Estágio Supervisionado Obrigatório (Curricular)
————————————————————————————————————————————————–
ETAPAS PARA INÍCIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO:
1) Matrícula na disciplina UFSM00016 – Estágio Supervisionado em Engenharia (DEM1078 Currículo 2018):
Será permitida a matrícula na disciplina “Estágio Supervisionado em Engenharia”, para fins de realização do estágio obrigatório, ao aluno que possuir 2700 horas curriculares de disciplinas obrigatórias e/ou eletivas concluídas. Casos diferenciados devem ser solicitados através do e-mail do curso destinado ao coordenador do curso que os levará ao Colegiado na primeira semana de aula do semestre, para análise. O Estágio Supervisionado Obrigatório deve possuir carga horária mínima de 160 horas (285 horas DEM1078).
A matrícula será realizada exclusivamente na Secretaria Integrada dos Cursos, durante o segundo período de ajuste de matrícula(ajuste presencial), conforme previsto no Calendário Acadêmico da Instituição. Durante este período deve ser entregue a Declaração de Professor Orientador do Estágio Obrigatório via e-mail do curso. Após recebimento do documento a secretaria procederá com o lançamento da disciplina em nome do orientador e a matrícula do aluno.
Aqueles(as) que porventura forem realizar Estágio em outra cidade, poderão entregar a Declaração de Professor Orientador do Estágio Obrigatório antes do período sugerido na Secretaria do Curso, que providenciará a matrícula no momento oportuno.
O estágio não deve iniciar antes da tramitação dos documentos indicados na etapa 2 (Tramitação via PEN-SIE).
2) Tramitação de documentos via PEN-SIE:
- Termo de Compromisso de Estágio (ver anexos abaixo) (A responsabilidade pela assinatura do termo é do professor Orientador de estágio)
- Número da Apólice de Seguro para inclusão no termo de compromisso de estágio obrigatório. (clique aqui)
Os documentos acima (ver anexos abaixo) devem ser tramitados conforme as orientações a seguir para assinatura da empresa, do aluno e da Orientador de Estágio:
– A empresa pode assinar os documentos pelo PEN-SIE, caso a mesma ainda não tenha cadastro no sistema, deve encaminhar o pedido conforme o Cadastro de Usuários Externos, clique aqui.
– O aluno deve habilitar sua assinatura eletrônica, clique aqui para tutorial.
– Uma vez com sua assinatura eletrônica habilitada, poderá assinar documentos conforme o seguinte tutorial, clique aqui.
– Os documentos devem ser inseridos no PEN-SIE no formato PDF.
– Para iniciar a tramitação, o aluno acessa o Portal de Documentos e executa as etapas de 3 a 9 descritas no tutorial a seguir, clique aqui.
– Na etapa 10 do tutorial do link no item anterior, o aluno deve encaminhar para Empresa assinar caso a mesma utilize o PEN-SIE. Se o documento já está assinado, deve ser tramitado para a Coordenação do curso. No caso de necessidade de correção a Coordenação tramitará de volta ao aluno para ajustes.
– A Apólice de Seguro de aluno de graduação que deve constar é a da UFSM, clique aqui (A apólice da empresa, caso exista, pode ser colocada juntamente com a da UFSM). Conforme a legislação vigente, a apólice de seguro no estágio só será ofertada pela Instituição de Ensino (UFSM) para estágios obrigatórios.
————————————————————————————————————————————————–
ETAPAS PARA CONCLUSÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO:
Estágio obrigatório: a disciplina de Estágio Supervisionado será constituída de duas parcelas de avaliação:
– Pelo orientador: análise do desempenho do estagiário e de seu relatório de estágio, à qual será atribuído peso de 50%.
– Pelo supervisor: análise do desempenho do estagiário, à qual será atribuído peso de 50%. (Entregar ao supervisor o documento Parecer do Supervisor da Empresa em anexo – escolher a versão de acordo com seu currículo).
