Em 2016, o curso de Licenciatura em Dança da UFSM deu um importante passo na consolidação da dança como área de conhecimento na universidade através dos intercâmbios formativos, artísticos e culturais com o curso de Licenciatura em Dança da Facultad de Arquitectura, Diseño, y Arte da Universidad Nacional de Asunción, do Paraguai.
No primeiro semestre de 2016, a aluna da UFSM Vanessa Fredrich passou todo o primeiro semestre estudando no curso de Dança da universidade paraguaia. No segundo semestre de 2016, o estudante Ramon Antonio Gauto Valenzuela, veio cursar disciplinas da Licenciatura em Dança da UFSM.
A troca de experiências, o aprendizado de diferentes formas de criação, os estudos do movimento, a formação do artista-docente e a interculturalidade são os principais fatores que motivam essas ações. O curso de Licenciatura em Dança da UFSM continuará o intercâmbio com a Universidad Nacional de Asunción e está buscando acordos internacionais com universidades mexicanas.
Confira o depoimento da Aluna Vanessa Fredrich sobre seu intercâmbio:
“No meu quinto semestre da graduação realizei intercâmbio cultural por meio do convênio da UFSM com a AUGM – Associação das Universidades Grupo Montevideo- que reúne países do Mercosul, o destino foi a Universidad Nacional de Asunción (UNA), no Paraguay, onde cursei aulas da licenciatura em Dança. Pelo programa da AUGM, os intercambistas têm direito a alimentação e moradia, que ficam por conta da universidade de destino. No caso da UNA, a universidade disponibiliza um albergue no campus para os estudantes intercambistas, com cozinha, lavanderia com máquina de lavar roupas e dormitórios.
Minha rotina nos cinco meses de intercâmbio foi repleta de atividades acadêmicas e também culturais, entre aulas da universidade pela manhã, normalmente das 8h até as 13h. A tarde, a convite da coordenadora do curso, eu frequentava aulas de dança contemporânea no Instituto Municipal de Arte de Asunción, e à noite eu participava de aulas de Bachata, Salsa e Kizomba em uma escola de dança de salão. Nos finais de semana além de estudar e me preparar para as provas, eu e o grupo de estudantes que morávamos juntos aproveitávamos para conhecer as cidades, os pontos turísticos e assistir apresentações artísticas. Sem dúvida alguma, este intercâmbio contribuiu muito para a minha formação, tanto pessoal quanto profissional. Todos os anos, a Secretaria de Apoio Internacional divulga, por meio do site da UFSM os editais de intercâmbio.”