Ir para o conteúdo Ciências Biológicas Ir para o menu Ciências Biológicas Ir para a busca no site Ciências Biológicas Ir para o rodapé Ciências Biológicas
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Quebra de Pré-Requisitos

Solicitação de Quebra de Pré-Requisitos – 2º Semestre/2024

Período para protocolar o pedido através do PEN-SIE: até o dia 21 de março.

Os pré-requisitos podem ser conferidos nesta página: Link da página.

Orientações sobre a abertura de Processo de quebra de pré-requisitos de graduação via PEN-SIE:

  1. Para abertura de PEN o aluno deverá acessar o Portal Documentos (http://portal.ufsm.br/documentos), realizar o login com número de matrícula e senha do portal do aluno e, após, selecionar a opção ‘Novo’;
  2. No campo “Tipo documental”, realizar a busca textual e selecionar a opção ‘Processo de quebra de pré-requisitos de graduação (125.22)’. Os
    outros dos campos desta tela serão preenchidos automaticamente;
  3. Na tela seguinte deverão ser adicionados os documentos necessários para abertura, conforme necessidade, sendo o Formulário de Requerimento de quebra de pré-requisito item obrigatório. O aluno pode assinar o requerimento eletronicamente, caso já tenha sua assinatura cadastrada no PEN-SIE. Para se cadastrar, basta seguir Passo a passo para assinatura do Termo de Concordância Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE, disponível na Seção ‘Apoio ao usuário’, na página do PEN.
  4. Após incluir a documentação no PEN, o aluno deverá tramitar o processo. O espaço de tramitação já está preenchido automaticamente (Divisão de Protocolo). Na sequência a Divisão de Protocolo irá tramitar para a Coordenação do Curso correspondente do aluno.
  5. A solicitação será inclusa na pauta da reunião do Colegiado do Curso, e posteriormente a reunião o aluno terá o retorno quanto ao resultado da sua solicitação.
  6. Para acompanhar o processo, caso já tenha em mãos o NUP (Número Único de Protocolo) do processo, basta acessar o Portal Documentos e digitar o respectivo NUP ou pesquisar pelos campos disponíveis na consulta, como nome do interessado, tipo documental, etc. O aluno pode acompanhar o processo fazendo login no Portal Documentos, ir na aba ‘Meus Documentos’, ‘Interessado’.


Formulário para solicitação da quebra de pré-requisitos em anexo na página.1

Anexos