A aprovação na disciplina será concedida ao aluno que obtiver nota final ou superior a 7,0 (sete), resultante da aplicação da média aritmética ponderada das notas das verificações de conhecimento que compõem o respectivo sistema de avaliação.
Não haverá exames de recuperação para os alunos que não forem aprovados na disciplina, nos moldes acima descritos, devendo os mesmos, em tais circunstâncias, cursar novamente a referida disciplina
Caso seja de interesse do orientador, em comum acordo com o supervisor e o aluno estagiário, é facultada a realização de apresentação de uma defesa oral para a apresentação dos resultados obtidos durante o desenvolvimento das atividades de estágio. Neste caso, a defesa deverá ocorrer em sessão pública presencial ou on-line, a critério das partes concordantes. Esta apresentação poderá compor a avaliação do estágio, a critério do orientador.
1) Tramitação PEN-SIE dos documentos
- Aluno solicita desarquivamento do processo do termo de compromisso de estágio; Tutorial para Desarquivamento de Processos
- Orientador de estágio anexa ficha de avaliação de estágio – ata de defesa (currículo 2018);
- Orientador de estágio anexa relatório final de estágio (versões específicas para currículos 2023 e 2018 em anexo) – (adicionar como dados pessoais por conter dados das empresa);
- Orientador de estágio tramita processo novamente para SECRETARIA INTEGRADA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CT III – 07.06.03.00.0.0 para registro de documentos;
OBS: Caso não apareça opção para tramitar ao destino correto, tramitar ao protocolo e informar no despacho para que destino o processo deve der tramitado
————————————————————————————————————————————————–
PRORROGAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
Caso do aluno desejar prorrogar o estágio obrigatório por mais tempo que o necessário:
O professor(a) orientador(a) deve analisar e definir a melhor opção. Se o estudante defender o estágio, ele deverá concluir a disciplina. Neste caso, o aluno deve encerrar o estágio obrigatório, migrando para o estágio não obrigatório na sequência. Lembrando que o estágio não obrigatório implica em responsabilidades por parte da concedente, como pagamento de bolsa e auxílio transporte.
Se o(a) professor(a) orientador(a) entender que a atividade de estágio obrigatório vinculado à disciplina poderá continuar ocorrendo mesmo após o final do semestre, deixará a situação do estudante incompleta até o término propriamente dito da atividade estágio, independente do final do semestre.
————————————————————————————————————————————————–
OPCIONAL – Convênio de Estágio (a Coordenação do Curso não participa nessa etapa):
– Documento firmado entre a UFSM e a Empresa Concedente de estágio. – Quem assina o documento é o Vice-Reitor e o Representante da Empresa.
- Verificar se há convênio, clique aqui. (clicar em “convênios em vigência“)
- Modelo de convênio, clique aqui.
- Orientações a respeito de convênios de estágio (clique aqui):
- Maiores informações: Pró-Reitoria de Planejamento, Coordenadoria de Projetos e Convênios (COPROC):
- coproc@ufsm.br
- (55) 3220 8492
- Prédio 47, Reitoria, 5º andar
————————————————————————————————————————————————–
ANEXOS:
Documentos para início de estágio (PPC 2018 E PPC 2023):
- Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Externo
- Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório Interno
- Termo de Aditamento de Estágio
- Termo de Recisão de Estágio
- Declaração de Professor Orientador do Estágio Obrigatório
Documentos para finalização de estágio:
- PPC 2018
- PPC 2023
Outros documentos:
- Normas de Estágio Engenharia Aeroespacial – Currículo 2018
- Normas de Estágio Engenharia Aeroespacial – Currículo 2023
- Regras para defesa de Estágio Obrigatório por videoconferência
- Instrução Normativa 001/2022
Normas que regem estágios:
- Lei Federal 11.788 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm
- Resolução 25/10 UFSM
- Cartilha Estágio
Instituições que possuem convênio com a Universidade Federal de Santa Maria para realização de estágios curriculares.
- Ala 4 – Força Aérea Brasileira http://www2.fab.mil.br/ala4/