Divulgação – Programa “Encruzilhadas dos Saberes e Fazeres: Cirandas e Partilhas”
Publicado em
O programa de extensão “Encruzilhadas de Saberes e Fazeres” vai dar inicio as ações de sua Edição 2023 e vem tornar publico o convite para toda a comunidade de Santa Maria e região. E nessa edição, trazemos as Cirandas e Partilhas como imagem simbólica e dinamizadora das nossas ações. Para tanto, diversas atividades serão realizadas ao longo do ano, algumas delas permanentes e outras eventuais, e elas serão divulgadas em nossas redes sociais.
E para começar com chave de ouro, trazemos a potencia de seis mulheres que, com resistência e muita sabedoria, vêm construindo trajetórias e marcando a vida de muita gente por onde passam. De suas atuações significativas na região central do RS, pensamos no tema da mesa de abertura da Edição de 2023 “O que a universidade pode aprender com a trajetória de mulheres pretas? Maria Rita; Iya Olorisa Sílvia de Osun; Cátia Cilene; Leonice Mourad; Maria Elaine; Angela Souza, essas são as seis mulheres que irão compartilhar um pouco de suas trajetórias, vivências, feitos e desejos. As caminhadas e caminhos são diversos e aqui, buscamos pensar no exercício da escuta e do encantamento em interface direta com a cultura e as artes da cena. Como podemos dançar e transformar nosso modos de existir no mundo a partir das partilhas e do reconhecimento de saberes e fazeres ancestrais?
Para responder essa e outras perguntas, lhes convidamos para vir junto nessa partilha que também será um rito de afetos e cuidados, consigo e com o mundo. A mesa de abertura será na próxima segunda-feira, dia 12 de junho, às 16h e 30min, no Foyer do Centro de Convenções da UFSM (Mezanino). Esperamos vocês nessa partilha de conhecimentos ancestrais, populares e acadêmicos.
O programa recebe financiamento do FIEX 2023, faz parte das ações do Geoparque Caçapava e está inserido nas comemorações da Gira de 10 anos do curso de Dança Bacharelado.
Para quem não puder participar de forma presencial, teremos transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do programa – https://youtube.com/@encruzilhadasufsm (opção sem emissao de certificado). Haverá emissão de certificados para a participação presencial. Faça seu registro na entrada do espaço.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.