Prezados alunos,
Os cursos de graduação do Centro de Tecnologia da UFSM adotarão a solicitação de matrícula extracurricular via Portal Estudantil, conforme Instrução Normativa 001/2021 PROGRAD.
Dessa forma, o período de matrícula extracurricular será nos dias 14 e 15/08, conforme calendário acadêmico da UFSM.
O processamento será automático através do sistema, conforme cronograma abaixo, fornecido pela PROGRAD:
- O sistema de solicitação será aberto no dia 14/08/2023, próximo a meia noite.
- Ainda no dia 14/08:
- O sistema será fechado para solicitações às 11h30min e será reaberto logo após o primeiro processamento.
- O sistema será novamente fechado às 17h e reaberto logo após o segundo processamento.
- No dia 15/08:
- O sistema será fechado para solicitações às 11h30min e será reaberto logo após o terceiro processamento.
- O sistema será novamente fechado às 17h e reaberto logo após o quarto processamento.
- O sistema será encerrado às 23h59min.
- No dia 16/03, pela manhã, o sistema fará o último processamento de matrícula.
Caso ocorram problemas com o processamento da matrícula, via Portal Estudantil, os/as discentes deverão preencher o formulário disponível neste link.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc7s3_GYpq5N9IBCvF6eQPaBw-MOc0Va2lNr2UaLa7nxdEirA/viewform
Atenção: o acesso ao link é restrito para quem está logado com o próprio e-mail acadêmico.
https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/cpd/servicos/e-mail-institucional
O formulário será aberto às 13h do dia 14/08.
A Coordenações avaliarão as respostas do formulário para verificar se há condições de cursar a disciplina.
A matrícula dependerá de saldo de vagas e análise do histórico escolar.
Não serão feitas alterações na matrícula do/a aluno/a. Se houver choque de horário, a solicitação será desconsiderada e o/a aluno/a deverá preencher novamente o formulário.
Para disciplinas do primeiro semestre, os Cursos ainda não preencheram as vagas de alunos ingressantes via SISU, sendo assim, será feita uma lista de espera e, após preenchimento, os/as solicitantes serão informados/as da matrícula.
Informações incompletas ou incorretas serão desconsideradas e o/a aluno/a deverá preencher novamente o formulário.
Principais problemas que poderão ocorrer são os listados abaixo:
- Disciplina não encontrada para solicitação via Portal Estudantil.
- Matrícula recusada por falta de pré-requisito. O/a aluno/a solicita quebra de pré-requisito.
- Matrícula recusada por falta de pré-requisito. Mas o/a aluno/a possui a disciplina aprovada, equivalente ao pré-requisito, com código diferente.
- Carga horária menor que a mínima exigida via Portal Estudantil.
- Carga horária excedeu a máxima. Solicitação deverá ser autorizada pela Coordenação de Origem.
O formulário ficará disponível a partir das 13h do dia 14 de agosto, até às 12h do dia 15 de agosto.
As solicitações deverão ser analisadas pelos/as Coordenadores/as dos Cursos de interesse.
As matrículas, se autorizadas, serão realizadas nos dias 14, 15 e 16 de agosto, dentro do horário de expediente: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O andamento das matrículas poderá ser visualizado neste link, ou diretamente no Portal Estudantil. Atenção: o acesso ao link é restrito para quem está logado com o e-mail acadêmico – como LEITOR.
Devido à alta demanda de solicitações, não será possível responder por e-mail, nem presencialmente.
É dever do solicitante acompanhar o andamento do processo.
Att,