Nota de Repúdio as manifestações racistas no Diretório Acadêmico de Ciências Sociais
As coordenações dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais em conjunto com a chefia do Departamento de Ciências Sociais e com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Socais da UFSM, torna público seu repúdio aos atos de racismo e apologia ao nazismo ocorridos no Diretório Acadêmico de Ciências Sociais, no dia 21 de novembro de 2017, manifestados por meio de frases racistas “Brancos no Topo”, “Fora Macacos”, acompanhadas de duas suásticas e dos nomes de duas alunas negras e um aluno negro do curso de Licenciatura em Ciências Sociais.
Reafirmamos o nosso compromisso por uma educação democrática, pluralista, antirracista, que reconheça e respeite a diversidade étnico-racial e de gênero, bem como promova um diálogo intercultural de reconhecimento e respeito às diferenças e ao combate às desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero.
Também reforçamos o apoio às políticas públicas de ações afirmativas desenvolvidas nas universidades brasileiras que visam garantir o acesso ao ensino superior, a proteção dos direitos humanos e o combate às desigualdades sociais e étnico-raciais.
Manifestamos nossa indignação a todo e qualquer ato racista. As medidas institucionais e legais já foram tomadas. Nos colocamos à disposição para acompanhar as investigações e dar todo o apoio e solidariedade aos alunos envolvidos direta e indiretamente no caso.
Santa Maria, 22 de novembro de 2017.
Profa. Mari Cleise Sandalowski – chefe do Departamento de Ciências Sociais –UFSM
Profa. Maria Clara Mocellin – coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Socais – UFSM
Profa. Janaína Xavier do Nascimento – coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais – UFSM
Prof. Everton Picolotto – coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFSM