela Secretaria do Curso;
- O prazo pra Trancamento e SOD é dia 20/11/2020, conforme calendário acadêmico.
ALUNOS INGRESSANTES (calouros/bixos)
- O sistema matricula os alunos ingressantes automaticamente nas disciplinas do primeiro semestre. O processamento será realizado no dia 14/10;
- Caso você venha de outro Curso da UFSM, ou de outra Instituição de Ensino Superior, e já tenha disciplinas para aproveitar, pode solicitar dispensa no Portal do Aluno, tão logo tenha acesso;
- O Curso possui página no Facebook, nela repassamos todas as informações/notícias de interesse dos alunos.
QUADRO DE HORÁRIOS
- Os horários para o segundo semestre de 2020 já estão disponíveis neste link;
- Atentem que algumas disciplinas sofreram alteração de horário em relação ao semestre anterior. Algumas DCGs também não serão ofertadas.
DISPENSA/APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS
- Caso você tenha cursado alguma disciplina obrigatória em outro curso você deve solicitar dispensa, no Portal do Aluno, tão logo a disciplina seja finalizada (verifique primeiro se já não foi dispensado automaticamente);
- Após, a solicitação chegará na Caixa de Entrada da Coordenadora que promoverá a análise, em conjunto com os professores que ministram a disciplina no semestre;
- A solicitação deverá ser feita o mais breve possível para que o sistema não avalie como mais uma disciplina pendente.
- Disciplinas de outros cursos, mas com o mesmo código, não necessitam de dispensa.
- Salientamos que não é possível solicitar dispensa na disciplina se ela não foi finalizada, mesmo que você já saiba que foi aprovado.
- Dispensa de DCGs em outros Cursos devem ser solicitadas ao final do 9º semestre, em Tópicos para Engenharia Civil;
- Caso a solicitação seja indeferida, por ausência de documentos, o aluno deve solicitar uma nova análise, com a documentação completa. A solicitação de recurso, com o acréscimo de novos documentos, não é a forma correta de proceder com o processo. Assim, refaça seu pedido após o indeferimento!
PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA
- O processamento de matrícula é feito automaticamente pelo sistema, conforme calendário acadêmico.
- Lembramos que para a prioridade de processamento (acesso a vaga da disciplina) é considerado:
- alunos com mais de 80% do curso vencido tem prioridade (prováveis formandos),
- valor da ordem de matrícula (ranking),
- período ideal do aluno ser o mesmo período ideal da disciplina.
PERÍODO DE AJUSTE WEB
- O período de matrículas web é de 07 a 13/10.
- No dia 14/10 haverá o processamento, ou seja, você poderá verificar se conseguiu, ou não, matrícula na disciplina solicitada.
- No dia 15/10 será possível fazer os ajustes (solicitar novamente alguma disciplina, trocar de turma).
- Salientamos que a ordem de prioridade se mantém.
DISCIPLINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE
- As disciplinas do primeiro semestre são prioridades para os calouros.
- Dessa forma são invisíveis para os demais alunos (a não ser em caso de Resolução 032/2015).
- Caso você tenha disciplinas pendentes do primeiro semestre, deverá encaminhar e-mail para a secretaria (engcivil@ufsm.br) no primeiro dia de aula (19/10) com a solicitação de matrícula, informando código da disciplina e turma. As vagas restantes nas disciplinas do 1º período serão preenchidas por ordem de ranqueamento;
NÃO CONSEGUI MATRÍCULA EM NENHUMA DISCIPLINA, E AGORA?
- Caso você não consiga matrícula em nenhuma disciplina, não se preocupe. Você pode realizar a matrícula no período de ajustes presenciais, no início do semestre.
- Não faça solicitação de matrícula em qualquer disciplina, ou em DCG, para “garantir vínculo”. Você estará retirando a vaga de quem realmente deseja cursar a disciplina.
- Você só perde o vínculo se não realizar nenhuma matrícula até o final do período de solicitação de trancamento!
- Alunos do 10º semestre que prorrogarão estágio não terão disciplinas disponíveis para matrículas. Estes alunos deverão contatar a Secretaria do Curso para ficar em SOD (Sem Oferta de Disciplina) que só pode ser feito pelo sistema, na secretaria.
“AJUSTES PRESENCIAIS”
- Em 2020/2, devido à pandemia de Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais da UFSM, não haverá ajuste presencial.
- O ajuste de matrícula, no período de 19 a 30/10, será feito pelo Portal do Aluno, da mesma forma que a solicitação de matrícula dos períodos anteriores.
- O processamento será diário, ao meio dia e ao final da tarde.
- Caso não consigam pelo sistema, devem enviar e-mail para o curso (engcivil@ufsm.br), a partir do dia 26/10, para que seja feito análise pela Coordenação e efetivação de matrícula pela secretaria.
DISCIPLINAS SEM VAGAS
- Caso alguma disciplina não possua vaga, será feito uma lista de espera.
- O aluno deverá enviar e-mail (engcivil@ufsm.br) e indicar que gostaria de fazer a matrícula.
- O prazo para envio é o dia 23/10.
- Será consultado o professor da disciplina para verificar a possibilidade de aumento de vagas, e se autorizado, na terça-feira, dia 27/10, o a coordenação fará a análise da lista de espera e autorizará, ou não, a matrícula.
