O processo de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso inicia no 6º semestre com os estudos e conteúdos da disciplina de Pesquisa em Dança I onde os alunos são orientados a desenvolver seu pré-projeto de pesquisa.
As disciplinas didáticas e pedagógicas, as artísticas, técnicas e criativas, as históricas e socioculturais e as disciplinas relativas aos estudos do corpo servem de base para o desenvolvimento do pré-projeto de pesquisa artístico-educacional, auxiliando o aluno na investigação, planejamento e recorte da sua questão/problema/objeto de estudo.
No 7º semestre, na disciplina de Pesquisa em Dança II, os alunos elaboram seu projeto de pesquisa e indicam possíveis orientadores que serão aprovados pela Comissão de TCC e pelo Colegiado do Curso.
No 8º semestre, já com seus devidos orientadores e dentro do componente curricular Seminário de TCC, os alunos desenvolvem o Trabalho de Conclusão de Curso em Dança a fim de aprofundar a pesquisa proposta com vistas à autonomia criativa no campo profissional.
O TCC poderá ser realizado e apresentado em forma de produção artística, acompanhada de fundamentação teórica e metodológica respectivas. Na sessão de apresentação do TCC, os alunos realizam a defesa pública, apresentando seus trabalhos para uma banca composta pelo seu orientador e mais dois professores, do curso de Dança – Licenciatura ou de Cursos afins, que avaliam o resultado artístico e o relatório reflexivo que poderá ser no formato de artigo ou monografia, de acordo com as normas dispostas no Manual de Dissertação e Teses da UFSM: estrutura e apresentação.