O Trabalho de Conclusão de Curso organiza-se ao longo de dois semestres, através das disciplinas TCC – Laboratório de Técnica, Criação e Performance em Dança I e II. Nessas disciplinas, com carga horária de 180 horas cada, o aluno deve agregar o conhecimento adquirido nos semestres anteriores, elaborando um processo que envolva a construção de uma proposta de preparação técnica para subsidiar um processo criativo que, por sua vez, culminará em uma composição coreográfica coletiva a ser apresentada publicamente. Ao final do segundo semestre, além da apresentação pública do trabalho coreográfico, o aluno deverá entregar um relato reflexivo do processo, demonstrando clareza e coerência na exposição das ideias, e propriedade para justificar suas escolhas artísticas.
De acordo com as discussões realizadas no NDE, optou-se, até o momento, por não normatizar a forma de orientação e realização dos dois semestres do TCC de maneira fechada. Pretende-se, ao menos para as primeiras turmas, que esta definição aconteça a cada início de ano, conforme o perfil da turma e dos orientadores disponíveis no período. Para tanto, nomear-se-á uma Comissão de TCC composta de, no mínimo, três professores, incluindo o(s) responsável(is) pelas disciplinas. Sempre em concordância com o que está estabelecido pelo PPC.
Em linhas gerais, ao longo do primeiro semestre, o grupo de alunos matriculados na disciplina tem aulas práticas e teóricas com um ou mais professores responsáveis pela disciplina, no sentido de elaborar, na articulação entre teoria e prática, seu projeto de pesquisa, bem como desenvolver uma primeira versão da proposta coreográfica a ser apresentada, na condição de estudo preliminar, a uma banca composta por três professores. Esta banca tem caráter consultivo, e visa auxiliar o aluno e o(s) orientadores) no direcionamento final da proposta, bem como é o momento em que são formalizadas a inserção e o convite para coorientações.
No segundo semestre, desenvolve-se a proposta apresentada como estudo. Esta deve consistir numa composição coreográfica a ser apresentada coletivamente no final do semestre. Entretanto, uma mesma proposta coreográfica pode contemplar diferentes projetos individuais de pesquisa. A orientação, por sua vez, pode ser da proposta como um todo, abarcando todos os estudantes envolvidos, ou ser individualizada, havendo um orientador por projeto de pesquisa. Do mesmo modo, o(s) orientador(es) pode(m) ou não ser responsável(is) pela direção da obra.
Essas decisões serão tomadas no primeiro semestre de TCC pela Comissão, levando em conta a disponibilidade de professores orientadores no período, o perfil da turma e as propostas apresentadas pelos alunos. Pretende-se, assim, contemplar afinidades entre projetos de pesquisa de discentes e docentes, bem como equacionar diferentes propostas de modo a potencializar sua dimensão criativa e garantir sua viabilidade prática.
Ao final do segundo semestre, a apresentação do trabalho coreográfico, bem como o relato reflexivo entregue, serão avaliados por uma banca composta por três professores, incluindo o orientador, mediante sessão pública de defesa de TCC.