O Descubra UFSM, tradicional feira de profissões da Universidade Federal de Santa Maria, ocorreu nos dias 1º até 03 de dezembro no Centro de Eventos da instituição e teve por objetivo central divulgar aos visitantes os cursos da instituição e as iniciativas de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação da Universidade. Para oferecer o máximo de conhecimento possível acerca desta, a campanha do evento recebeu o nome de “Descubra sua melhor versão”.
Durante este período a Casa Popular Eficiente (CPE) também esteve recebendo várias visitas de professores, famílias, crianças e até mesmo acadêmicos e docentes da própria instituição que ainda não tinham conhecimento a respeito. Localizada no Centro de Eventos da UFSM, o protótipo faz parte do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis (GEPETECS) coordenado pelo professor Dr. Marcos Alberto Oss Vaghetti.
Os visitantes foram recebidos pelas moradoras Michéli Lenz e Paloma Pauli, estudantes da UFSM, que explicaram sobre os materiais utilizados na construção do protótipo, como tijolo de solo cimento, telhas tetra-pak, painéis OSB, impermeabilizantes e tintas ecológicas, piso de PVC etc.
Inaugurada em 2013, a moradia também conta com soluções sustentáveis, como sistema de ventilação cruzada; aquecimento da água do chuveiro através da energia solar, aproveitamento das águas da chuva, utilização do sol em benefício ao controle de temperatura da casa (sistema de calefação e cortina vegetal). Vale ressaltar que a cortina verde foi um dos destaques, despertando a curiosidade dos visitantes devido à diferença de temperatura proporcionada pela mesma no ambiente interno da casa.
Por fim, destaca-se que a Casa Popular Eficiente configura numa iniciativa importante do ponto de vista de perspectivas para construções de casas populares que realmente levem em consideração aspectos relacionados à sustentabilidade e a preservação do ambiente.
Na sequência apresenta-se algumas das capturas realizadas durante os três dias de visitação da Casa Popular Eficiente, estas realizadas pelas moradoras.