Na noite do dia 24 de março, às 19h, o Auditório Flávio Miguel Schneider (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria foi palco de um encontro da comunidade acadêmica contábil. Mais de 300 egressos, profissionais da contabilidade e especialmente estudantes participaram da Aula Magna do curso de Ciências Contábeis, que teve como tema “Reforma Tributária: o que vem por aí”.
O evento contou com a presença de renomados convidados que contribuíram com reflexões e informações fundamentais sobre o cenário atual e futuro da Reforma Tributária:
– Alexandre Zorzo Righes, Delegado da Receita Federal de Santa Maria;
– Gustavo Cervo Rechia, Delegado da Receita Estadual de Santa Maria;
– Simone Terezinha Zanon, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS e empresária contábil;
– Luiz Carlos Teixeira de Oliveira, Secretário da Fazenda do Município de Santa Maria;
– Rosaura Vargas, empresária contábil.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Magnífico Reitor da UFSM, Prof. Dr. Luciano Schuch, e do Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Prof. Dr. José Martinho Rodrigues Remedi. Também prestigiaram o evento o Chefe do Departamento de Ciências Contábeis, Prof. Dr. Fernando Nascimento Lock, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Prof. Dr. Vinícius Costa da Silva Zonatto, o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Prof. Dr. Cristiano Sausen Soares, e a representante do Conselho Regional de Contabilidade e coordenadora do projeto Simulado Contábil, Profa. Dra. Cláudia de Freitas Michelin.
As acadêmicas Giulia Maitê Lima (Tesoureira da Atlética do Chapeleiro) e Eduarda Tainá Ribeiro (Diretora de Marketing da Caduceu Jr.) também participaram do momento de abertura, representando os estudantes do curso.
Durante as exposições, os palestrantes abordaram as principais mudanças trazidas pela Reforma Tributária, suas implicações práticas e os desafios para os profissionais da contabilidade. Simone Zanon ressaltou a importância do protagonismo da classe contábil na adaptação às novas exigências, previstas para entrarem em vigor a partir de 2026, e destacou que aqueles que estiverem preparados e souberem monetizar esse conhecimento estarão em vantagem.
Na sequência, o Delegado Alexandre Righes apresentou aspectos da reforma sob a ótica federal, respondendo perguntas sobre a atuação da Receita Federal no novo contexto, especialmente em relação à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e ao Imposto Seletivo.
Complementando a abordagem, o Delegado Gustavo Cervo Rechia tratou dos impactos da reforma no âmbito estadual, como a extinção do ICMS e a criação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), apontando também oportunidades futuras no setor público.
Na esfera municipal, o Secretário Luiz Carlos de Oliveira destacou as iniciativas da Prefeitura de Santa Maria para se adequar à nova realidade tributária, sempre com atenção ao equilíbrio fiscal.
Encerrando o evento, a contadora Rosaura Vargas enfatizou a importância do Imposto Solidário, especialmente durante o período da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (ano-calendário 2024). Segundo ela, a destinação de parte do imposto para entidades filantrópicas locais, que pode ser feita diretamente no programa do IRPF, não representa nenhum custo adicional para o contribuinte. A medida tem potencial para manter até R$ 30 milhões no município de Santa Maria, fortalecendo ações sociais.
O Curso de Ciências Contábeis da UFSM, reafirmando seu compromisso com a formação de excelência, deseja a todos um excelente semestre letivo: “Construindo saberes, (trans)formando pessoas”.
Os certificados de participação estarão disponíveis na próxima semana no Portal de Certificados da UFSM.


