Entre os dias 21 e 28 de março estará aberto o período para realização de solicitação de matrículas via Portal do Aluno. Devem solicitar matrícula eletronicamente todos os alunos que não estão ingressando na UFSM neste 1º semestre de 2022.
LEMBRE-SE: O contato direto da coordenação dá-se única e exclusivamente por e-mail – (engcivil@ufsm.br). SEMPRE envie seu número de matrícula, essa é a sua identificação!
Prazos para solicitação de matrícula
Fique atento aos prazos de solicitação! A não solicitação de matrícula configura abandono e consequente cancelamento do vínculo com a UFSM
21 a 28/03/22 | MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO: Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação presencial, veteranos da pós-graduação presencial referente ao 1º semestre letivo de 2022. |
30/03/22 a 31/03/22 | MATRÍCULA – AJUSTE WEB: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação modalidades presencial e a distância, no Portal do Aluno, referente ao 1º semestre letivo de 2022. |
11/04/22 a 14/04/22 | AJUSTE DE MATRÍCULA PRESENCIAL CONFORME RANQUEAMENTO: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, presencial, às coordenações e/ou secretarias de curso, referente ao 1º semestre letivo de 2022 e lançamento do ajuste no SIE. |
18/04/22 a 19/04/22 | MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: Período para o aluno solicitar, por e-mail, à coordenação do seu curso, autorização para matrícula em disciplina ofertada por outro curso (Que não tenha aderido à matrícula extracurricular web), referente ao 1º semestre letivo de 2022. |
18/04/22 a 19/04/22 | MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: Período para as coordenações de curso avaliarem os pedidos de seus alunos quanto às disciplinas extracurriculares destinadas a outros cursos e encaminharem as solicitações de matrícula extracurricular às coordenações competentes, referente ao 1º semestre letivo de 2022. |
20/04/22 | MATRÍCULA EXTRACURRICULAR: Período para as coordenações de curso avaliarem os pedidos de matrícula encaminhados pelas demais coordenações e lançarem no SIE as matrículas extracurriculares aprovadas, referente ao 1º semestre letivo de 2022. |
20/05/22 | TRANCAMENTO TOTAL OU PARCIAL: Último dia para solicitação de trancamento total do semestre ou parcial (disciplinas), via Portal do Aluno, referente ao 1º semestre letivo de 2022, para alunos dos cursos de graduação, modalidade presencial. |
11/04/22 | INÍCIO DAS AULAS |
20/08/22 | FIM DAS AULAS |
22 a 27/08 | EXAMES |
Trancamento Total do curso
Os alunos que desejarem realizar Trancamento Total do curso (manutenção de vínculo), devem fazer esta solicitação também pelo Portal do Aluno. Lembre-se: o Trancamento Total tem validade de 1 (um) semestre. Ao final desse período, caso desejar, o aluno deve solicitar outro Trancamento Total ou, então, solicitar matrícula em disciplinas do Currículo do Curso.
Trancamento Parcial
As solicitações de trancamento parcial (disciplinas) deverão ser feitas por e-mail, após o período de ajuste de matrícula, até dia 20/05.
Lembramos que, caso o aluno solicite Trancamento Parcial em uma disciplina, perderá o direito de cursá-la, posteriormente, por Resolução 032/2015, caso reprove por nota, mesmo estando cursando pela primeira vez (caso exista a oferta no próximo semestre).
Atenção! O sistema não permite trancamento parcial para alunos matriculados em uma única disciplina. Dessa forma, o aluno deverá optar pelo trancamento total, e realizar a solicitação, exclusivamente via Portal do Aluno.
