Espaço para esclarecimento das principais dúvidas dos alunos do Curso.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
O atendimento ao público (alunos, funcionários, professores e público em geral) é feito na secretaria do Curso na sala 216 do prédio do Centro de Tecnologia da UFSM.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO EXTERNO
O atendimento é das 7:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:30 na sala 216 do prédio do Centro de Tecnologia. (exceto em período de férias, onde ocorre redução do horário de atendimento em toda a UFSM)
PRAZOS DE SOLICITAÇÕES: CÔMPUTO DE ACG, DCG E DISPENSA DE DISCIPLINAS
A coordenação da Engenharia Aeroespacial disponibilizará no site do curso, no início de cada semestre letivo um calendário de solicitações com as respectivas datas limites.
REALIZAÇÃO DE MATRÍCULA
A matrícula é realizada semestralmente, via web, através do Portal do Aluno (com login e senha do aluno), obedecendo aos pré-requisitos e prazos estabelecidos no Calendário escolar.
AJUSTE DE MATRÍCULA
Existem dois ajustes de matrículas (observar calendário acadêmico):
Ajuste via web, efetivado no 2º processamento;
Ajuste presencial- observar calendário de matrículas publicado no site do Curso.
DISPENSA DE DISCIPLINAS
Para o cômputo da dispensa de disciplina deverá ser observado o período de solicitação (disponibilizado no calendário de solicitações), com os seguintes procedimentos:
1) Dispensa de disciplinas de outras IES: anexar junto ao formulário, o histórico escolar com a nota de aprovação e programa da disciplina.
2) Dispensa de disciplinas da própria Instituição (Curso de Engenharia Aeroespacial): anexar junto ao formulário, o histórico escolar com a nota de aprovação.
3) Dispensa de disciplinas da própria Instituição (qualquer Curso da UFSM): anexar junto ao formulário, o histórico escolar com a nota de aprovação e programa da disciplina.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO (ACG)
Para o cômputo das ACG’s deverá ser observado o período de solicitação (disponibilizado no calendário de solicitações), e o formulário de requerimento (modelo disponibilizado no site) com seus respectivos anexos.
DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO (DCG)
Para o cômputo das DCG’s deverá ser observado o período de solicitação (disponibilizado no calendário de solicitações), ao requerimento de solicitação deverá ser anexado o Histórico Escolar e programa da disciplina pleiteada.
TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
A assinatura do Termo de Compromisso de Estágio condiciona-se a data de inicio das atividades, devendo ser a data de assinatura anterior à data do inicio de estágio.
PRAZO DE SOLICITAÇÃO PARA O COLEGIADO DO CURSO
O prazo de entrega para as solicitações junto ao Colegiado do Curso deverá observar o prazo mínimo de antecedência de 48 horas. As datas das reuniões são divulgadas no site do curso.
REAVALIAÇÃO DAS SOLICITAÇÕES DE DISPENSA DE DISCIPLINAS
Qualquer avaliação da dispensa de disciplinas deverá passar inicialmente pela análise do Coordenador do Curso, caso houver divergência de entendimento o próximo nível a qual deverá ser reavaliada a solicitação é o Colegiado do Curso.
DISPENSA DE DISCIPLINAS x MATRÍCULA
O requerente que obteve sua solicitação deferida deverá encaminhar a secretaria do curso a formalização de seu pedido juntamente com a cópia da Ata da reunião, a qual estará disponibilizada no site do curso.