Percebendo a mudança de perfil des estudantes de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e os crescentes casos de LGBTfobia e transfobia nos espaços acadêmicos, o Diretório e o Coletivo trazem para o campus a exposição que celebra diversidade, propõe visibilidade e constrói espaços para reflexão e sensibilização sobre a pauta.
A Visitrans é uma exposição itinerante, projeto da vereadora Marina Callegaro com apoio de Cilene Rossi, amiga de Verônica de Oliveira, a Mãe Loira; esta foi uma ativista trans de Santa Maria que acolhia a comunidade LGBTQIA+ de toda região sul, e que hoje traz impulso de luta para muites que vieram depois, como a própria Cilene. Verônica, covardemente morta em 2019, após ser madrinha da Parada da Diversidade de Santa Maria, é hoje o nosso grito por uma sociedade sem transfobia, em defesa da diversidade sexual, de gênero e das políticas públicas pautadas em uma perspectiva de classe para a comunidade LGBTQIA+.
Convidamos à todes para prestigiar o evento que acontecerá nos dias 02, 03, 04 e 05 de maio no hall do 74C; no último dia (05), haverá uma roda de conversa aberta para a comunidade e a ser divulgada nos próximos dias.