O trancamento parcial é a forma de realizar a exclusão de uma ou mais disciplinas após o período de Ajuste de Matrículas (geralmente na primeira semana de aula do semestre letivo).
Vale ressaltar que o trancamento parcial não deve ser utilizado para a exclusão de disciplinas que importem em uma carga horária menor que a mínima exigida pelo Curso (ver informações de carga horária abaixo).
Nesse sentido, o(a) aluno(a) precisa manter a carga horária mínima semestral requerida pelo seu curso, sendo que em caso contrário a solicitação de trancamento parcial não será efetivada.
O prazo máximo para solicitar o trancamento parcial a cada semestre é o mesmo do Trancamento Total do semestre, previsto no Calendário Acadêmico da UFSM.
⇒ ATENÇÃO: Estudantes com Benefício Sócio Econômico (BSE) precisam manter uma carga horária (CH) mínima de 240h/semestre.
⇒ PROCEDIMENTO:
Acessar o formulário online da Secretaria Integrada dos Cursos de Graduação I – 74A/CCSH, pelo link abaixo, e submeter as respostas conforme necessidade.
https://forms.gle/ws6gsY6LbZpCKZQF8
Após recebimento da solicitação, a Secretaria fará o trancamento parcial dentro do prazo hábil.
⇒ INFORMAÇÕES DE CARGA HORÁRIA MÍNIMA POR CURSO:
- Ciências Sociais – Bacharelado
Carga horária mínima por semestre: 220h
Número máximo de trancamentos totais (semestres): 4
Número máximo de trancamentos parciais (disciplinas): 6
- Licenciatura em Ciências Sociais
Carga horária mínima por semestre: 220h
Número máximo de trancamentos totais (semestres): 4
Número máximo de trancamentos parciais (disciplinas): 6