O protótipo da Casa Popular Eficiente, localizada no Centro de Eventos da UFSM, é um exemplo de moradia que contempla o uso de tijolo de solo cimento, telhas tetra-pak, painéis OSB, impermeabilizantes e tintas ecológicas, etc. Inaugurada em 2013, a moradia também conta com o aproveitamento do vento, da vegetação, do sol, das águas da chuva até o aquecimento solar da água para o banho.
Regularmente, são realizadas visitas para conhecer a Casa Popular Eficiente. Destacamos algumas das visitas realizadas no 1º semestre de 2022:
No mês de maio, estudantes de diferentes semestres de Arquitetura e Urbanismo da URI de Santo Ângelo acompanhados pelas professoras Maíra Oliveira Pires, Roberta Doleys Soares e Thaís Faccin Brum, realizaram uma viagem de estudos a Santa Maria/RS. Na oportunidade, dentre os locais visitados, esteve a Casa Popular Eficiente.
De acordo com a professora Roberta, “a visita na Casa Popular Eficiente da UFSM possibilitou aos acadêmicos a visualização de estratégias sustentáveis e de conforto térmico, como também a verificação de materiais como o tijolo de solo cimento e as telhas Tetra Pak. Esse estudo in loco, permitiu aprimorar conhecimentos, favoreceu-se a técnica e a prática, fatores essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional”.
Em junho, os novos membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis (GEPETECS) e também acadêmicos do curso de Engenharia Civil aproveitaram para conhecer um pouco mais sobre as diversos aspectos sustentáveis presentes na casa.
Em meados de julho, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da UFSM acompanhados pelas professoras Évelyn Paniz Possebon e Isis Portolan dos Santos também estiveram visitando a Casa Popular Eficiente para conhecer o protótipo que conta com soluções sustentáveis. Ainda neste mesmo mês, os professores Edson Luiz Bortoluzzi da Silva, Hugo Gomes Blois Filho e Siomara Ribeiro Müller também visitaram a Casa Popular Eficiente, juntamente com alunos da Arquitetura e Urbanismo da UFSM.
E para finalizar as visitas do 1º semestre de 2022, a professora Carina Petsch juntamente com seus alunos da turma da disciplina de Metodologias de Ensino de Geografia Física, do PPGGEO UFSM, também estiveram visitando as dependências da CPE.