DISCIPLINAS QUE MANTIVERAM A EXIGÊNCIA DE PRÉ-REQUISITOS
- Caso tenha interesse em realizar a matrícula em uma disciplina que manteve a exigência de pré-requisitos, será feita uma lista de espera e a análise da possível quebra, conforme semestres anteriores;
- O aluno deverá enviar e-mail (engcivil@ufsm.br), até o dia 23/10 e indicar que gostaria de fazer a matrícula, encaminhando o formulário de quebra de pré-requisitos, conforme informações: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/engenharia-civil/quebra-de-pre-requisitos/
- Será dada a preferência de matrícula aos prováveis formandos e ao ranqueamento do curso.
MATRÍCULAS EXTRACURRICULARES
- De acordo com o calendário acadêmico, as matrículas em disciplinas de outros cursos ocorrerão dos dias 29/10 a 03/11 e será feito, também, através do Portal do Aluno.
- Mais próximo a data encaminharemos informações sobre.
- Caso desejem analisar as disciplinas ofertadas em outros cursos, podem acessar este link. Ao digitar o nome ou código da disciplina, será informado o horário e o curso em que ela é ofertada.
TRANCAMENTO TOTAL
- O período de solicitação de trancamento total é de 07/10 a 20/11 e deve ser feito, exclusivamente, pelo Portal do Aluno.
- Lembramos que, de acordo com a Resolução 024/2020, os trancamentos totais de 2020/1 e 2020/2 não serão contabilizados para cômputo de limite de trancamentos que, conforme Projeto Pedagógico do Curso, são cinco trancamentos.
TRANCAMENTO PARCIAL
- As solicitações de trancamento parcial (disciplinas) deverão ser feitas pela Secretaria do Curso até o dia 20/11, após o período de ajuste de matrículas.
- As solicitações deverão ser feitas através do e-mail (engcivil@ufsm.br), a partir do dia 03/11.
- Lembramos que, caso o aluno solicite Trancamento Parcial em uma disciplina, perderá o direito de cursá-la, posteriormente, por Resolução 032/2015, caso reprove por nota em um outro semestre.
- Lembramos que, de acordo com a Resolução 024/2020, trancamentos parciais de 2020/1 e 2020/2 também não serão contabilizados para cômputo de limite de trancamentos parciais.
TCC
- Os alunos do 10º semestre que desejam matricular-se em TCC deverão enviar por e-mail (engcivil@ufsm.br), a Declaração de Professor Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso até o dia 23/10;
- Devido a pandemia de Covid-19 e suspensão das atividades, não será exigido o documento assinado, porém, devemos receber e-mail com o “de acordo” do professor orientador também até o dia 23/10.
- Sem este “de acordo” os alunos terão sua matrícula na disciplina de TCC canceladas.
- Alunos que já estavam cursando TCC no primeiro semestre de 2020, e necessitam de prorrogação de prazo, deverão solicitar aos seus orientadores que os coloquem em situação incompleta e não necessitam realizar nova matrícula.
ESTÁGIO
- Só é permitido matrícula em estágio se o aluno já tiver cumprido:
§ 1º – Núcleo de Disciplinas Básicas: ter concluído no mínimo 95% das disciplinas;
§ 2º – Núcleo de Disciplinas Profissionalizantes: ter concluído 100% das disciplinas;
§ 3º – Núcleo de Disciplinas Específicas: ter concluído 75% das disciplinas.
- Casos diferenciados deverão ser encaminhados, por e-mail (engcivil@ufsm.br), para análise.
- O aluno que estiver apto a matricular-se em estágio deverá encaminhar à Coordenação do Curso a “Declaração de Professor Orientador de Estágio Supervisionado Obrigatório“, devidamente preenchida e assinada pelo (a) provável Profº(ª) Orientador (a).
- Devido a pandemia de Covid-19 e suspensão das atividades, não será exigido o documento assinado, porém, devemos receber e-mail com o “de acordo” do professor orientador também até o dia 23/10.
- Após o período de matrículas será matriculado para a turma do orientador de estágio.
- O aluno que estava matriculado em estágio, no primeiro semestre de 2020, e necessitar estender o estágio no segundo semestre, deverá solicitar ao seu orientador que coloque em situação incompleta, não sendo necessário realizar nova matrícula.
- Caso não haja disciplinas pendentes, para não perder o vínculo, o aluno ficará em SOD (sem oferta de disciplina), essa situação é feita pela secretaria do Curso.
ACG – PROVÁVEIS FORMANDOS
- A solicitação de registro de ACGs deve ser feita através do Portal do Aluno, o mais breve possível;
- Maiores informações se encontram neste link;
- Caso o aluno não consiga realizar a solicitação via sistema, deverá encaminhar e-mail à coordenação que verificará possíveis erros e dará encaminhamento ao pedido.
FORMATURA
- Devido a pandemia de Covid-19, ainda não há informações a respeito da realização da solenidade de formatura. Faremos uma reunião em breve para informações a respeito;
- As formaturas de Gabinete estão ocorrendo quinzenalmente, às 10h30min, de forma remota, caso tenham interesse, devem entrar em contato com a secretaria do curso, por e-mail, para verificar a agenda disponível.