Calor, cansaço, burburinho. Tudo isso fez parte de mais um grande evento de futebol de mesa realizado pelo Núcleo Universitário de Santa Maria. Gols bonitos, cavadas espetaculares, viradas emocionantes, bolas na trave, surpresas e muita gente nova praticando um esporte de alto rendimento na Região Central.
O torneio contou com o apoio da Sessão Sindical dos Docentes de Santa Maria e mostrou que a abertura a novos integrantes foi um grande acerto da diretoria, pois o nível técnico cresceu de maneira visível.
A grande surpresa das quartas de final foi a vitória do estudante da UFSM Anderson Haas, com o seu Palmeiras, contra o segundo colocado no ranking, Clanderson Dávila, por 1 a 0 quando faltavam três minutos para encerrar o jogo em que o Grêmio, de Clanderson, administrava o empate que lhe daria a classificação para uma das semifinais.
Salutar o retorno dos acadêmicos Paulo Vitor ( Eng Elétrica ), com o Juventus de Turim e o craque Pedro Café ( Eng Acústica ), com o manhoso Vélez que foi para a final contra o Botafogo de Allison Martins. Final aguardada com muita expectativa por todos.
Criado na Capital do estado e considerado um grande atleta da Regra Gaúcha, Pedro Café conhece todas as manhas de uma boa “casinha”, uma ajustada defesa, chutes precisos e todos os fundamentos essenciais para um verdadeiro craque. Pedro estava afastado devido aos intensos trabalhos e provas da Engenharia, mas retornou em grande estilo e fez uma final espetacular contra um outro “estrangeiro”, Allison Martins, natural de Jaguarão e sargento do Exército que veio transferido a poucos meses para a cidade e mostra rápida adaptação.
O Botafogo, de Allison, construído especialmente para seu estilo de exímio cavador, visto que ele é oriundo da Regra Brasileira que praticava na sua cidade natal com o craque Pitchon Costa, seu pai, fez a grande final que terminou em 3 a 2 para o Botafogo sobre o grande Vélez Sarsfield. Final muito digna e bem disputada.
O Cachoeirense Jeferson Oliveira com o Coritiba venceu por 2 a 0 o emergente Anderson Haas com o Palmeiras e terminou num honroso terceiro lugar.
Muito temos que registrar aqui sobre a participação da boa turma de Cachoeira do Sul que se junta aos feras do Nufume para dar uma oxigenada especial e necessária ao grupo. Mas faremos outro post sobre essa mistura bacana.
O Manchester United com 410 pontos permanece como primeiro colocado no Ranking seguido do Grêmio com 406. Porto com 292 e Vasco com 267 mantêm o terceiro e quarto. O Vélez pula para quinto (263), Inter SM (235) em sexto e o emergente Palmeiras em sétimo. O Brasil de Pelotas sofreu uma queda do sexto para o oitavo lugar. Em breve atualizaremos o Ranking com inclusão dos novos integrantes.
Classificação final da Copa Sedufsm 2013
Série Ouro
Campeão: Allison Martins – Botafogo
Vice: Pedro Café – Vélez Sarsfield
3º lugar: Jeferson Oliveira – Coritiba
4º: Anderson Haas – Palmeiras
5º: Piriquito – Boca Jrs
6º: Ota Neto – Manchester United
7º: Clanderson Dávila – Grêmio
8º: Paulo Vitor – Juventus de Turim
Série Prata
Campeão: Adelino Moraes – Cruzeiro
Vice: Júnior Moraes – Grêmio
3º: Luiz Cláudio – Independiente
4º: Andre Bortoloto – Inter SM
5º: Eduardo Ribeiro – Vasco
6º: Luan Oliveira – São José
7º: Rodrigo Barbosa – Atlético Madrid
8º: Paulo Ricardo – Brasil de Pelotas
Série Bronze
Campeão: José Ademir – Igrejinha
Vice: Edenir Dutra – Palermo
3º: Sergio Prieb – CCCP
4º: Fabrício Teixeira – Itararé
5º: Jorge Luiz – Porto
6º: Yuri Santos – Atlético Mineiro
7º: Anderson Arjona – Chelsea
8º: Alisson Flores – Atlético Bilbao
9º: Carlão – Roma
10º: Guilherme Scapin – Portugal