Quero fazer o TRANCAMENTO TOTAL / TRANCAR O CURSO
O Trancamento Total de matrícula é o mecanismo que assegura ao aluno o direito de manutenção do vínculo existente com a UFSM, permitindo-lhe o afastamento das atividades discentes, pelo período de um semestre letivo, sendo regulado pelo Projeto Pedagógico de Curso – PPC o número de vezes que esta modalidade de vínculo pode ser utilizada pelo aluno.
A solicitação de Trancamento Total do semestre é feita pelo Portal do Aluno e estará disponível apenas no período definido no calendário acadêmico vigente.
É possível reverter o Trancamento Total, pelo Portal do Aluno, até a data-limite de ajuste de matrícula prevista no calendário acadêmico.
O aluno que trancar o semestre poderá reverter esse pedido pelo Portal do Aluno e deverá solicitar matrícula em disciplinas no período de ajuste para ficar em situação de “aluno regular”.
A validade do Trancamento Total é de 1 semestre e, desejando trancar o Curso por mais tempo, o aluno deverá solicitar novos trancamentos a cada semestre, nos prazos definidos nos calendários acadêmicos vigentes, os quais serão efetivados, se respeitado o número máximo de trancamentos previstos no Plano Pedagógico do Curso.