Sabemos que o futebol de mesa é jogado em várias regras e em muitos locais da cidade, mas o que poucos sabem é onde exatamente ele é praticado. Em Santa Maria, além do Núcleo Universitário no Campus da UFSM, temos também a Lipafume, no bairro Patronato, na casa do seu Beto Ribeiro, uruguaianense radicado na Região Central, bancário aposentado e vascaíno com seu time de botões minúsculos e grande campeão.
Descobrimos outro local muito agradável e que ferve nos dias de treinos e amistosos. É a Caverna do Rosário, de propriedade dos Borges (Ricardo, Rinaldo e César), localizada perto da Unifra, no Bairro Rosário. Lá, essa galera que trouxe a experiência do jogo direto do Alegrete, aceitou o desafio e estão praticando a Regra Gaúcha com muita vontade e já formando uma nova geração, como nos mostrou o pequeno Raí.
Ricardo, César, Rinaldo Borges, Gustavo Tochetto e outros tem como trunfo o alçapão onde suas arenas se localizam. Campos de jogo feitos por eles mesmos. Alí só joga quem é da “máfia” dos Borges ou é devidamente convidado a visitá-las. Muito bom o CT desses alegretenses, que em breve farão uma excursão até o Campus, para testarem suas forças junto aos botonistas do Nufume.
Vida longa ao “violento esporte de botão”.