Disciplinas ofertadas neste semestre
Na seção Horários está disponível para consulta a oferta das disciplinas regulares do curso de Engenharia Civil para o 1º semestre de 2022 (sujeito a alterações). Atentem que algumas disciplinas sofreram alteração de horário em relação ao último semestre
Ajuste de Matrícula e Pré-Requisitos
Fique atento ao processamento de sua matrícula! Suas solicitações podem ser recusadas por inúmeros motivos: falta de pré-requisitos (FORMULÁRIO – Autorização de matrícula com dispensa de pré-requisitos), falta de vagas, inconsistência de horários, extrapolamento da carga horária máxima semestral (540 horas), etc. Caso ocorra algum problema durante a solicitação/processamento da matrícula, os alunos devem realizar o AJUSTE WEB, conforme prazos do Calendário Acadêmico. Mantendo-se os problemas, devem comparecer à Secretaria da Coordenação do curso para realizar o AJUSTE DE MATRÍCULA presencial, conforme datas previstas no Calendário Acadêmico. Para a quebra de pré-requisitos, encaminhar formulário até 14/04. > Mais informações <
Matrícula em Disciplinas Extracurriculares
De acordo com o calendário acadêmico, as matrículas em disciplinas de outros cursos ocorrerão nos dias 18 e 19/04 e será feito, através do Portal do Aluno, da mesma forma que em 2021/2. Mais próximo à data encaminharemos informações sobre.
Caso desejem analisar as disciplinas ofertadas em outros cursos, podem acessar este link. Ao digitar o nome ou código da disciplina, será informado o horário e o curso em que ela é ofertada. Atente ao fato de selecionar o Campus em que a disciplina é ofertada.
Disciplinas EaD
Conforme a Resolução 079/22, algumas disciplinas poderão ser na modalidade EAD, quando o professor fizer parte de grupo de risco, conforme legislação nacional vigente.
As disciplinas com aulas EaD, a princípio, serão: Introdução à Informática (ELC1000), Algoritmo e Programação (ELC106), Cálculo B (MTM1020), Física III (FSC1026) e Estatística A (STC1009)
Salientamos que, mesmo que a disciplina tenha aula no formato EAD, assíncrona, não será possível solicitar matrícula em disciplinas com choque de horário.
E-mail Institucional
A UFSM disponibiliza e-mail institucional com acesso às ferramentas do G Suite de apoio ao ensino, como o Google Drive, Docs e Classroom. Sendo assim, solicitamos que os alunos realizem a solicitação de e-mail institucional para ter acesso às plataformas. Orientações para solicitação de e-mail institucional, clique aqui.
Após a criação do e-mail, os alunos devem atualizar o contato no Portal do Aluno.
Lembramos a todos que o contato oficial do Curso com os alunos é via e-mail cadastrado no Portal do Aluno.
Alunos Ingressantes (calouros/bixos)
O sistema realiza a matrícula dos alunos ingressantes automaticamente nas disciplinas do primeiro semestre.
Caso você venha de outro curso da UFSM, ou de outra Instituição, e já tenha disciplinas para aproveitar, pode solicitar dispensa no portal do aluno, tão logo tenha acesso. Há um tutorial de como fazer no site do Curso (ufsm.br/engcivil), na aba dispensa de disciplinas. No primeiro dia de aula você deve comparecer na Secretaria do Curso para fazer os ajustes. De preferência, dê uma olhada na grade de horários no site para verificar quais disciplinas que já poderá fazer. Se preferir, pode vir conversar com a Coordenação do Curso, para verificar a grade de disciplinas. A dispensa é necessária, mesmo se as disciplinas possuírem mesmo código, já que foram cursadas em matrícula diferentes.
O Curso possui página no Facebook (Engenharia Civil UFSM), nela repassamos todas as informações/notícias de interesse dos alunos. No entanto, reforçamos que o contato oficial do Curso é por e-mail (engcivil@ufsm.br)
Dispensa/Aproveitamento de disciplinas
Dispensa de disciplinas: Caso você tenha cursado alguma disciplina obrigatória em outro curso, você deve solicitar dispensa, no Portal do Aluno, tão logo a disciplina seja finalizada (verifique primeiro se já não foi dispensado automaticamente);
Após, a solicitação chegará na Caixa de Entrada da Coordenadora que promoverá a análise, em conjunto com os professores que ministram a disciplina no semestre;
A solicitação deverá ser feita o mais breve possível para que o sistema não avalie como mais uma disciplina pendente.
Disciplinas de outros cursos, mas com o mesmo código, não necessitam de dispensa.
