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Orientação sobre Exercícios domiciliares



O Departamento de Arquivo Geral – DAG, finalizou os ajustes no fluxo da solicitação do Regime de Exercício Domiciliar, para
acadêmicos que necessitem solicitar afastamento para tratamento de saúde, para as situações previstas no Guia Acadêmico, item 9.1.10, página 65, que a partir deste momento, permitirá que os processos possam ser abertos e tramitados via PEN – Processo Eletrônico Nacional.

O DAG tornou accessível o tutorial genérico que orienta a abertura de processos no PEN-SIE:

https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/05/tutorial-de-abertura-pensie.pdf

Orientações sobre a abertura de processos de Regime domiciliar de aluno de graduação via PEN

  1. Para abertura de PEN o aluno deverá acessar o Portal Documentos (http://portal.ufsm.br/documentos), realizar o login com número de
    matrícula e senha do portal do aluno e, após, selecionar a opção ‘Novo’;
  2. No campo “Tipo documental”, realizar a busca textual e selecionar a opção ‘Processos de regime domiciliar de aluno de graduação
    (125.52)’. Os outros dos campos desta tela serão preenchidos automaticamente;
  3. Na tela seguinte deverão ser adicionados os documentos necessários para abertura, conforme necessidade, sendo o Requerimento
    de regime de exercícios domiciliares e o Atestado médico itens obrigatórios. O aluno pode assinar o requerimento eletronicamente,
    caso já tenha sua assinatura cadastrada no PEN-SIE. Para se cadastrar, basta seguir Passo a passo para assinatura do Termo de Concordância
    Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE, disponível na Seção ‘Apoio ao usuário’, na página do PEN.
  4. Após incluir a documentação no PEN, o aluno deverá tramitar o processo para a Coordenação do Curso, que procederá a análise da
    solicitação e demais providências. O fluxograma desse processo pode ser conferido no Portal de Processos da PROPLAN (link do fluxograma).
  5. Caso a coordenação do curso queira abrir o processo, pedimos que envie a documentação para o e-mail protocolodag@ufsm.br que eles irão abrir o processo. Em breve a aplicação estará disponível também para abertura pela coordenação.
  6. Para acompanhar o processo, caso já tenha em mãos o NUP (Número Único de Protocolo) do processo, basta acessar o Portal Documentos e digitar o respectivo NUP ou pesquisar pelos campos disponíveis na consulta, como nome do interessado, tipo documental, etc. O aluno pode acompanhar o processo fazendo login no Portal Documentos, ir na aba ‘Meus Documentos’, ‘Interessado’.

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