Salientamos que não é possível solicitar dispensa na disciplina se ela não foi finalizada, mesmo que você já saiba que foi aprovado.
Dispensa de DCGs em outros Cursos devem ser solicitadas ao final do 9º semestre, em Tópicos para Engenharia Civil;
>>> Tutorial para dispensa <<<
Disciplinas do 1º Semestre
Matrícula Disciplinas do 1º Semestre: As disciplinas do primeiro semestre são prioridades dos calouros. A matrícula dos ingressantes é feita pelo DERCA. As vagas remanescentes podem ser solicitadas no período de ajuste presencial, conforme ranqueamento a ser divulgado.
Ajustes Presenciais
Na semana anterior ao início das aulas será divulgado o cronograma de ajuste presencial na Secretaria do Curso. Ele será organizado conforme sequência de matrícula (ranqueamento).
O aluno deverá comparecer pessoalmente, no dia e horário determinado pelo cronograma. Não será analisado quadro de horários e disciplinas possíveis de matrícula, o aluno deverá chegar com os códigos das disciplinas em que gostaria de se matricular e as possíveis alterações (caso a disciplina pretendida não tenha mais vagas).
O atendimento será feito por ordem de chegada conforme disposto no dia, para isso, pedimos atenção ao horário: 08:30 às 11:30 e 13:30 às 16:30.
A matrícula na disciplina dependerá da disponibilidade de vaga.
O cronograma e a sequência de matrícula serão divulgados no site (ufsm.br/engcivil).
Disciplinas sem vagas
Com o retorno presencial pós pandemia, algumas disciplinas sofreram alterações de vagas devido ao limite das salas, conforme orientações do Comitê de Biossegurança. No caso de disciplinas sem saldo de vagas, será feita uma lista de espera. Para isso, o aluno deverá comparecer, no seu dia de ajuste, conforme cronograma, e indicar que gostaria de fazer a matrícula.
As solicitações serão analisadas pela Coordenação e a partir de então, serão analisadas as possibilidades de atendimento,ou não.
Prováveis Formandos – SOD
Alunos que finalizaram todas as disciplinas, TCC e estágio, não tendo mais nenhuma pendência, ficarão em situação SOD (sem oferta de disciplina) para manutenção de vínculo.
Essa alteração será feita pela secretaria do curso após o período de ajuste de disciplinas. Para efetivar a manutenção do vínculo, o aluno deverá encaminhar e-mail para engcivil@ufsm.br solicitando a colocação em SOD.
Os alunos em SOD não terão acesso ao comprovante de matrícula no Portal do Aluno, sendo assim, deverão solicitar comprovante de vínculo por e-mail.
TCC
Os alunos do 10º semestre que desejam matricular-se em TCC deverão enviar por e-mail (engcivil@ufsm.br), a Declaração de Professor Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso.
Mais informações podem ser obtidas por e-mail e pelo site do curso.
Estágio Supervisionado Obrigatório
Só é permitido matrícula em estágio se o aluno já tiver cumprido:
§ 1º – Núcleo de Disciplinas Básicas: ter concluído no mínimo 95% das disciplinas;
§ 2º – Núcleo de Disciplinas Profissionalizantes: ter concluído 100% das disciplinas;
§ 3º – Núcleo de Disciplinas Específicas: ter concluído 75% das disciplinas.
Casos diferenciados deverão ser encaminhados, por e-mail (engcivil@ufsm.br), para análise.
O aluno que estiver apto a matricular-se em estágio deverá encaminhar à Coordenação do Curso, por e-mail, a “Declaração de Professor Orientador de Estágio Supervisionado Obrigatório“, devidamente preenchida e assinada pelo (a) provável Profº(ª) Orientador (a).
Após o período de matrículas será matriculado para a turma do orientador de estágio.
Caso não haja disciplinas pendentes, para não perder o vínculo, o aluno ficará em SOD (sem oferta de disciplina), essa situação é feita pela secretaria do Curso.
ACG – Prováveis Formandos
A solicitação de registro de ACGs deve ser feita através do Portal do Aluno, o mais breve possível. Maiores informações se encontram neste link;